Fundação Vanzolini

Quatro treinamentos para empresas: qual é o mais indicado?

3 de junho de 2024 | 7min de leitura
Compartilhe:

Conheça quatro tipos de treinamento para empresas: descubra quais são, os benefícios e qual é o mais indicado para a sua equipe.

Investir em treinamentos para empresas é uma forma de capacitar colaboradores, melhorar a performance organizacional e manter-se competitivo no mercado. Para representar a importância da qualificação profissional, existe um ditado bem apropriado: camarão que dorme, a onda leva, ou seja, aqueles que não se atualizam, ficam para trás no âmbito profissional.

Aos que se recusam a “dormir” em serviço, destacamos quatro opções disponíveis de treinamento, seus benefícios e os cenários mais comuns de aplicação deles. Então, leia com atenção e descubra qual é o mais adequado para a sua empresa. Vamos lá?

Quatro tipos de treinamentos para empresas

1.    Treinamento de habilidades técnicas

Treinar as habilidades técnicas visa desenvolver habilidades específicas relacionadas ao trabalho, como o uso de softwares, técnicas de programação, operação de equipamentos, entre outros, a depender do setor e área da empresa.

Muitos cargos exigem curso superior ou técnico, o que, em tese, indica que o profissional possui as habilidades necessárias à ocupação. No entanto, a prática é um pouco diferente e necessita de capacitações específicas e adicionais.

Assim, o treinamento de habilidades técnicas complementa os conhecimentos prévios dos profissionais, além de aperfeiçoá-los.

Benefícios

Ajuda os funcionários a melhorarem sua eficiência e produtividade nas tarefas diárias, além de manter a empresa atualizada com as últimas tecnologias e práticas do mercado.

Além disso, investir em conhecimentos pontuais auxilia na atualização profissional, isso porque o mercado está em constante mudança, sendo preciso estar atento às tendências dos setores.

Cenários de aplicação

É especialmente útil em empresas que dependem fortemente de habilidades técnicas para realizar suas atividades, como empresas de tecnologia, engenharia, manufatura, design, etc.

Como já dito, a mudança é constante e, em alguns casos, bem rápida. No design, por exemplo, surgem novos movimentos, uma hora o minimalista, outra o maximalista, sem contar em novas ferramentas, enfim, estar atualizado torna-se indispensável nesse e em diversos contextos.

2.    Treinamento de desenvolvimento de liderança

Esse tipo de treinamento foca no desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação, gestão de equipe, resolução de conflitos, entre outras competências relacionadas à liderança.

Um líder contribui significativamente com o andamento dos projetos e das atividades da equipe, seja de forma positiva ou negativa. Para gerir uma equipe bem-sucedida, a liderança deve ser estratégica em todos os parâmetros, desde a comunicação até a postura e o modo de administrar.

Nesse caso, ser líder vai além de ocupar um cargo de chefia, pois se refere ao fato de exercê-lo com intencionalidade, a partir de métodos eficazes. 

Benefícios

Prepara os líderes atuais e futuros da empresa para lidar com os desafios do ambiente corporativo, promove um ambiente de trabalho mais colaborativo e inspirador, e também aumenta a retenção de talentos.

Assim como citamos, bons líderes podem ditar o sucesso de uma empresa. Nos casos em que a liderança não é assertiva, a instituição pode perder clientes e, às vezes, manchar sua imagem no mercado. Por outro lado, bons gestores podem colocá-las no caminho do sucesso.

Cenários de aplicação

É adequado para empresas que buscam desenvolver seus líderes internamente, melhorar a cultura organizacional e garantir uma sucessão eficaz de liderança.

Além disso, se a sua equipe está desmotivada, com dificuldade de seguir ordens, criando frequentes conflitos, não tem alcançado as metas propostas, ou até mesmo tem um alto índice de evasão, você possivelmente está precisando — e muito — de um treinamento de liderança. Pense nisso! 

3.    Treinamento em novas tecnologias e ferramentas

Hoje em dia, a maioria dos processos das empresas são feitas por meios tecnológicos, no entanto, se nem todo mundo consegue dominar programas considerados “simples”, como o Excel e o Microsoft Word, imagine os mais avançados!

Por esse motivo, os treinamentos para empresas devem incluir a capacitação em novas tecnologias e ferramentas, para garantir aos seus funcionários a aptidão para usá-las com eficiência.

Os gestores não podem pensar que todos os seus funcionários estão no mesmo nível de entendimento tecnológico, devido a fatores como idade e especialização. Por isso, esses treinamentos são, além de necessários, proveitosos.

Benefícios

A capacitação para lidar com ferramentas e tecnologias emergentes é um dos principais benefícios, afinal, esse cenário vive de atualizações, sendo indispensável adaptar-se às mudanças. Como resultado, a equipe aumenta a eficiência e a qualidade do trabalho.

Cenários de aplicação

Quando a empresa introduz novos softwares ou sistemas, a capacitação é obrigatória, caso contrário, eles não serão utilizados corretamente. Outro cenário importante diz respeito à atualização de habilidades para acompanhar o avanço tecnológico, quando a instituição não quer ficar para trás em seu setor.

4.    Treinamento comportamental

Nossa primeira dica de treinamento corporativo estava relacionada às habilidades técnicas, porém as habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills, são igualmente fundamentais.

A partir das capacitações dessa área, os profissionais desenvolvem competências pessoais e interpessoais como: oratória, comunicação, inteligência emocional, gestão de tempo, produtividade, trabalho em equipe e tantas outras muito importantes no meio empresarial.

Benefícios

O desenvolvimento de habilidades interpessoais é primordial em qualquer área do mercado de trabalho, afinal a rotina empresarial não significa somente ligar um computador e realizar atividades.

Pelo contrário, para realizá-las efetivamente, são necessários requisitos como: promoção de uma cultura organizacional saudável e inclusiva, motivação e engajamento dos colaboradores, redução de conflitos e melhoria do clima organizacional, boa comunicação, produtividade, etc. Ou seja, tudo o que o treinamento comportamental oferece.

Cenários de aplicação

O treinamento de soft skills faz-se necessário em determinados contextos, principalmente quando há necessidade de melhorar a comunicação entre equipes ou departamentos, na integração de novos funcionários à cultura da empresa e em abordagem de questões específicas, como liderança, resolução de conflitos ou feedback construtivo.

Cada um dos treinamentos para empresas citados são excelentes investimentos, principalmente por criarem um ambiente organizacional propenso a aproveitar, de cada funcionário, suas maiores qualidades profissionais e interpessoais.

Quanto à escolha dos tipos de capacitações, vale realizar uma avaliação diagnóstica e perceber quais os pontos críticos da organização. Mas, independentemente de qual for o escolhido, indicamos a modalidade Cursos in Company como sendo a melhor em todos os casos.

Para saber sobre os cursos, clique no link em destaque e treine sua equipe de forma exclusiva e personalizada, com cursos voltados conforme as necessidades específicas da sua organização.

ENTRE EM CONTATO

Até o próximo!

Fontes:

rhopen.com.br/5-tipos-de-treinamentos-para-empresas-e-como-aplica-los/#5_Treinamento_comportamental

blog-forbusiness.vagas.com.br/tipos-de-treinamento-e-desenvolvimento/

Posts Relacionados