Como forma de garantir a segurança, eficácia e experiência dos pacientes, a união da inovação com as diretrizes da ISO 7101 surge como uma ferramenta poderosa e fundamental para hospitais, clínicas e laboratórios.
A qualidade e a segurança são fatores decisivos nos serviços de saúde e a busca pela melhoria contínua deve ser um imperativo. O cuidado com a vida humana requer minúcias que só podem ser alcançadas com muita responsabilidade e critérios rigorosos.
Alinhada aos princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS), a norma internacional ISO 7101 fornece diretrizes sólidas para uma gestão eficiente em organizações de saúde, fomentando uma cultura de inovação e centrada no paciente, além de promover experiências mais humanizadas e seguras.
Para saber mais sobre o que é a ISO 7101 e como ela é essencial na Gestão da Qualidade na Saúde, siga com a leitura!
A ISO 7101 é uma norma internacional, elaborada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), assim como as já conhecidas ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), porém criada especificamente para atender às necessidades de gestão da qualidade no setor de saúde.
Essa nova norma está alinhada aos princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece diretrizes robustas para a melhoria contínua dos serviços, processos e resultados em organizações de saúde.
Publicada em 3 de outubro de 2023, foi a primeira norma internacional de consenso voltada para a gestão da qualidade em organizações de saúde, com requisitos para uma abordagem sistemática que visa desenvolver sistemas de saúde sustentáveis e de alta qualidade.
Dessa maneira, sua implementação permite que instituições de saúde – hospitais, clínicas e laboratórios – adotem uma cultura de qualidade centrada no paciente, promovendo uma experiência de cuidado mais humana e segura.
Além disso, a ISO 7101 garante processos bem definidos e controlados para minimizar riscos, aumentar a eficiência operacional por meio da gestão eficaz de recursos e reduzir desperdícios. Iniciativas estas que são essenciais diante do cenário atual, no qual há desafios constantes, como escassez de recursos, envelhecimento populacional e aumento das doenças crônicas. Também assegura a conformidade com os requisitos regulatórios e normativos do setor.
A ISO 7101 é uma norma jovem, nascida na era digital, e, sendo assim, chega com um caráter inovador, que estimula a criação de soluções inteligentes e anda de mãos dadas com as novidades e mudanças tecnológicas que estamos vivenciando.
Portanto, o que a ISO 7101 tem como objetivo, de forma geral, é:
Ao implementar a ISO 7101, as instituições de saúde ganham em mais eficiência, segurança e satisfação do paciente. Por meio de seus requisitos, há benefícios na:
A ISO 7101 também reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3.8, que trata do acesso a serviços de saúde de qualidade.
Além disso, contribui para outros ODS, como trabalho decente e crescimento econômico, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades e cidades e comunidades sustentáveis. A norma incorpora princípios do modelo STEEEP, promovendo cuidados de saúde que sejam seguros, oportunos, eficazes, eficientes, equitativos e centrados no paciente.
Como falamos no início, a qualidade é premissa quando se trata de ambientes de assistência à saúde. No entanto, incorporar essa cultura nas instituições pode ser desafiador.
Uma pesquisa publicada no periódico britânico BMJ mostra que serviços com baixa qualidade da assistência geralmente possuem sistemas de responsabilidade confusos e fragmentados, nos quais a liderança tem dificuldade para dividir o poder e só intervém em circunstâncias excepcionais.
A fonte de maior obstáculo para melhoria da qualidade, segundo o estudo, coube à cultura organizacional deficiente, associada às estruturas hierarquizadas e não colaborativas, com líderes desconectados daquilo que incentiva os funcionários. Assim, em maior ou menor grau, esses problemas apareceram em 90% dos estudos que analisavam as características de serviços de saúde com problemas de qualidade.
Outro dado relevante mostra que cerca de 53% das despesas hospitalares no Brasil são desperdícios ocasionados por falhas que poderiam ser evitadas ou controladas, a partir de uma gestão hospitalar eficiente. A informação é da plataforma Valor Saúde Brasil.
Nesse caso, a implementação da ISO 7101 também pode contribuir para promover o engajamento de lideranças, pontos focais e colaboradores-chave quando se trata de colocar em prática uma cultura organizacional.
O processo de implementação e certificação da ISO tende a mobilizar os profissionais e uni-los em torno de um objetivo comum. Essa ação coletiva resulta em melhores condições para todos, para a instituição, para os pacientes e para a comunidade.
A implementação da ISO 7101 nas organizações de saúde não apenas promove a qualidade, mas também atua como um catalisador para a inovação. Recursos tecnológicos são bem-vindos para mais dinamismo e otimização dos processos.
No entanto, é importante destacar que inovação não se trata apenas de softwares e máquinas tecnológicas, mas também da forma de pensar. Por meio das diretrizes da norma, é possível desenvolver um pensamento ousado e inovador, uma prática moderna na assistência à saúde. Adotar uma abordagem centrada no paciente, por exemplo, é uma iniciativa inovadora e uma das prerrogativas da ISO 7101.
Então, ao estabelecer uma cultura de melhoria contínua e foco no paciente, a norma incentiva a busca por soluções criativas e eficazes para os desafios do setor.
Por fim, a implementação da ISO 7101 é uma aliada importante das instituições de saúde, pois permite que elas adotem uma abordagem sistemática para a gestão da qualidade, promovendo a inovação, a melhoria contínua e o envolvimento das pessoas nos processos – incluindo os pacientes.
A ISO 7101 na gestão hospitalar possibilita o encadeamento de práticas bem definidas e controladas, contribuindo de forma significativa para a eficiência e humanização do atendimento, evolução e modernização dos sistemas, gestão de recursos e redução de desperdícios. Fatores estes, sem dúvida, cruciais para a sustentabilidade do sistema de saúde nos dias de hoje.
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Fontes:
O que têm em comum os hospitais com problemas de qualidade?
O que é gestão hospitalar e por que os hospitais estão investindo em profissionais cada vez mais capacitados