
Um movimento tem marcado a evolução da Qualidade em Saúde: a transição da atenção puramente técnica e focada na doença, para um modelo que coloca e reconhece o paciente como o elemento central de todo o processo.
Em um mundo que está envelhecendo mais, com aumento de doenças crônicas e com escassez de recursos, torna-se vital aprimorar a experiência do paciente nos serviços de saúde, a qualidade do cuidado e a sustentabilidade das soluções.
Diante dessas novas demandas, a publicação da ISO 7101, que trata do Sistema de Gestão para a Qualidade em Saúde, chega como um marco internacional fundamental.
A norma estabelece os requisitos para um sistema de gestão focado em garantir um cuidado adequado, seguro, eficaz, eficiente, equitativo e, sobretudo, centrado nas pessoas.
A ISO 7101 é uma norma internacional que fornece os requisitos para sistemas de gestão da qualidade em organizações voltadas à saúde. Ela se aplica a sistemas, organizações ou entidades de todos os portes e estruturas, como hospitais, clínicas, atenção primária e laboratórios.
Seu objetivo principal é claro: fortalecer a qualidade e a segurança no setor.
Dessa forma, a relevância da ISO 7101 está no fato de ser a primeira norma internacional específica para a Gestão da Qualidade em Saúde.
Além disso, a norma adota uma estrutura harmonizada com outros padrões ISO, beneficiando as organizações que implementam múltiplos sistemas de gestão.
Assim, a norma pretende criar uma cultura da qualidade, começando com uma alta direção forte, e levando à adoção de um sistema de saúde baseado em cuidado centrado nas pessoas, respeito, compaixão, coprodução, equidade e dignidade.
O Cuidado Centrado na Pessoa (CCP) não se resume à satisfação pontual do paciente, busca abranger a totalidade da sua jornada, desde o primeiro contato até o acompanhamento pós-alta.
A ISO 7101 define o CCP como uma iniciativa que envolve pacientes, familiares, cuidadores e comunidades, incorporando suas necessidades, experiências e preferências únicas.
Esse conceito tira o paciente da posição de mero “receptor de serviços” e o coloca como protagonista de seu próprio tratamento. Os princípios fundamentais que sustentam o CCP, e que a norma exige que as organizações cultivem, incluem:
A norma 7101 não apenas define o conceito, mas destina uma cláusula específica com requisitos práticos, para que as organizações possam operacionalizar o CCP, transformando a intenção em ações concretas:
A norma também reconhece que o cuidado centrado na pessoa depende do bem-estar de quem o presta, exigindo um plano documentado para a saúde e segurança da força de trabalho, abordando estresse, exaustão e violência.
Em suma, veja o que a ISO 7101 diz sobre CCP:
Experiência do Usuário: valer-se de uma amostra significativa e medir não apenas a satisfação do usuário, mas avaliações completas dos serviços clínicos e administrativos;
Cuidado compassivo: promover, para os usuários, cuidadores e colaboradores, um ambiente de gentileza e respeito;
Letramento em Saúde: assegurar comunicação transparente e utilizar meios de comunicação para a confirmação de atendimento, por meio da educação da equipe e desenvolvimento de estratégias de validação;
Inclusão e diversidade: garantir equidade, ao alinhar os serviços às necessidades de todas as pessoas e promover a competência cultural para reduzir disparidades;
Coprodução: empoderar os usuários e serviços de apoio para participar ativamente dos seus cuidados e compartilhar as tomadas de decisões, prestando atenção às necessidades e objetivos dos usuários.
Buscar a certificação ISO 7101 é um passo estratégico que gera benefícios para a instituição e, mais importante, para a comunidade atendida. Confira a seguir, os principais:
Por fim, a certificação ISO 7101 é mais do que alcançar uma conformidade, ela representa um compromisso ético e prático com vidas. Ao colocar o paciente no coração de todas as decisões, as instituições garantem excelência clínica, dignidade e a segurança que toda pessoa merece.
Descubra como a Fundação Vanzolini pode apoiar sua instituição de saúde a conquistar a ISO 7101, promovendo um cuidado mais humano, seguro e centrado na pessoa.
Para mais informações sobre certificações da Fundação Vanzolini:
certific@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100
Agendamento e Planejamento
(11) 9 7283-6704
Comercial
(11) 9 6476-1498
Conheça também o curso Interpretação dos requisitos – ISO 7101 da Fundação Vanzolini.
Fontes: