Fundação Vanzolini

Qualificação profissional em Gestão de Projetos

28 de julho de 2022 | 6min de leitura
Compartilhe:

Os projetos são as engrenagens das ações que culminam em um resultado prático. Dessa maneira, a Gestão de Projetos – nas empresas dos mais variados setores – se torna um conhecimento fundamental e uma ferramenta indispensável para que a ideia projetada seja, de fato, implementada e, mais do que isso, seja realizada de maneira bem sucedida.

Nesse sentido, para gerenciar projetos, são necessários conhecimentos e habilidades específicos a gestores e gestoras. Ou seja, para que os gerentes possam coordenar as ações do seu time de trabalho de forma coesa, cuidando para que o projeto seja desenvolvido de acordo com os requisitos dos clientes, é preciso conhecer boas práticas e desenvolver habilidades proativas no trato com pessoas.

Assim, torna-se praticável coordenar a equipe de maneira que as entregas estejam em conformidade com especificações técnicas, requisitos funcionais e não funcionais exigidos pelos clientes internos ou externos.

Capacitação profissional em Gestão de Projetos

De antemão, profissionais que trabalham com Gestão de Projetos devem atender a alguns princípios. Alguns exemplos são: criar um ambiente de equipe de projeto colaborativo, demonstrar comportamentos de liderança – motivação, treinamento e aprendizagem -, incorporar qualidade em processos e resultados, abraçar adaptabilidade e resiliência, permitir a mudança para alcançar o estado futuro previsto entre muitos outros.

Por conta disso, a Fundação Vanzolini criou um curso para capacitação de profissionais iniciantes em Gestão de Projetos, o curso Básico em Gestão de Projetos – 24 horas. Ele é baseado no Guia PMBOK® – Project Management Body of Knowledge e mantido pelo Project Management Institute (PMI)®.

O curso abrange dez áreas de conhecimento e os processos de Gestão de Projetos. Nele, você terá contato com os principais conceitos e técnicas de planejamento e de estruturação de um projeto.

Para falar mais sobre os objetivos, indicações e propósitos do curso, acompanhe a entrevista com um dos professores responsáveis, Prof. Onevair Ferrari.

Dentro das revoluções e inovações que temos vivenciado de forma latente, qual a importância de uma formação em Gestão de Projetos no contexto histórico e econômico do século XXI? 

A Gestão de Projetos tem se tornado um campo de conhecimento cada vez mais importante, na medida em que os profissionais do século XXI se deparam com desafios que envolvem projetos.

Para quais profissionais o Curso Básico em Gestão de Projetos – 24 horas é indicado? 

O curso é indicado para profissionais que participam de esforços para realizar um objetivo pré-definido, dentro de um prazo determinado e com recursos limitados. Trata-se de uma ótima oportunidade de imersão no tema, com resultados aplicáveis de imediato nos projetos em que o participante atua.

Como o investimento neste conhecimento vai refletir em aperfeiçoamento e em uma melhor performance diante dos desafios da gestão?

O curso possibilita um aperfeiçoamento do participante nos múltiplos aspectos relacionados a projetos.

Qual o histórico do Curso Básico em Gestão de Projetos – 24 horas na Fundação Vanzolini? Como foi sua trajetória no país? 

O curso é um resumo objetivo dos cursos mais longos de Gestão de Projetos oferecidos pela Fundação Vanzolini nos últimos 12 anos e que foram precursores desse conhecimento no país, sob uma perspectiva de abordagem de especialização e de capacitação.

Quais certificações, técnicas, ferramentas e conceitos a formação oferece? 

O curso apresenta um conjunto de técnicas e ferramentas aplicáveis na Gestão de Projetos e introduz o participante nesse campo de conhecimento, colaborando com uma base sólida para sua evolução e visando o aperfeiçoamento e eventuais futuras certificações.

De que forma o profissional que investe na formação de Gestão de Projetos está à frente no mundo dos negócios? Estará mais preparado e mais valorizado?

Os negócios estão cada vez mais voltados a profissionais preparados para lidar com projetos e estão sendo cada vez mais solicitados pelo mercado de trabalho.

A Gestão de Projetos também pode ser expandida para além do setor privado e ser também um investimento importante para uma melhor gestão em governos e organizações públicas? Há exemplos práticos?

Certamente, tanto o privado quanto o público realizam projetos e a Gestão de Projetos encontra aplicação em ambos os segmentos. Desde usinas de geração de energia, sistemas de saneamento e hospitais, passando por estradas, ferrovias e aeroportos, até sistemas de informação, sites e plataformas digitais são exemplos de realizações implementadas por meio de projetos.

Para além dos conhecimentos teóricos e das ações práticas, o Curso Básico em Gestão de Projetos – 24 horas engloba ainda as relações humanas, inseridas nos contextos e etapas do desenvolvimento de projetos? Qual a importância desse olhar para as pessoas que participam desse time?

O curso também trata dos aspectos referentes à equipe do projeto, ao cliente do projeto, ao patrocinador do projeto, bem como a comunicação com estes e outros stakeholders.

De que maneira uma gestão potente, bem delineada, com suas ações bem definidas e uma equipe integrada reflete no desempenho do restante da organização? Como outras áreas também podem ser beneficiadas com essa gestão capacitada e atual?

Em projetos, o objetivo, as metas e os resultados são muito evidentes, tornando claro o desempenho da equipe. Esse fato pode, muitas vezes, servir de referência para outras áreas da organização.

O tempo das coisas parece ter ganhado outro ritmo. Tudo é para ontem e as questões de prazo, riscos, mudanças e a necessidade de flexibilização têm sido colocadas cada vez mais em pauta. Como a formação pode ser uma ferramenta importante para acessar os conhecimentos que tornam a jornada mais segura, eficaz e de sucesso?

Dentro de projetos, sempre se lidou com prazos definidos, recursos limitados e riscos a serem gerenciados muito tempo antes desses aspectos serem tão evidenciados como nos últimos anos. Justamente por isso, passou-se a “projetizar” uma série de trabalhos, que até algum tempo eram considerados contínuos e repetitivos.

Saiba mais sobre o curso Básico em Gestão de Projetos – 24 horas oferecido pela Fundação Vanzolini.

Até breve!

Cursos de Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados