Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Em quanto tempo a Gestão Ágil de Projetos pode ser aplicada?

Essa metodologia ágil surgiu entre desenvolvedores de softwares. Ela propõe um gerenciamento de projetos baseados no conceito de “responder à mudança em vez de seguir um plano”.

O processo ágil permite a comunicação e a colaboração regulares entre os membros da equipe, o que pode resultar em um uso mais eficiente dos recursos.

Além disso, a natureza iterativa da Gestão Ágil de Projetos ajuda as equipes a evitar a criação de produtos que não atendam às necessidades do cliente. Quer saber mais? Continue a leitura.

 

O que é a Gestão Ágil de Projetos?

A Gestão Ágil de Projetos é focada no processo de planejar, organizar e administrar recursos para alcançar a conclusão bem-sucedida de metas e objetivos por meio do uso da metodologia ágil.

O gerenciamento ágil de projetos  é uma forma iterativa e incremental, que enfatiza a colaboração, a flexibilidade e o feedback do cliente. É iterativo porque cada etapa seguinte depende da conclusão e avaliação da etapa anterior.

O objetivo do gerenciamento Agile de projetos é fornecer o produto ou resultados de alta qualidade em tempo hábil, mantendo o foco nas necessidades do cliente.

Há vários princípios-chave que incluem o seguinte:

 

1. Envolvimento ativo das partes interessadas

É fundamental a participação ativa das partes interessadas no projeto. Isso inclui tanto aqueles que são diretamente impactados pelo projeto quanto aqueles que podem fornecer o suporte necessário.

 

2. Entrega frequente e funcional

Em sistemas ágeis, não basta entregar um produto final no término de um projeto. Em vez disso, as equipes devem concluir etapas regularmente, para que os clientes possam dar seu feedback e garantir o recebimento do que verdadeiramente precisam.

 

 3. Comunicação constante

Para que os métodos ágeis sejam bem-sucedidos, deve haver uma comunicação frequente e eficaz entre os membros da equipe, partes interessadas e clientes. Isso ajuda a garantir que todos estejam sempre na mesma página e que os projetos permaneçam no caminho certo.

 

Como iniciar a implantação dessa metodologia

A abordagem ágil promove a colaboração e a comunicação. Isso ajuda as equipes a serem mais flexíveis e responsivas às mudanças, o que pode levar a produtos de melhor qualidade.

Para começar a usar a metodologia ágil, primeiro você precisa entender os fundamentos da estrutura. Pesquise on-line, incluindo o Manifesto Agile, que descreve os princípios da abordagem.

Compreendendo o Agile, você pode começar a implementá-lo em sua própria equipe. Há várias maneiras diferentes de fazer isso, assim, é importante adaptar a abordagem para atender às suas necessidades específicas.

Uma forma popular de implementação é usar o Scrum, que é um método para gerenciar fluxos de trabalho e tarefas. Todos trabalham juntos para fornecer recursos em ciclos curtos chamados sprints.

Outra opção é o Kanban, que usa cartões visuais para rastrear itens de trabalho em um quadro. Isso permite que as equipes vejam quanto trabalho está em andamento no momento e planejem suas próximas etapas adequadamente.

Seja qual for a abordagem escolhida, certifique-se de que todos na equipe entendam como ela funciona e quais resultados espera atingir.

Em seguida, certifique-se de acompanhar as principais métricas para que você possa ver o quão bem a metodologia ágil está funcionando para sua equipe.

 

Em quanto tempo pode ser implantada de maneira efetiva

No mundo dos negócios, cada segundo é dinheiro. Então, quando se trata de aplicar a Gestão Ágil de Projetos à sua empresa, você quer ter certeza de que está fazendo isso de modo eficiente.

Mas quanto tempo realmente é necessário para aplicar a metodologia ágil? Não há um prazo definido para a aplicação, pois o tempo necessário para ser eficaz varia conforme a organização específica e sua implementação ágil.

No entanto, a cada novo projeto, a gestão deve dividi-lo em etapas menores, com duração de 2 a 4 semanas e, ao final de cada etapa, há uma reavaliação das prioridades do projeto.

O gerenciamento ágil de projetos é um sistema que permite conclusões em ciclos curtos e iterativos. Esse sistema é benéfico porque permite feedback e adaptação constantes às novas necessidades do projeto.

Além disso, em vez de confiar em um plano rígido, a gestão ágil depende menos de um planejamento rigoroso, o que pode levar a problemas imprevistos.

Algumas das principais etapas que podem ajudar a reduzir o tempo necessário para ser eficaz ao aplicar a metodologia ágil são:

  1. Compreender o estado atual de sua organização e o que precisa mudar para permitir a agilidade;
  2. Treinar todos os membros da equipe sobre conceitos ágeis, para que eles estejam familiarizados com eles;
  3. Planejar e executar um projeto-piloto ágil.

 

Quando os resultados começam a aparecer?

No passado, os projetos de software costumavam ser planejados usando o modelo em cascata, no qual o projeto era planejado detalhadamente com antecedência e depois executado de forma linear.

No entanto, essa abordagem geralmente leva a projetos que estão acima do orçamento e do cronograma. Foi em resposta a esses problemas que o método ágil foi desenvolvido.

O tempo necessário para que os resultados apareçam pode variar de alguns meses a um ano ou mais. Muito disso tem a ver com a experiência da equipe em práticas ágeis e com a quantidade e treinamentos necessários.

Também há alguns pré-requisitos que precisam ser implementados antes da transição para a nova abordagem, como ter ferramentas adequadas e bons canais de comunicação.

 

Resultados a partir da gestão de projetos ágeis

Os resultados do uso de métodos ágeis na gestão têm sido impressionantes. Há muitas razões pelas quais a abordagem funciona bem, mas um dos principais fatores é que ela permite e até incentiva mudanças e adaptações constantes.

As empresas que adotaram o método Agile viram um aumento na satisfação do cliente, um tempo de comercialização mais rápido e uma melhor qualidade do produto. Além disso, eles conseguiram reduzir os custos e as taxas de rotatividade de pessoal.

Outro bom resultado da metodologia ágil é a redução do tempo de comercialização. Na verdade, estudos descobriram que as equipes ágeis conseguem lançar software até 30% mais rápido do que as equipes tradicionais em cascata.

Como as necessidades dos negócios mudam constantemente, a fluidez do método Agile é essencial para uma empresa de sucesso.

Além disso, permite que as equipes sejam autossuficientes e trabalhem juntas em prol de objetivos comuns.

Essa forma descentralizada de trabalhar também promove inovação e criatividade. Todos esses benefícios ajudam as empresas a se manterem competitivas no mercado atual.

E, como a metodologia ágil incentiva inerentemente a colaboração e a comunicação, as partes interessadas podem dar feedback com antecedência e com frequência, resultando em um produto final melhor.

Quer aprender ainda mais sobre Gestão Ágil de Projetos? Continue acompanhando nosso blog. Aproveite e conheça os cursos disponíveis na Fundação Vanzolini na metodologia Agile.

 

Cursos de Agile da Fundação Vanzolini

ENTRE EM CONTATO

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×