Fundação Vanzolini

Gerenciamento de Projetos: principais tendências a observar

4 de outubro de 2023 | 6min de leitura
Compartilhe:

Conheça as principais tendências, certificações e perspectivas do gerenciamento de projetos: uma carreira em constante crescimento e boas oportunidades salariais

A área de gerenciamento de projetos pode não ser tão conhecida como a de administração de empresas, por exemplo, mas é muito promissora e perfeita para os profissionais com perfil dinâmico, de liderança e assertivo. E mais: que almeja uma boa remuneração.

Neste artigo, falaremos sobre a carreira, as principais certificações, metodologias e tendências da área, caso esteja planejando ou iniciando a carreira em questão.

Continue conosco e descubra novos horizontes desse campo em crescimento, e, quanto antes descobri-los, mais fácil será ocupar os melhores lugares nele.

O que é gerenciamento de projetos e quais as principais metodologias?

A gestão de projetos é a administração dos projetos de uma empresa, portanto, das atividades que possuem começo, meio e fim, cada uma com um objetivo em específico.

Em sua maioria, as ações se realizam em grupo e, segundo a definição do Project Management Body of Knowledge (PMBOK), guia referência da área, o propósito se relaciona à criação de um produto ou serviço, ou o alcance de um resultado.

Veja mais: conheça as vantagens de uma boa gestão de projetos

Quanto à prática do gerenciamento, as metodologias mais populares são:

Agile

Trata-se do método que divide os projetos em pequenos períodos e consiste em um trabalho simultâneo e colaborativo, cujo objetivo é entregar valor aos clientes, a partir da interação entre eles e os colaboradores.

Nesse sentido, a metodologia faz valer a adaptabilidade em vez da inflexibilidade, pois se apropria de testes de usuários e revisões regulares para ajustar os processos, conforme as necessidades.

Scrum

O Scrum faz parte do método Agile, com a diferença de ter como principal premissa a realização dos trabalhos, geralmente os mais complexos, em um curto período.

Os períodos são chamados sprints e duram entre duas a quatro semanas, nas quais a equipe se dedica para entregar o resultado almejado.

Na prática, há reuniões semanais para alinhar os desejos do cliente e reuniões diárias entre a equipe interna, para compartilhar as informações do andamento do projeto.

E, ao final da semana, completa-se com outra reunião com o cliente, o qual dá feedbacks em relação ao que foi feito, para o time poder melhorar e adaptar as próximas ações.

E, ao final da semana, completa-se com outra reunião com o cliente, o qual dá feedbacks em relação ao que foi feito, para o time poder melhorar e adaptar as próximas ações.

Waterfall

Diferentemente das duas metodologias acima, a Waterfall é inflexível e funciona linearmente, portanto cada etapa depende da entrega da etapa anterior. Sendo assim, não há trabalho simultâneo como no método Agile.

Outra diferença é o momento da revisão, pois, se houver ajustes, deve-se refazer todas as fases do gerenciamento. Isso significa que tudo precisa estar bem alinhado, claro e ajustado desde o início, por meio de documentação completa.

Outras tendências para ficar de olho

No Brasil, a metodologia Agile é conhecida como “gerenciamento ágil de projetos” e, atualmente, é uma tendência muito forte de gestão. Porém há outras práticas igualmente relevantes. Confira:

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial pode ser usada como ferramenta de gerenciamento de projeto, mais precisamente com o intuito de otimizá-lo e torná-lo mais prático.

Então, o que demoraria mais de 10 horas para ser feito, com o uso do ChatGPT, por exemplo, esse tempo diminuiria para duas horas. No entanto, o profissional é e sempre será necessário, ok?

Quanto a isso, preparamos um artigo completo sobre como usar a IA a seu favor, veja:

Como utilizar o ChatGPT na gestão de projetos?

Gestão de projetos remotos

O trabalho remoto é um movimento cada vez mais forte e, como consequência, a gestão de projetos remotos se tornou necessária, sendo ela uma tendência promissora para o futuro.

Sabendo como executá-la, os resultados são de excelência e em nada perdem para a gestão presencial. Pelo contrário, em determinadas situações, trabalhos à distância conseguem ser mais ágeis e descomplicados.

Definição detalhada de execuções, metas, expectativas e regras comunicação clara e constante adoção de ferramentas eficientes de gestão  acompanhamento dos processos.

Certificações relevantes na área de gestão de projetos

Assim como em qualquer carreira, conhecimentos técnicos são fundamentais para aprimorar o desenvolvimento profissional. Além disso, certificações servem como uma escada para conquistar lugares de maior prestígio na carreira.

Quanto à área de gestão de projetos, conheça os cursos mais relevantes:

  • PMP (Project Management Professional): qualificação reconhecida internacionalmente oferecida pelo Project Management Institute. É uma certificação altamente válida entre os profissionais da área, inclusive exigida por muitas empresas para conseguir ocupar cargos relacionados a ela;
  • CAPM (Certified Associate in Project Management): também reconhecida globalmente e oferecida pelo Project Management Institute, com a diferença de ser voltada para profissionais iniciantes, com pouca ou nenhuma experiência no gerenciamento.
  • PRINCE2 (Project in a Controlled Environments): a certificação se refere à metodologia inglesa de gerenciamento de projetos e possui três níveis: Foundation, Practitioner e Profissional.

Como avançar na carreira de gestão de projetos?

Para se tornar um profissional na área, inicialmente se deve ter em mente que as habilidades essenciais são:

  • Perfil de liderança;
  • Organização;
  • Comunicação assertiva;
  • Capacidade de negociação;
  • Disciplina;

A partir das competências acima, o profissional precisa de qualificações. Infelizmente, principalmente para quem está no início da carreira, as certificações acima podem ser de difícil acesso.

A boa notícia é que, além das principais, há cursos mais acessíveis, de excelente qualidade e valia para conseguir boas oportunidades de crescimento.

Afinal, a área é promissora, está em constante crescimento e tem bons salários. Segundo o Vagas.com, um dos maiores sites de emprego do país, o salário médio é de R$ 5.000 a R$ 12.000, dependendo do nível de experiência e qualificação.

Por isso, potencialize os seus conhecimentos com os cursos de Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini. Adquirindo habilitações fundamentais, as perspectivas profissionais são muito mais bem-sucedidas!

Até o próximo!

Saiba mais sobre cursos de Gestão de Projetos e de Operações da Fundação Vanzolini:

Básico em Gestão de Projetos – 24 horas

Easy PMP® – Preparatório para a Certificação do PMI®

Gerenciamento da Rotina e Ferramentas da Qualidade

Gestão da Qualidade e Gestão por Processos

Gestão de Operações

Gestão de Operações Portuárias

Gestão de Projetos

Gestão por Processos, Melhoria dos Processos

Gestão por Resultados e Indicadores de Desempenho

Melhoria de Eficiência nos Processos de Negócios

ENTRE EM CONTATO

Fontes:

Lucidchart

Scoreplan

Robson Camargo

Valor e Competência

Vagas

Robson Camargo

Strong

Posts Relacionados