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Gestão de Projetos – tudo o que você precisa saber

25 de abril de 2022 | 4min de leitura
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À medida que o ambiente organizacional foi se desenvolvendo, a gestão de projetos se firmou como um campo de especialização universalmente apreciado.

Hoje em dia, empresas de diferentes dimensões reconhecem o grande potencial de trabalhar com um gerente de projeto competente. E mesmo que o gerente seja apenas uma pessoa, o apoio que ele oferece para as operações de uma empresa não tem preço.

O que é a gestão de projetos?

O gerenciamento de projetos é definido como a aplicação de processos, métodos e habilidades para que objetivos específicos de um empreendimento sejam atingidos, atendendo às metas pré-estabelecidas de tempo, orçamento e qualidade.

Por esta razão, o gerente de projetos deve apresentar uma ampla gama de habilidades técnicas, de gestão de pessoas e excelente consciência empresarial.

O que faz um gerente de projetos?

O gerente de projetos garante que objetivos financeiros sejam atingidos, assegurando que o trabalho permaneça dentro do orçamento e gere lucro para a empresa.

Objetivos de qualidade também devem ser cumpridos, a partir do estabelecimento de padrões, verificação de satisfação do cliente e redução de falhas.

O desempenho do projeto também deve ser verificado durante a gestão de projetos para melhorar os processos, serviços e produtos e fornecer detalhes sobre a operação do projeto.

Na maioria dos casos, os objetivos de negócios são a motivação principal do gerente, que deve garantir que o projeto esteja alinhado com o objetivo geral da organização, cumprindo requisitos pré-estabelecidos.

Ocupar a posição de gerente de projetos não é tarefa fácil e este profissional deve lidar com uma infinidade de responsabilidades para assegurar que o projeto seja conduzido da melhor forma.

Uma delas é organizar a equipe, garantindo que as pessoas certas sejam envolvidas no trabalho, e determinar onde e quando os membros são mais necessários.

Além disso, é necessário desenvolver planos que orientem a equipe em direção à conclusão de tarefas e motivar o time a utilizar todo o seu potencial. O gerenciamento do tempo também cabe ao gerente de projeto, que deve definir prazos realistas e comunicá-los à equipe.

Como complemento, bons gestores devem saber quando deslocar recursos, caso outras atividades corram o risco de ficar para trás.

Embora seja importante entregar resultados que atendam às expectativas dentro do prazo, exceder o orçamento pode qualificar o projeto como um fracasso.

Por isso, a gestão de projetos deve preparar, gerenciar e garantir que os orçamentos não excedam suas estimativas. Além disso, o esboço inicial de projeto desenvolvido pelo gerente precisa fornecer à equipe um direcionamento – mesmo que obstáculos sejam encontrados no caminho.

Em caso de imprevistos, o gerente deve intervir e adotar medidas corretivas para garantir que o projeto seja entregue dentro do prazo estabelecido.

Para se tornar um gerente de projeto de sucesso, algumas habilidades específicas devem ser desenvolvidas.

Seja por meio de reuniões, e-mails ou telefonemas, este profissional precisa estar confortável ​​em se comunicar com os diversos participantes de um projeto, reforçando as linhas de colaboração entre clientes, partes interessadas e funcionários.

Além disso, é importante que o gerente pense rapidamente para oferecer soluções a problemas imprevisíveis. Assim, capacidades de liderança são fundamentais para elevar a moral do time durante todo o decorrer de um projeto.

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