Fundação Vanzolini

Agile coach e master scrum: formação e atuação profissional

25 de julho de 2022 | 6min de leitura
Compartilhe:

Profissional com formação Agile é cada vez mais buscado pelo mundo corporativo: entenda como é sua atuação e como ter formação na área

Você sabia que profissionais com formação Agile são cada vez mais buscados pelo mercado de trabalho? Com diferentes tipos de formação, o profissional ágil ajuda as organizações a alcançarem resultados relevantes por meio da aplicação de métodos ágeis nos processos da empresa, rompendo as barreiras das áreas de projetos.

Esse perfil tem capacidade de trabalhar com diferentes abordagens dentro do negócio, entendendo a dor do cliente, fazendo o mapeamento do usuário e verificando os requisitos, necessidades e desejos do cliente para os times de desenvolvimento da corporação. O objetivo é evitar desperdício e focar totalmente na entrega de valor.

Agile na Fundação Vanzolini

A Fundação Vanzolini, organização sem fins lucrativos, foi criada e é gerida por professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Desde 2021, a Vanzolini oferece a Trilha Agile, um curso com o propósito de apresentar a agilidade para aqueles que querem conhecer esse universo e para os profissionais que  precisam de alto desempenho em processos conectados com o mundo corporativo atual.

O curso é uma excelente opção para quem quer se aprofundar no assunto e economizar ao mesmo tempo, pois a Trilha Agile custa 30% menos do que a opção de comprar os módulos individualmente.

Para entender melhor como funciona a Trilha Agile e como esse profissional pode atuar no mercado de trabalho, entrevistamos Rodrigo Silva, professor da Fundação Vanzolini há quatro anos. Ele é formado em sistemas da informação, possui mestrado em engenharia de software e doutorado em tecnologia. Confira!

Como um profissional com a formação ágil pode ajudar no dia a dia das empresas?

Profissionais de agilidade têm uma formação completa. Eles trabalham desde a abordagem da área de negócios – entendendo a “dor”, realizando o mapeamento da jornada do usuário e entendendo requisito, necessidade e desejo – até a tradução dessas definições para que os times possam desenvolver suas tarefas. Então, os profissionais abordam desde conceito de negócios a iniciativas técnicas.

Qual a importância desse tipo de profissional para as organizações?

Profissionais com formação em agilidade possuem características muito relevantes para as organizações. Acima de tudo, evitam desperdício e estão 100% focados na entrega de valor. Com isso, eles têm a percepção junto ao cliente sobre o que fazer para se obter o melhor retorno para o investimento realizado. Esse tipo de profissional tem uma sensibilidade muito grande para as reais necessidades.

As empresas têm buscado profissionais com esse tipo de formação e conhecimento? Como está o mercado de trabalho nessa área?

Hoje, há uma grande procura por esses profissionais no mercado. Há grande necessidade pelo conhecimento de profissionais capacitados em técnicas, ferramentas, conhecimentos, habilidades e atitudes.

Anteriormente, boa parte dos nossos alunos era da área de marketing, inovação e tecnologia. Atualmente, há uma mudança no mercado. Somos procurados por profissionais de finanças, direito e saúde, por exemplo. Então o mercado tem notado uma grande importância para esse tipo de profissional, porque o projeto é o meio para que a gente possa entregar algo e a agilidade busca a entrega antecipada de valor.

Quais as possibilidades para essa carreira?

As possibilidades são inúmeras, passando por posições internas como coordenador de projetos, líder de agilidade, scrum master, agile coach, product owner, agile master e gerente de projetos. Mais do que a posição que você tem no RH, é sua função dentro dos projetos. Dentro das nossas formações, temos práticas exemplificando o que ocorre no dia a dia dos profissionais.

Onde esses profissionais podem atuar dentro de uma empresa?

Os agilistas podem atuar dentro de qualquer parte da organização, atuando nas áreas de recursos humanos, financeira, investimentos, tecnologia, marketing e serviços. Esse profissional serve de apoio para as organizações.

Quais características um profissional precisa ter para ingressar nessa área?

Acima de tudo, precisa de comunicação e paixão pelo negócio e pelas pessoas. A agilidade é um guarda-chuva, e um grande negócio da nossa trilha que é fazer com que os alunos entendam sua carreira em Y, em que se pode atuar em produtos ou lideranças. É possível atuar na área de marketing, produtos e serviços e até mesmo no dia a dia dos colaboradores.

O que é a Trilha Agile oferecida pela Fundação Vanzolini?

São jornadas customizadas para alunos e alunas. Eles iniciam desde a jornada básica, passando pelos conceitos de agilidade, e depois escolhem entre a carreira de P.O (Product Owner) e Scrum Master. Na sequência, eles escolhem duas das quatro formações que oferecemos: OKR, Kanban, Management 3.0 e métricas ágeis. No final, o aluno passa por uma abordagem com a formação Agile Coach, estando preparado para o mercado de trabalho.

Quais as vantagens desse formato de trilha para as formações?

A grande vantagem é que durante a formação o aluno realiza projetos práticos, envolvendo o seu dia a dia. Em cada trilha há um professor, que além da sua formação acadêmica, possui histórico prático. É uma imersão no mundo da agilidade, contando com a experiência dos demais alunos.

Por onde começar a estudar as “trilhas ágeis”?

As nossas trilhas começam dentro da formação básica de oito horas. Depois o aluno passa

por uma formação de fundamentos e, na sequência, começa a jornada, em que escolhe sua preferência dentro de uma carreira em Y, seja ele um P.O ou Scrum Master. No final, temos a formação no Agile Coach.

É necessário ter conhecimentos prévios para ingressar nesse curso?

O que é mais interessante dentro da nossa formação é que começamos pelo básico, passando pelos primeiros passos da carreira de um agilista, para que o aluno se sinta à vontade e ambientado nesse mundo. A experiência ajuda, mas não é mandatória.

Gostou desse conteúdo? Assista aos vídeos e conheça os cursos de Agile da Fundação Vanzolini

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados