Comunicar-se é uma ferramenta relacional. Pela comunicação, expressamos saberes, sensações, emoções, pontos de vista e nos relacionamos com o mundo, com as outras pessoas.
O ato de se comunicar – seja verbal, não verbal ou escrito – é o meio para a mensagem que se deseja transmitir. No entanto, sabemos que estabelecer uma comunicação clara, objetiva e efetiva, que realmente comunique, pode ser um grande desafio, especialmente no mundo do trabalho.
Entre as empresas, a comunicação tem sido uma das competências mais desejadas – uma das mais desafiadoras.
Então, para entender como a comunicação pode ser um diferencial importante na carreira e como o curso de Storytelling e Técnicas de Oratória, da Fundação Vanzolini, pode te ajudar, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!
Para começar nosso texto, destacamos a importância da comunicação na carreira e como a capacidade de se comunicar tem se tornado uma das competências mais desejadas pelos gestores – e também a mais em falta nos liderados.
Segundo o levantamento “Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, realizado pela The School of Life, em parceria com a Robert Half, a capacidade de se comunicar está ausente em 32% dos profissionais.
Ainda de acordo com o resultado da pesquisa, feita em agosto de 2022, com 800 profissionais empregados: “É muito mais fácil treinar um profissional para manejar determinado sistema do que ensiná-lo a ser empático com um colega de equipe. Por isso, no recrutamento, na seleção e no dia a dia, as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas”.
Dessa forma, aprender e saber se comunicar de forma clara, eficiente, empática e envolvente pode contribuir, e muito, para a melhoria nas relações profissionais, no desempenho do trabalho e no avanço em sua carreira.
Bem, como vimos acima, a comunicação tem sido uma competência buscada pelos gestores e o desafio tem sido encontrar profissionais com essa capacidade bem desenvolvida.
Sendo assim, a necessidade por bons comunicadores está no fato de que quem se comunica bem gera benefícios para si e para a empresa, melhorando o clima organizacional, aumentando a produtividade e contribuindo para a reputação da marca.
Desse modo, os colaboradores com um bom discurso e que sabem transmitir a informação de forma coerente e eficiente ajudam a tornar a organização bem-sucedida.
Portanto, as habilidades de comunicação podem beneficiar pessoas e empresas de várias maneiras. Veja algumas a seguir:
Por meio de uma comunicação eficaz, é possível criar uma atmosfera mais positiva, na qual as equipes têm mais segurança e potencial para crescer.
Assim, quando a comunicação é positiva e encorajadora, as pessoas do time se tornam mais fortes e trabalham melhor juntas. Há uma integração maior e mais sustentável. E, nos casos em que há tensões ou atritos, elas podem ser prontamente resolvidas, já que os bons comunicadores atuam para encontrar soluções.
Como citamos acima, a comunicação eficaz ajuda no encontro de soluções em casos de conflitos. Dessa maneira, antes de falar é preciso ouvir, e o ato de escutar também faz parte de uma boa comunicação.
A escuta ativa é uma habilidade importante e bons comunicadores abordam o problema imediatamente ao ouvirem, de forma atenta, as pessoas envolvidas.
A comunicação eficiente por parte da empresa é capaz de deixar claro quais são os objetivos e visões do negócio. Com isso, os colaboradores terão mais nitidez e também serão capazes de concentrar seus esforços em alcançar os propósitos da organização.
Em geral, os bons comunicadores estão mais abertos para ouvir e compartilhar ideias sem julgamento. Desse modo, quando a confiança é construída por meio de uma comunicação objetiva, as pessoas dos times tendem a se sentirem mais confortáveis para dividir umas com as outras e inspirar a criatividade.
Por fim, boas habilidades de comunicação têm o poder de eliminar surpresas e reforçam o comprometimento em resolver problemas e apoiar o negócio.
Essa postura pode impulsionar promoções e garantir posições de liderança dentro da organização atual – ou até mesmo ao buscar novas oportunidades de carreira em outra empresa.
Seguindo com nossa competência da comunicação, sabemos que há muitas maneiras de se comunicar – verbal, não verbal, escrita, etc. Dentro desses meios, temos o storytelling, que significa contar uma história para influenciar na opinião sobre a marca ou até mesmo levar à tomada de decisão.
Assim, o storytelling integra elementos da narrativa que geram impacto, emoções e sentimentos, criando uma conexão direta entre a marca e as pessoas.
Desse modo, no ambiente corporativo, o storytelling conta com o desenvolvimento de uma boa narrativa, com o poder de envolver e gerar empatia entre os ouvintes.
Mas, para isso, é preciso ter estratégia para contar uma boa história. E como fazer isso? Como engajar pessoas, criar conexão, criar identificação e gerar uma imagem positiva de si e da sua empresa?
Com o curso de Storytelling e Técnicas de Oratória, da Fundação Vanzolini. Confira, a seguir, o que você vai aprender com ele!
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Esperamos que o conteúdo compartilhado tenha sido útil para você e que nossa comunicação seja uma conexão potente.
Até o próximo!
Fontes:
Comunicação é a competência mais desejada nas empresas. Desafio é grande