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Storytelling e oratória: o valor da comunicação na carreira

30 de agosto de 2023 | 7min de leitura
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Comunicar-se é uma ferramenta relacional. Pela comunicação, expressamos saberes, sensações, emoções, pontos de vista e nos relacionamos com o mundo, com as outras pessoas.

O ato de se comunicar – seja verbal, não verbal ou escrito – é o meio para a mensagem que se deseja transmitir. No entanto, sabemos que estabelecer uma comunicação clara, objetiva e efetiva, que realmente comunique, pode ser um grande desafio, especialmente no mundo do trabalho.

Entre as empresas, a comunicação tem sido uma das competências mais desejadas – uma das mais desafiadoras.

Então, para entender como a comunicação pode ser um diferencial importante na carreira e como o curso de Storytelling e Técnicas de Oratória, da Fundação Vanzolini, pode te ajudar, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

Comunicação é competência fundamental

Para começar nosso texto, destacamos a importância da comunicação na carreira e como a capacidade de se comunicar tem se tornado uma das competências mais desejadas pelos gestores – e também a mais em falta nos liderados.

Segundo o levantamento “Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, realizado pela The School of Life, em parceria com a Robert Half, a capacidade de se comunicar está ausente em 32% dos profissionais.

Ainda de acordo com o resultado da pesquisa, feita em agosto de 2022, com 800 profissionais empregados: “É muito mais fácil treinar um profissional para manejar determinado sistema do que ensiná-lo a ser empático com um colega de equipe. Por isso, no recrutamento, na seleção e no dia a dia, as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas”.

Dessa forma, aprender e saber se comunicar de forma clara, eficiente, empática e envolvente pode contribuir, e muito, para a melhoria nas relações profissionais, no desempenho do trabalho e no avanço em sua carreira.

Quem se comunica se beneficia e beneficia a empresa

Bem, como vimos acima, a comunicação tem sido uma competência buscada pelos gestores e o desafio tem sido encontrar profissionais com essa capacidade bem desenvolvida.

Sendo assim, a necessidade por bons comunicadores está no fato de que quem se comunica bem gera benefícios para si e para a empresa, melhorando o clima organizacional, aumentando a produtividade e contribuindo para a reputação da marca.

Desse modo, os colaboradores com um bom discurso e que sabem transmitir a informação de forma coerente e eficiente ajudam a tornar a organização bem-sucedida.

Portanto, as habilidades de comunicação podem beneficiar pessoas e empresas de várias maneiras. Veja algumas a seguir:

Na construção de equipes mais integradas

Por meio de uma comunicação eficaz, é possível criar uma atmosfera mais positiva, na qual as equipes têm mais segurança e potencial para crescer.

Assim, quando a comunicação é positiva e encorajadora, as pessoas do time se tornam mais fortes e trabalham melhor juntas. Há uma integração maior e mais sustentável. E, nos casos em que há tensões ou atritos, elas podem ser prontamente resolvidas, já que os bons comunicadores atuam para encontrar soluções.

Na prevenção de mal-entendidos e conflitos

Como citamos acima, a comunicação eficaz ajuda no encontro de soluções em casos de conflitos. Dessa maneira, antes de falar é preciso ouvir, e o ato de escutar também faz parte de uma boa comunicação.

A escuta ativa é uma habilidade importante e bons comunicadores abordam o problema imediatamente ao ouvirem, de forma atenta, as pessoas envolvidas.

No cumprimento de metas e no sucesso

A comunicação eficiente por parte da empresa é capaz de deixar claro quais são os objetivos e visões do negócio. Com isso, os colaboradores terão mais nitidez e também serão capazes de concentrar seus esforços em alcançar os propósitos da organização.

Na promoção da criatividade e da inovação

Em geral, os bons comunicadores estão mais abertos para ouvir e compartilhar ideias sem julgamento. Desse modo, quando a confiança é construída por meio de uma comunicação objetiva, as pessoas dos times tendem a se sentirem mais confortáveis para dividir umas com as outras e inspirar a criatividade.

No avanço das perspectivas individuais de carreira

Por fim, boas habilidades de comunicação têm o poder de eliminar surpresas e reforçam o comprometimento em resolver problemas e apoiar o negócio.

Essa postura pode impulsionar promoções e garantir posições de liderança dentro da organização atual – ou até mesmo ao buscar novas oportunidades de carreira em outra empresa.

Storytelling como caminho para se comunicar

Seguindo com nossa competência da comunicação, sabemos que há muitas maneiras de se comunicar – verbal, não verbal, escrita, etc. Dentro desses meios, temos o storytelling, que significa contar uma história para influenciar na opinião sobre a marca ou até mesmo levar à tomada de decisão.

Assim, o storytelling integra elementos da narrativa que geram impacto, emoções e sentimentos, criando uma conexão direta entre a marca e as pessoas.

Desse modo, no ambiente corporativo, o storytelling conta com o desenvolvimento de uma boa narrativa, com o poder de envolver e gerar empatia entre os ouvintes.

Mas, para isso, é preciso ter estratégia para contar uma boa história. E como fazer isso? Como engajar pessoas, criar conexão, criar identificação e gerar uma imagem positiva de si e da sua empresa?

Com o curso de Storytelling e Técnicas de Oratória, da Fundação Vanzolini. Confira, a seguir, o que você vai aprender com ele!

Storytelling e Técnicas de Oratória: estratégias para melhorar as competências em comunicação

Para atender às demandas do mercado em comunicação e ter melhor desempenho na carreira, a Fundação Vanzolini oferece o curso de Storytelling e Técnicas de Oratória, com estratégias importantes de organização de conteúdo, storytelling, comunicação, fluidez on-line e apresentações.

O que vou aprender no curso?

  • Criar apresentações, palestras, aulas e ou treinamentos dinâmicos e engajadores,
    transformando conteúdos técnicos em histórias concatenadas e interessantes;
  • Comunicar-se de forma eficaz, tanto oralmente como por escrito, e com uma
    variedade de ferramentas digitais;
  • Ser eficaz em diversas formas de se apresentar: pessoalmente, em pequenos ou grandes grupos, com seus colegas e pares, com subordinados ou com chefes;
  • Ser hábil no uso da tecnologia para acessar, avaliar, integrar, criar e comunicar informações para aprimorar o processo de aprendizado, por meio da resolução de problemas e do pensamento crítico.

Qual o conteúdo?

  • Módulo 1 – Como criar o roteiro da sua apresentação eficaz.
  • Módulo 2 – Storytelling – como transmitir sua mensagem de maneira atrativa.
  • Módulo 3 – Oratória – como entregar o roteiro com expressividade.
  • Módulo 4 – On-line – como maximizar sua comunicação síncrona.

Para quem é o curso?

  • Profissionais que realizam apresentações corporativas e comerciais, treinamentos internos e externos, palestras presenciais e on-line;
  • Executivos que precisam falar em público, mas que não se sentem à vontade;
  • Líderes que desejam ser melhores apresentadores, cumprindo seus objetivos e agregando, de forma genuína, os seus ouvintes.

Ficou interessado em aprimorar sua forma de se comunicar e deslanchar na carreira? A Fundação Vanzolini oferece o curso Storytelling e Técnicas de Oratória, com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório e transformar a sua carreira.

Para saber mais informações:

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Esperamos que o conteúdo compartilhado tenha sido útil para você e que nossa comunicação seja uma conexão potente.

 Até o próximo!

 Fontes:

Comunicação é a competência mais desejada nas empresas. Desafio é grande

The Importance of Business Communication: 6 Reasons Why

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