Eficiência nos Processos de Negócios implantação e manutenção
No cenário atual é fundamental trazer maior eficiência nos processos de negócios da sua empresa. Descubra como fazer isso e alcance um papel de destaque na competitividade!
Processos de negócios são linhas que armazenam e direcionam as atividades ou tarefas de uma empresa, gerando maior valor. Mas como extrair uma boa eficiência dos processos de negócios?
Na disciplina de Business Process Management (BPM) – Gestão de Processo de Negócio, eles podem ser divididos em processos:
- primários;
- de suporte;
- de gerenciamento.
Neste artigo, você entenderá como proporcionar mais qualidade aos procedimentos da sua empresa e, ainda, receberá algumas dicas de ferramentas para melhorar a eficácia. Boa leitura!
Importância dos processos de negócios na produtividade
Para uma melhor compreensão da importância da eficiência nos processos de negócios para a produtividade, podemos compará-la com o vestuário de um corredor profissional, por exemplo.
À medida que esse atleta cresce, desde a infância até a juventude, a numeração de suas roupas deverá mudar e ser ajustada ao seu corpo, proporcionalmente ao seu porte.
Se, por um acaso, esse corredor permanecer com as mesmas roupas que vestia quando criança, não correrá o máximo que pode, pois elas poderão rasgar-se e prejudicá-lo em seu desempenho.
O mesmo ocorre com as empresas que crescem e permanecem com um processo de negócios que não condiz mais com seu tamanho. Ou, ainda, com aquelas que não possuem um.
Os processos de negócios proporcionam organização e objetividade. Por isso, trabalhar tanto na implantação quanto na manutenção, para ser o mais eficiente possível, pode garantir o desenvolvimento da empresa.
Como implementar na minha empresa
Antes de implementar com eficiência os processos de negócio, é importante definir a abordagem utilizada, fazer um levantamento de dados e elaborar uma modelagem dos processos. Confira!
1 – Definir a Abordagem de Modelagem
Há três tipos principais de abordagens utilizadas para modelagem de procedimentos:
- Top-down: como uma pirâmide vista de cima para baixo, são primeiramente definidos macroprocessos abrangentes, depois processos simples, então atividades mais específicas e, por fim, tarefas claras e objetivas.
- Middle-out: nessa abordagem, identificamos e partimos do núcleo do problema para as suas vertentes e extremidades.
- Bottom-up: ao contrário do top-down, aqui primeiro é feita uma análise dos detalhes mais específicos, e depois seguimos para assuntos mais amplos.
2 – Levantamento e análise de dados
Aqui são coletadas todas as informações necessárias para se definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito e de que forma. A coleta pode ser feita de várias maneiras.
Para ajudar com isso, o gestor Peter Drucker sugeriu uma metodologia de abordagem com cinco perguntas, em que ele define como ponto de partida os seguintes questionamentos para os gestores:
- Qual é a nossa missão?
- Quem é nosso cliente?
- O que o cliente valoriza?
- Quais resultados queremos alcançar?
- Qual é o nosso plano?
Com essas perguntas, os gestores podem traçar seus passos iniciais para elaborar uma modelagem básica.
3 – Escolher uma notação
Notação é a linguagem que será utilizada pela empresa para elaboração e utilização da modelagem de processos de gestão. São alguns exemplos:
- BPMN (Business Process Model and Notation): Essa é, provavelmente, a mais difundida entre as notações, por ser uma linguagem universal de símbolos que representam cada ação ou tarefa executadas;
- EPC (Event-driven Process Chain): Adota uma linguagem mais acessível que a BPMN;
- Fluxograma: Essa notação é mais simples que as anteriores e, até por isso, é apenas utilizada para organizações menos complexas.
Após isso, a etapa seguinte é fazer a construção de uma modelagem para o seu negócio. Podem ser utilizados papel e caneta, mas aqui vão opções mais práticas e modernas.
Ferramentas para criar uma modelagem de processos
Com a tecnologia, surgiram muitas formas alternativas para a elaboração e implantação desses processos nas instituições. Conheça algumas ferramentas BPMN que podem auxiliar nessa tarefa.
Bizagi Modeler
Segundo o site da ferramenta, esse é um software de mapeamento de procedimentos empresariais gratuito, intuitivo e colaborativo, que permite a criação e documentação de processos de negócios na nuvem.
Entre as suas funcionalidades, destacam-se:
- Criação, interpretação e otimização de diagramas de fluxo de trabalho;
- Publicação do processo em Word, Excel, PDF, entre outros;
- Biblioteca de processos armazenados em nuvem.
Heflo
Essa é uma plataforma desenvolvida desde 2015, que oferece modelagem, publicação, automação, controle e monitoramento sobre seus processos de negócios. Ela conta também com um editor de textos próprio.
No seu plano acadêmico gratuito, estão inclusos, entre outros recursos:
- Gravação de diagramas na nuvem;
- Download de diagramas como imagem ou PDF;
- Importação e exportação de documentos.
Visio
Adquirida e desenvolvida pela Microsoft desde 2000, essa ferramenta paga permite a elaboração de fluxogramas, organogramas e diagramas de rede, enquanto compartilha vários dos recursos de segurança do Microsoft 365.
Entre os diferenciais que essa plataforma oferece, podemos destacar:
- Recursos de acessibilidade exclusivos;
- Interação com outros serviços do Microsoft Office;
- Modelos prontos de diagramas.
ARIS
A sigla para Architecture of Integrated Information System é outro software de análise e criação de processos de negócios que pode auxiliar na criação de uma modelagem ideal.
Ele oferece pacotes do básico ao mais avançado, com diferentes opções de serviços. Alguns deles são:
- Interface de usuário interativa;
- Criação de modelo BPMN ou EPC;
- Modelagem baseada em tabela.
Com a elaboração da modelagem, basta, apenas, documentar esses processos e distribuir entre os setores da empresa, para que todos fiquem alinhados com esses objetivos. E, então, colocar em prática.
Indicadores de desempenho e sua importância
Com o seu processo de negócios pronto, é necessário monitorar os resultados trazidos por ele. Para isso, os indicadores de desempenho podem ser a solução.
Segundo a especialista em gestão, Vera Maria Secaf, um indicador de desempenho ou Key Performance Indicator (KPI), é uma ferramenta que avalia qualitativa ou quantitativamente a eficiência dos processos de negócios.
Os indicadores de desempenho podem ser divididos em quatro classificações:
- Estratégicos;
- Produtividade;
- Qualidade;
- Capacidade.
Como aumentar, ainda mais, a eficiência dos processos de negócios
Ainda que agora você saiba um pouco mais sobre aplicação com eficiência em processos de negócios e indicadores de desempenho, sempre há espaço para mais conhecimento.
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Fontes:
O que são indicadores de desempenho de processos e 5 exemplos dos mais importantes
O que é Processo de Negócio: entenda a Classificação de Processos em uma organização
Processos de Negócio: o que são e como modelar? Exemplos. | Blog SYDLE
Modelagem de processos de negócio: o que é, benefícios, como fazer, dicas práticas e muito mais!
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