Fundação Vanzolini

Business Agility e Práticas Ágeis agregando valor à empresa

1 de agosto de 2023 | 7min de leitura
Compartilhe:

O Business Agility está presente em todas as partes de um negócio. Diferentemente do que se imagina, a agilidade está focada nas pessoas. Quer saber mais sobre o assunto? Siga com a gente nesta leitura.

 

O que é Business Agility?

A agilidade dos negócios é um processo contínuo, não é uma metodologia ou uma técnica para ser aplicada uma única vez. Ela está relacionada à capacidade que a organização tem de criar, alavancar mudanças e gerar valor.

Porém, a percepção de valor é diferente para cada pessoa e, dessa forma, a capacidade de adaptação acaba sendo um aspecto primordial nesse processo.

A agilidade pode ser entendida como um modo de pensar e, assim, ser estabelecida de diversas maneiras, usando diferentes abordagens, estruturas e modelos operacionais.

Apesar do Business Agility ter essa característica de ampla personalização, existem algumas estruturas que foram testadas e são comprovadamente efetivas. Por isso, é importante conhecê-las para um melhor resultado em sua organização.

Um exemplo que podemos citar é a definição em cinco domínios feita pelo Business Agility Institute. Veja a seguir:

  • Domínios do cliente – O foco da agilidade e a razão da organização existir são os clientes;
  • Domínios de relacionamento – Alinhar o clima organizacional aos objetivos da empresa em atender aos valores dos clientes;
  • Domínios individuais – Estímulo ao aprendizado contínuo e à busca para que haja o entendimento de cada colaborador sobre o seu papel, valor e responsabilidades dentro da empresa;
  • Domínios de liderança – Recrutar e contratar pessoas que estejam alinhadas à cultura da organização, para que os valores sejam mantidos e representados;
  • Domínios de operação – Capacidade de adaptar-se, quando preciso, às mudanças que forem necessárias aos processos internos da corporação.

Utilizar os conceitos de Business Agility pode ser relevante para melhorar o dia a dia não somente de áreas que executam projetos, como a área de Tecnologia e o Marketing, mas também nos times de Recursos Humanos, Finanças, Controladoria e outros.

 

Mundo VUCA x Mundo BANI

Conceitos criados para definir, de modo geral, o comportamento dos indivíduos. O VUCA surgiu em 1980, após a Guerra Fria, período em que o mundo era visto como Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Essas características foram a base das estratégias corporativas de muitos negócios, durante muito tempo.

Contudo, a partir de 2020, após o início da pandemia da Covid-19, novas definições foram listadas, surgindo assim o Mundo BANI – Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível.

Essa mudança fez com que as empresas precisassem adaptar o seu modo de pensar, tanto sobre questões internas como externas. Tornou-se necessário a implementação de mais agilidade em suas estruturas.

 

“O maior desafio para a adoção de práticas ágeis em uma organização é a falta de preparo das pessoas que não fazem parte do time (que não receberam treinamento). Elas acabam não entendendo qual é o valor (da agilidade).”

— Rodrigo Silva, especialista em agilidade e professor da Fundação Vanzolini.

 

Implementação do Business Agility

Existem alguns pontos que impactam a eficiência da agilidade nos negócios, como manter uma estrutura tradicional e hierárquica, na qual os líderes não estão acessíveis. Ter uma cultura com processos engessados e pessoas desengajadas em melhorias.

Esses exemplos apontam a necessidade do desenvolvimento de uma inteligência organizacional, para que não existam entraves na adoção de práticas ágeis.

Após esse alinhamento cultural, a agilidade empresarial poderá ser praticada de diversas maneiras, confira algumas:

  • Cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo e de rápida adaptação;
  • Fomentar a colaboração e a comunicação aberta entre as equipes;
  • Ter processos ágeis e flexíveis, para responder rapidamente às mudanças;
  • Incentivar a experimentação e a inovação;
  • Monitorar continuamente o mercado, a tecnologia e as tendências do cliente;
  • Ser proativo ao antecipar e solucionar problemas;
  • Ser flexível e disposto a mudar de rumo, quando necessário;
  • Valorizar a resistência e a capacidade de recuperar rapidamente os fracassos ou desafios.

 

Métodos e Frameworks Ágeis

Conheça aqui as opções de métodos, ferramentas e frameworks para implementação de Business Agility e Práticas Ágeis:

 

Design Thinking

Mais do que um método para a resolução de problemas, o Design Thinking é um processo centrado em pessoas. Dividido em seis etapas principais, nas quais se busca entender o problema e explorar maneiras de solucioná-lo, até materializar a implementação efetivamente.

 

Scrum

Frequentemente, o Scrum é o primeiro framework que os times inserem em suas equipes. Pode ser usado para a resolução de projetos simples até os complexos. Sua estrutura é dividida entre: papéis, na qual  é definida a responsabilidade de cada membro; cerimônias, que engloba as reuniões, o planejamento e a execução; e os artefatos, listas de requisitos do produto e do sprint, até a finalização do projeto.

 

Kanban

Pode ser definido como um quadro dividido em colunas, em que cada uma delas representa uma etapa do processo. É um framework bastante adaptável, contudo, a base mais comum está dividida em: To Do, itens que ainda precisam ser realizados; Doing, processos que estão em desenvolvimento; e Done, etapas que já foram concluídas.

Além disso, o Kanban é capaz de fornecer diversas métricas para serem analisadas e melhorias a serem implementadas.

 

Nexus

O framework ideal para momentos em que é necessário a integração de vários times que estão trabalhando no mesmo projeto. Há apenas um backlog geral, no qual as demandas, posteriormente, serão divididas em “pequenos projetos” para cada equipe.

As informações de andamento são compartilhadas entre as equipes por meio de seus respectivos Scrum Masters.

 

SAFe

Esse framework, por sua vez, possui uma estrutura que possibilita ir além do gerenciamento de projetos. Com uma visão geral de todos os papéis dentro da organização, é usado para organizar, de forma ágil, a empresa por completo.

 

Disciplined Agile

É um kit de ferramentas focado em entender o contexto atual da situação. Feito para otimizar os processos de decisão, fornece orientações para ajudar tanto pessoas, como times e organizações. Incentiva o trabalho colaborativo.

 

Webinar | Business Agility – Como Gerar Valor através de Práticas Ágeis na Organização?

Assista agora mesmo, na íntegra, o Webinar “Como Gerar Valor através de Práticas Ágeis na Organização?”, no qual o professor Rodrigo Silva explica, em detalhes, o que é o Business Agility e a importância da implementação em sua empresa.

Ao longo da apresentação, Rodrigo traz diversos exemplos, aplicando os conceitos explicados a diversos setores.[vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=DIcssQ5o3po”]

Potencialize o valor intangível da sua empresa

Adaptar-se aos novos comportamentos da sociedade é necessário e, para isso, implementar a agilidade nos negócios é o primeiro passo para um melhor desenvolvimento e aceitação do público. Não fique para trás.

 

Aprenda com especialistas no assunto! Conheça os cursos de Agile da Fundação Vanzolini.

 

Agile Business Analysis
Agile Coach
Agile Scrum – Product Owner
Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN
Agile Scrum Master – Formação para um verdadeiro Scrum Master
Como potencializar a agilidade organizacional com OKRs
Introdução ao Agile Scrum Master
Introdução ao Agile Scrum – Product Owner
Kanban Foundation
Management 3.0 – Foundation (com certificação internacional)
Trilha Agile (com Scrum Foundation)

 

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados