Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Métodos ágeis: o que são e por que você deve adotá-los

Métodos ágeis: o que são e por que você deve adotá-los

Quando o assunto é gerenciamento de projetos, dezenas de metodologias estão disponíveis para conduzir este tipo de trabalho. No entanto, um conceito específico se destaca quando observamos o tema com mais profundidade: os métodos ágeis.

As metodologias ágeis representam uma abordagem interativa para a gestão de projetos, que garante velocidade no acesso a feedbacks e possibilita que mudanças responsivas sejam realizadas em cada etapa de desenvolvimento do trabalho. Essa qualidade é um diferencial, porque permite que equipes trabalhem com mais velocidade dentro de um prazo e orçamento específicos. Inicialmente criados para o desenvolvimento de softwares, os métodos ágeis extrapolaram a sua esfera de atuação e, hoje em dia, são aplicados em uma variedade de projetos e apresentam uma abordagem peculiar.

Um fator importante a ser considerado é que as metodologias ágeis são compostas por tarefas concebidas, executadas e adaptadas conforme a exigência de cada situação, ao invés de um processo preestabelecido. A prática se baseia em interações contínuas de desenvolvimento e teste, onde as atividades podem ser executadas simultaneamente. Ao contrário de outras abordagens, como o modelo Waterfall, um projeto ágil não demanda o planejamento e definição de escopo antes que o trabalho seja iniciado. Dessa forma, trabalhar com agilidade significa estar aberto a mudanças ao longo do caminho. Por isso, o feedback constante de usuários finais e clientes é necessário para que todas as correções sejam realizadas no percurso.

Os valores e princípios propostos pelos métodos ágeis criaram novas formas de abordar o gerenciamento de projetos. Assim, diversos frameworks foram desenvolvidos e alguns ganharam maior notoriedade:

Scrum
Este método oferece uma estrutura onde profissionais lidam com problemas adaptativos complexos, ao mesmo tempo que entregam produtos de alto valor de forma produtiva e criativa. O Scrum é amplamente aplicado para orientar projetos e operações do dia a dia, incluindo o desenvolvimento de software, operações organizacionais e atividades de marketing.
Neste método, os blocos de trabalho são descritos como sprints, onde cada projeto tem um horizonte pequeno para ser executado. Todo sprint tem uma meta, um design e plano flexíveis que orientam o trabalho e a mudança dos resultados.

Kanban
Kanban é um método de gerenciamento de fluxo de trabalho projetado para ajudar as equipes a visualizar o trabalho de forma completa, maximizar a eficiência e ser ágil. Por este método, a realização de tarefas parte da adoção de seis práticas principais: visualização do fluxo de trabalho, limitação do trabalho em andamento, gerenciamento de fluxo, exposição dos processos adotados, implementação de ciclos de feedback e melhoria constante através da colaboração.

Extreme Programming (XP)
Este método oferece suporte a lançamentos frequentes em ciclos de desenvolvimento para melhorar a qualidade de um software, permitindo que os desenvolvedores respondem com agilidade aos requisitos do cliente. Embora essa abordagem pareça semelhante à maioria das metodologias ágeis, a diferença é que o XP leva essas práticas a níveis “extremos”. O método também propõe um grande envolvimento do cliente, ciclos rápidos de feedback e o trabalho em equipe.

Como conclusão, é importante entender a importância das metodologias ágeis e como cada uma delas conquistou não apenas a indústria de desenvolvimento de softwares, mas também o gerenciamento de projetos em diferentes segmentos. Nossos cursos ensinam os principais conceitos relacionados a este tema e abrangem uma ampla gama de metodologias. Nas aulas, será possível analisar as principais ideias ágeis, seus benefícios, limitações e como melhor aproveitá-las para aprimorar habilidades de gestão, componentes essenciais para o ambiente corporativo atual.
Os cursos oferecidos são:

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?