O Scrum é uma estrutura que suporta projetos complexos em ambientes, principalmente, de incertezas e que possibilita a implementação de times multifuncionais e auto gerenciáveis, para que possam realizar entregas de valor agregado com foco no cliente em ciclos curtos, utilizando 3 pilares:
1. Inspeção;
2. Adaptação;
3. Transparência.
A adoção do Scrum garante mais eficiência no desempenho dos projetos por meio da prescrição de cerimônias, artefatos e papéis.
Product Owner (PO): É o responsável por transformar a necessidade do cliente em uma lista de requisitos priorizada, que compreende o que será realizado. Sua visão tem um forte viés de negócio, tentando sempre entregar o máximo valor.
Scrum Master: É o que mais entende do framework Scrum e é responsável por manter as cerimônias dentro da cadência e dos objetivos traçados, além de exercer um grande papel de líder servidor e retirar os impedimentos para a equipe.
Time: Responsável pela execução, constituído de expertises multifuncionais, as quais englobam a necessidade do que precisa ser realizado.
• Planning: O Product Owner explana o objetivo da próxima sprint e o time escolhe os requisitos que devem fazer parte da execução e estima.
• Sprint: É um tempo pré-definido (time box) no qual as cerimônias e as tarefas devem ser executadas, se inicia na planning e encerra-se na retrospectiva. A duração sempre é fixa (salvo casos específicos) e o período é de 1 a 4 semanas, no máximo.
• Daily meeting: Reunião diária de 15 minutos, preferencialmente em pé, em torno do quadro kanban, que serve para o time explorar o que foi feito no dia anterior, o que será feito no dia atual e se existe algum impedimento para o Scrum Master retirar.
• Review: reunião de revisão na qual o time demonstra juntamente com o PO as funcionalidades incrementadas dentro da Sprint.
• Retrospective: Reunião de melhoria contínua em ciclos curtos que ocorrem no final de cada sprint. Responde-se a 3 questões básicas para implementações de melhoria na próxima sprint.
Backlog do Produto: Uma lista priorizada de requisitos, no qual o responsável é o PO; essa lista é atualizada constantemente tendo como intenção a redução de incertezas ao longo do projeto.
Backlog da Sprint: São itens extraídos do backlog que serão utilizados na sprint corrente, atribuindo a esses itens uma lista de tarefas de alto nível (não totalmente detalhada) para entrega do objetivo da Sprint.
Incremento: São os requisitos escolhidos na planning que darão origem a uma entrega em potencial ou para a produção.
O Scrum é muito conhecido na área de desenvolvimento de software. Contudo, atualmente é utilizado nos mais diversos projetos, como na área de saúde, varejo, para escritórios de advocacia, marketing, engenharia, entre outros.
A certificação EXIN Foundation é o primeiro passo para seguir as demais certificações dessa área e lhe dar a oportunidade de entrar em um mercado que cresce exponencialmente, pois ela irá fornecer o conhecimento mais adequado ao seu trabalho e, ao mesmo tempo, irá certificar seu domínio em Scrum.
O EXIN Foundation é uma instituição internacional que oferece formação para profissionais de TI. Entre as certificações incluídas no seu pacote de desenvolvimento está a Agile Scrum Foundation (ASF), que atesta o conhecimento nas práticas do Scrum.
No entanto, a formação do ASF também é voltada para profissionais que desejam que suas habilidades sejam atestadas no framework Scrum por um órgão internacional e reconhecido pelas organizações, com o objetivo de obter cargos de liderança, de modo que o profissional possa aplicar facilmente tudo o que aprendeu.
O Agile Scrum Foundation é voltado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades em modernas práticas em projetos, porém também pode ser voltado para aqueles que entendem de melhorias e atuam indiretamente com Scrum.
O curso possibilita ao profissional o aprimoramento de habilidades, que passa a entender como adentrar em organizações que estão no momento da transformação ágil e digital.
Dessa forma, otimizamos o seu olhar para que possa estabelecer novos times, sempre focando no multifuncionalismo do projeto.
Vivemos um tempo marcado pelo dinamismo, mudanças rápidas e novas tecnologias. Nesse cenário, a adaptabilidade e agilidade são trazidas pelo Scrum: um framework simples e interativo possibilita a otimização do desenvolvimento de projetos, em ambientes cada vez mais complexos.
Este é o momento para se destacar no mercado!
Ampliou seus conhecimento sobre Agile Scrum Foundation? Você também pode gostar desses conteúdos: