Fundação Vanzolini

Métodos ágeis: o que são e por que você deve adotá-los

5 de novembro de 2021 | 5min de leitura
Compartilhe:

Quando o assunto é gerenciamento de projetos, dezenas de metodologias estão disponíveis para conduzir esse tipo de trabalho. No entanto, um conceito específico se destaca quando observamos o tema com mais profundidade: os métodos ágeis.

As metodologias ágeis representam uma abordagem interativa para a gestão de projetos, que garante velocidade no acesso a feedbacks e possibilita que mudanças no fluxo de respostas sejam realizadas em cada etapa de desenvolvimento do trabalho. Essa qualidade é um diferencial, porque permite que equipes trabalhem com mais velocidade dentro de um prazo e orçamento específicos.

Inicialmente criados para o desenvolvimento de softwares, os métodos ágeis extrapolaram a sua esfera de atuação e, hoje em dia, são aplicados em uma variedade de projetos, além de apresentarem uma abordagem peculiar.

Interações contínuas

Um fator importante a ser considerado é que as metodologias ágeis são compostas por tarefas concebidas, executadas e adaptadas conforme a exigência de cada situação, em vez de um processo preestabelecido. A prática se baseia em interações contínuas de desenvolvimento e teste, em que as atividades podem ser executadas simultaneamente.

Ao contrário de outras abordagens, como o modelo Waterfall, um projeto ágil não demanda o planejamento e definição de escopo antes que o trabalho seja iniciado. Sendo assim, trabalhar com agilidade significa estar aberto a mudanças ao longo do caminho. Por isso, o feedback constante de usuários finais e clientes é necessário para que todas as correções sejam realizadas no percurso.

Os valores e princípios propostos pelos métodos ágeis criaram novas formas de abordar o gerenciamento de projetos. Assim, diversos frameworks foram desenvolvidos e alguns ganharam maior notoriedade:

Scrum

O método Scrum oferece uma estrutura na qual os profissionais lidam com problemas adaptativos complexos, ao mesmo tempo em que entregam produtos de alto valor de forma produtiva e criativa.

O Scrum é amplamente aplicado com o intuito de orientar projetos e operações do dia a dia, incluindo o desenvolvimento de software, operações organizacionais e atividades de marketing.

Nesse método, os blocos de trabalho são descritos como sprints, no qual cada projeto tem um horizonte pequeno para ser executado. Todo sprint tem uma meta, um design e plano flexíveis, que orientam o trabalho e a mudança dos resultados.

Kanban

Kanban é um método de gerenciamento de fluxo de trabalho projetado para ajudar as equipes a visualizarem o trabalho de forma completa, maximizarem a eficiência e serem ágeis.

Por esse método, a realização de tarefas parte da adoção de seis práticas principais: visualização do fluxo de trabalho, limitação do trabalho em andamento, gerenciamento de fluxo, exposição dos processos adotados, implementação de ciclos de feedback e melhoria constante por meio da colaboração.

Extreme Programming (XP)

Esse método oferece suporte a lançamentos frequentes em ciclos de desenvolvimento para melhorar a qualidade de um software, permitindo que os desenvolvedores respondam com agilidade aos requisitos do cliente.

Embora essa abordagem pareça semelhante à maioria das metodologias ágeis, a diferença é que o XP leva essas práticas a níveis “extremos”. O método também propõe um grande envolvimento do cliente, ciclos rápidos de feedback e o trabalho em equipe.

Como conclusão, é importante entender a importância das metodologias ágeis e como cada uma delas conquistou não apenas a indústria de desenvolvimento de softwares, mas também o gerenciamento de projetos em diferentes segmentos.

Nossos cursos ensinam os principais conceitos relacionados a esse tema e abrangem uma ampla gama de metodologias. Nas aulas, será possível analisar as principais ideias ágeis, seus benefícios, limitações e como melhor aproveitá-las para se aprimorar habilidades de gestão, componentes essenciais para o ambiente corporativo atual.

Quer saber mais sobre Métodos ágeis?

Clique aqui para saber: Como construir uma carreira como agilista?

Clique aqui para saber: Scrum Master, Product Owner e Agile Coach: como se preparar para carreiras das metodologias ágeis?

Conheça o nosso conteúdo gratuito, em vídeo, sobre Métodos Ágeis:

Webinar | Como construir uma carreira como Agilista

Webinar | Métricas Ágeis: Como Medir Resultados em um Ambiente Ágil

Webinar | Kanban como otimizar a gestão utilizando esse método

Conheça os diferentes cursos oferecidos pela Fundação Vanzolini na área de Métodos Ágeis:

Agile Coach
Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN
Agile Scrum Master – Formação para um verdadeiro Scrum Master
Como potencializar a agilidade organizacional com OKRs
Gestão Ágil
Introdução ao Agile Scrum – Product Owner
Introdução ao Agile Scrum Master
Kanban
Liderança Ágil e Management 3.0
Métricas Ágeis
Trilha Agile (com Gestão Ágil)
Trilha Agile (com Scrum Foundation)

» Para saber mais sobre os cursos e tirar dúvidas, acesse o site da Fundação Vanzolini.

» Para receber mensalmente o boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Posts Relacionados