Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Como me tornar um agilista?

Como me tornar um agilista?

Com informações do Prof. Alexander Terra Antunes

O ritmo que as informações chegam até o público tem aumentado cada vez mais com o passar dos anos e as empresas têm acompanhado esse cenário. Antes, ações que eram tomadas para terem seus resultados dentro de anos, tiveram seus prazos reduzidos para meses e, algumas, em dias.

“A velocidade da informação no mundo é totalmente diferente de como era no passado. A transformação de produtos e necessidades das pessoas é muito diferente do que era há alguns anos e a agilidade entra aqui”, afirmou o professor do curso Gestão Ágil, Alexander Terra, durante o webinar gratuito promovido pela Fundação Vanzolini. Por isso, ter um profissional agilista dentro das empresas tem se tornado cada vez mais necessário.

“Se uma empresa tem um produto, um serviço de entrega, um software ou um mapeamento para fazer, não dá para fazer como antigamente. É preciso mais agilidade. Não dá para esperar sete, oito meses para entregar um produto. Precisamos fazer entregas em ciclos curtos, para obter feedback mais rápido, que faça você seguir ou mudar o curso do projeto”, explicou o professor.

“Nos últimos quatro anos, o volume de empresas e a demanda que existe para transformação ágil é gigantesca, e não há profissional suficiente no mercado. Depende de você se especializar para iniciar uma carreira nessa área”, continuou.

Como construir a carreira como agilista?

Segundo Alexander, os caminhos podem ser diferentes. “No meu caso, eu trabalhava com Gestão de Projetos e caiu no meu colo um trabalho de agilidade e eu não sabia sobre o assunto. Então, comecei a estudar, fazer os cursos e, depois de me especializar, trouxe os cursos de agilidade para a Fundação Vanzolini”, comentou o professor, que destacou que, independente da maneira que você comece, é primordial que haja força de vontade para estudar e colocar em prática o que foi aprendido.

“Se você começa com um curso da Vanzolini, você tem toda a base fundamentada. Irá aprender com profissionais com know how e será conduzido para o processo de tirar uma certificação. Mas é fundamental que tenha a teoria e que coloque em prática o que foi aprendido”, complementou Terra, que reforçou que trabalhar a cultura e a mudança de mindset é essencial.

“Tudo faz parte de um conjunto: você precisa mudar a cultura, ou seja, como pensa a mentalidade ágil; precisa trabalhar as ferramentas e precisa trabalhar conhecimento”, finalizou.

Quer saber mais sobre Métodos ágeis?

Clique aqui para saber: Scrum Master, Product Owner e Agile Coach: como se preparar para carreiras das metodologias ágeis?

Conheça o nosso conteúdo gratuito, em vídeo, sobre Métodos Ágeis:

Webinar | Métricas Ágeis: Como Medir Resultados em um Ambiente Ágil

Webinar | Kanban como otimizar a gestão utilizando esse método

Conheça os diferentes cursos oferecidos pela Fundação Vanzolini na área de Métodos Ágeis:

Agile Coach
Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN
Agile Scrum Master – Formação para um verdadeiro Scrum Master
Como potencializar a agilidade organizacional com OKRs
Gestão Ágil
Introdução ao Agile Scrum – Product Owner
Introdução ao Agile Scrum Master
Kanban
Liderança Ágil e Management 3.0
Métricas Ágeis
Trilha Agile (com Gestão Ágil)
Trilha Agile (com Scrum Foundation)

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×