Fundação Vanzolini

Conheça as vantagens de uma boa Gestão de Projetos

30 de maio de 2022 | 3min de leitura
Compartilhe:

O que caracteriza um projeto é um conjunto de atividades temporárias (com um começo, meio e fim), realizadas em grupo e destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado. Esta é a definição do termo no Project Management Body of Knowledge (PMBOK), um guia elaborado por uma das mais renomadas instituições da área: o Project Management Institute (PMI).

Se pudéssemos ilustrar o que um projeto significa, o representaríamos como uma série de círculos com áreas de intersecção. Sendo alguns desses círculos as etapas do projeto e outros as equipes.

As áreas sobrepostas representam a interdependência que existe entre as partes envolvidas, pois se uma área apresenta problemas, como qualidade na entrega ou prazo, por exemplo, as demais também acabam sendo prejudicadas e isso afeta os objetivos e resultados finais do projeto.

Para reger uma estrutura como essa, alguém deve estar encarregado, como um ponto de sincronização, de alinhamento entre todas as partes, essa pessoa é o gestor de projetos.

Portanto, gerenciar projetos é aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas, de forma que todas as perspectivas que compõem este universo complexo, o qual chamamos de projeto, se integrem para trazer os resultados necessários dentro do prazo e do orçamento previstos. Ou seja, um projeto tem sempre um objetivo final.

Mas, para que ele seja atingido satisfatoriamente, é preciso gerenciar a jornada até chegar a ele. Para isso, é importante contemplar o cliente, o gestor e a equipe, executando bem cada processo, cumprindo prazos e sem estourar o orçamento.

Vantagens de uma boa gestão de projetos

1. Controle de processos

Ao gerir os processos, você está garantindo que o fluxo de trabalho ocorra de uma maneira natural, constante e eficiente dentro da sua empresa. Isso permite gerenciar cada etapa, recursos, prazos e colaboradores envolvidos no projeto, garantindo os resultados, desde o primeiro processo até a entrega final.

2. Cumprimento do cronograma

Muitas vezes os cronogramas acabam não sendo cumpridos, por conta de contratempos dos mais diversos tipos. Para contornar isso, é importante acompanhar, verificar e gerir cada etapa do cronograma, sempre se atentando aos prazos, para que o projeto termine dentro do prazo estipulado.

3. Minimização de riscos

Correr riscos faz parte do desenvolvimento de qualquer projeto, dependendo do seu tamanho e de quantas equipes estão envolvidas. Para isso, é preciso agir com cautela e acompanhar cada progresso.

4. Agilidade na tomada de decisões

O tempo é fundamental no processo de tomada de decisão. É importante considerar a velocidade, para que o timing não seja perdido, mas também considerar os resultados e consequências de cada escolha.

Esse conteúdo foi útil para você? A Fundação Vanzolini oferece um amplo conjunto de cursos, com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório sobre o assunto.

Conheça nossos cursos de Gestão de Projetos.

E para você que está iniciando a jornada em Gestão de Projetos, que tal se capacitar e aprender a gerir melhor os projetos da empresa em que trabalha ou até mesmo da sua empresa? A Fundação Vanzolini oferece um curso básico de Gestão de Projetos, com duração de 24h, em modalidade EAD ao vivo.

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados