Fundação Vanzolini

Treinamento em Cultura Ágil: por onde começar?

2 de abril de 2024 | 6min de leitura
Compartilhe:

Uma formação em Cultura Ágil pode transformar carreiras e empresas. Isso porque a aplicação de métodos ágeis nos processos organizacionais pode potencializar os resultados da empresa, rompendo com barreiras e alcançando um patamar diferenciado frente ao mercado. 

Mas por onde começar uma formação Agile? Quais os caminhos possíveis para trilhar esse conhecimento capaz de otimizar tempo, aprimorar a entrega e evitar desperdícios?

Para entender melhor como funciona a formação em Agilidade, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e prepare-se para uma nova forma de atuação na carreira.

O que é Cultura Ágil?

Para começar, é preciso saber que Cultura Ágil é um conjunto de ideias, comportamentos e práticas sociais disseminada no meio empresarial, após a transformação digital.

Desse modo, a Cultura Ágil faz uso de uma série de metodologias para garantir rapidez na inspeção, adaptação, correção e entrega, atendendo de forma mais eficiente e certeira as demandas dos clientes e do próprio negócio.

Vale destacar que nesses processos no qual a agilidade é protagonista, a qualidade não é deixada de lado. Pelo contrário, a entrega deve ser o foco e deve ser aprimorada cada vez mais, garantindo a satisfação.

Nesse sentido, os métodos ágeis são empregados com o objetivo de oferecer entregas contínuas que agreguem valor.

Além disso, um ambiente organizacional no qual a Cultura Ágil está presente, há valores fundamentais, como cooperação e colaboração, maior horizontalidade na hierarquia e otimização de processos.

Dessa forma, como um organismo vivo, as empresas evoluem junto com as mudanças e demandas sociais e econômicas. Nesse contexto, a Cultura Ágil faz parte dessa evolução do mundo moderno e é uma aliada de pessoas e organizações que miram um novo modo de gerir e produzir.

Profissionais ágeis em alta

De acordo com o Fórum Econômico Mundial e seu relatório Jobs of Tomorrow (“Empregos do amanhã”), publicado em 2020, dentre as carreiras elencadas como “desenvolvimento de produtos”, três estão diretamente relacionadas com as metodologias ágeis: product owner (em primeiro lugar da lista, agile ­coach (em terceiro) e scrum master (em sexto).

Ou seja, no documento que destaca as 96 profissões que devem ganhar relevância nos próximos anos, três fazem referência aos profissionais com formação em Agile.

No entanto, o que se vê, ainda, é uma carência de pessoas formadas em Cultura Ágil para atender a demanda. Uma pesquisa feita no LinkedIn, em 2021, mostrou que havia 146 vagas para agile ­coach, 255 para product owner e 208 para scrum master. Juntas, as carreiras geravam mais de 600 oportunidades na época.

E a tendência, de acordo com especialistas, é de uma alta na procura por profissionais ágeis. Isso porque, no cenário atual, uma empresa que não acompanha as transformações sociais e tecnológicas perde em competitividade e corre sério risco de ser anulada pelo mercado, ficando para trás em muitos aspectos.

Sendo assim, contar com profissionais capacitados e formados em Cultura Ágil é um talismã para os negócios e uma trilha de sucesso para a carreira.

Por onde começar uma formação em Agile?

Bem, mas sabemos que às vezes é difícil saber por onde começar a estudar a Cultura Ágil e suas práticas, diante das muitas possibilidades de caminho disponíveis.

Então, para te ajudar a dar o primeiro passo nesse percurso e se tornar um profissional ágil, compartilhamos aqui algumas dicas. Veja a seguir:

1. Leitura de artigos e livros

Como porta de entrada para o mundo da agilidade, que tal começar a ler livros e artigos, assistir a vídeos e participar de discussões online? Assim, é possível ter um primeiro contato e criar um entendimento básico das práticas e conceitos fundamentais das metodologias ágeis.

2. Cursos de Cultura Ágil gravados 

Depois, em um segundo momento, é possível investir em cursos gravados de Agilidade, oferecidos por instituições voltadas ao ensino corporativo. Os conteúdos gravados podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar, se encaixando nas rotinas quase sempre corridas e cheias dos profissionais.

Por meio dos cursos gravados, é possível aprofundar um pouco mais no mundo da Cultura Ágil, tendo contato com conteúdos importantes, que incluem conceitos e ferramentas, teorias e práticas que vão agregando valor à carreira.

Nesse caso, também é válido participar de fóruns de discussão e eventos online que permitam uma troca mais direta com outros agilistas em formação.

3. Cursos de Cultura Ágil ao vivo

Para dar sequência à formação em Cultura Ágil, o próximo passo é o investimento em cursos online ao vivo.

Com dia e hora para acontecer e com o contato imediato com os professores e colegas, os cursos ao vivo exigem presença, permitem maior interatividade e garantem o esclarecimento de possíveis dúvidas mais rapidamente.

Dessa forma, os cursos de agilidade ao vivo são uma opção para quem já está mais envolvido com os conceitos e metodologias e deseja seguir mais a fundo no mundo Agile.

4. Trilha Agile para formação completa

Por fim, para quem deseja um mergulho profundo e contínuo no mundo ágil, a indicação de formação é a trilha completa, com cursos que vão do básico ao avançado e são capazes de levar o profissional ao certificado de expert em Agilidade.

Na Trilha Agile Expert Avançado, da Fundação Vanzolini, você vai aprender processos, métodos, frameworks e práticas para desenvolver projetos com foco em resultados, conquistando uma visão completa da mentalidade Ágil.

Agile é na Fundação Vanzolini

Para os profissionais que desejam formação na Cultura Ágil, a Fundação Vanzolini oferece cursos gravados e ao vivo – para atender aos mais variados públicos -, ministrados por professores experientes no mercado.

Do básico ao avançado, os cursos da Fundação Vanzolini permitem que o profissional percorra seu caminho na Cultura Ágil e vá adquirindo, cada vez mais, conhecimento e habilidade para agregar valor aos negócios e transformar realidades organizacionais.

Do gravado até a Trilha Agile, os profissionais com formação pela Fundação Vanzolini ficam preparados para os novos desafios da carreira e para as novas demandas do mundo do trabalho.

Então, se você quer dar os primeiros passos na Cultura Ágil, conte com a expertise da Vanzolini para te acompanhar nessa jornada. Acesse nosso site e conheça as possibilidades de cursos e treinamentos Agile.

ENTRE EM CONTATO

Até o próximo!

Fontes:

Você S/A

O IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO ÁGIL NA CULTURA ORGANIZACIONAL: DAS PRÁTICAS E VALORES ORGANIZACIONAIS A GESTÃO DA MUDANÇA

Posts Relacionados