Fundação Vanzolini

Como melhorar a eficiência nos processos de negócios

11 de janeiro de 2023 | 4min de leitura
Compartilhe:

As dinâmicas do mercado mudaram bastante nos últimos anos. A entrada de novas empresas na disputa e a mudança do perfil do consumidor fez com que os processos de negócios de uma empresa se transformassem, em busca de mais eficiência e qualidade.

Somente as organizações que se preocupam com sua eficiência operacional conseguem sobreviver a esse cenário. Nesse sentido, a eficiência operacional no processo de produção contribui expressivamente para o melhor desempenho dos resultados e garante o destaque da empresa entre os concorrentes.

Para se alcançar esse resultado, é preciso reduzir as perdas e aumentar a capacidade dos recursos disponíveis. Por conta disso, é imprescindível aprender como melhorar a eficiência operacional. A seguir, indicamos alguns caminhos para elevar a eficiência nos processos.

 

A diferença entre eficiência e eficácia

A princípio, é importante destacar que o conceito de eficiência é muito amplo, geralmente associado à produtividade da empresa. Em seu livro The Effective Executive, “O Executivo Eficaz”, Peter Drucker, considerado o “pai” da administração moderna, afirma que “eficiência é fazer da maneira certa, e eficácia é fazer a coisa certa”.

Eficiência significa então trabalhar com velocidade, desempenhar o trabalho com menos recursos, realizar grandes projetos com um orçamento reduzido. Ou seja, fazer mais com menos.

A partir dessa visão, podemos entender que as equipes eficientes executam projetos orientados por processos, criam planos de gerenciamento de recursos, aderem à automatização, têm êxito trabalhando com recursos limitados e concentram-se no trabalho que têm à frente, entre outras performances.

Por sua vez, a eficácia refere-se ao resultado que agrega valor à empresa e tem um impacto expressivo nas metas empresariais. Equipes eficazes sabem como priorizar e dedicar adequadamente recursos apropriados a iniciativas importantes.

Em geral, essas equipes orientam-se por metas, investem em resultados, focam no cliente ou no usuário final e relacionam o seu trabalho ao panorama geral. Dessa forma, a eficiência e a eficácia são necessárias para que uma equipe de sucesso realmente funcione.

 

Como melhorar a eficiência operacional nos processos de negócios

Para melhorar a eficiência operacional de uma empresa, toda a organização deve estar envolvida no processo de melhoria. Ou seja, todos os profissionais precisam entender as operações, equipamentos e recursos financeiros da empresa, bem como suas responsabilidades e o tempo gasto em cada tarefa.

Algumas ações são essenciais, como:
– Padronizar processos;
– Identificar gargalos;
– Alinhar a equipe.

No curso Melhoria de Eficiência nos Processos de Negócios, oferecido pela Fundação Vanzolini, você aprende a definir, estruturar e implantar planos de ação para melhoria da eficiência de processos, alinhados ao direcionamento dado pelo planejamento estratégico da organização.

Na modalidade curta-duração, com 18 horas de carga horária, a formação introduz os fundamentos e as principais ferramentas de melhoria da eficiência nos processos de negócio da organização, abrangendo os processos operacionais, administrativos e de suporte da empresa. Confira abaixo a trilha de aprendizagem do curso:

Conteúdo do programa:

  1. Conceito de Planejamento Estratégico;
  2. Métricas de Eficiência dos Negócios: OKR, Power BI e Dashboards;
  3. Plano de Melhoria da Eficiência dos Negócios;
  4. Melhoria da Eficiência Econômica;
  5. Melhoria da Eficiência das Operações;
  6. Estudos de Casos e Aplicação Prática em Ambientes Produtivos, de Serviços e Administrativos;
  7. Ferramentas de Gestão de Melhorias;
  8. Como manter e melhorar o processo de Melhoria na Eficiência dos Negócios.

As melhorias que uma instituição precisa implementar devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos definidos no planejamento, abrangendo todas as áreas, o que garante um alinhamento de todos os colaboradores, mirando os objetivos definidos pela organização.

Para garantir esse alinhamento, o curso da Fundação Vanzolini enfatiza o uso de métricas para medir a eficiência desejada e seu desdobramento para as áreas operacionais. Acesse a página do curso, baixe o programa completo e matricule-se na próxima turma! Até breve!

 

ENTRE EM CONTATO

 

Fontes:

Asana

BWS consultoria

Ramo

Zeev

Posts Relacionados