Entenda como a estratégia organizacional deve se alinhar à Gestão de Operações para reduzir custos e aumentar a lucratividade dos negócios
A Gestão de Operações desempenha um papel crucial na estratégia organizacional, principalmente porque, quando bem alinhadas, essas áreas têm o poder de transformar as atividades da empresa, tornando-as mais eficientes, otimizadas, inovadoras e ágeis.
Com todos esses benefícios, o resultado inevitável é a satisfação completa dos clientes. Portanto, a gestão operacional é um componente fundamental para o sucesso sustentável de uma empresa, pois eleva a competitividade e aumenta a satisfação dos consumidores.
Responsável pelo planejamento, controle e coordenação dos recursos e atividades, a gestão, quando integrada à estratégia organizacional, assegura o alcance das metas corporativas e o aumento dos lucros.
Neste artigo, detalhamos todos os benefícios da sinergia entre gestão e estratégia, mostrando como esses conceitos se aplicam na prática e como podem ser implementados em sua organização.
Antes de apresentar as orientações práticas em relação à gestão operacional, mostraremos três benefícios responsáveis por aumentar a competitividade das empresas e colocá-las à frente dos concorrentes e no favoritismo dos consumidores.
Operações eficientes reduzem os custos de produção e operação ao melhorar o funcionamento das atividades e do uso de recursos. Assim, a eficiência operacional minimiza desperdícios e gastos com mão-de-obra, materiais e com o capital em geral.
Como resultado, aumenta a margem de lucro e permite a melhora dos preços dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, sem que isso prejudique a qualidade e os ganhos financeiros.
Devido ao poder de otimização e de automatização, característicos da gestão operacional, o controle de qualidade, de entrega e de custo são aprimorados, o que aumenta a satisfação do cliente. E, onde tem clientes satisfeitos, tem clientes fiéis, e são os responsáveis por solidificar a empresa no mercado.
A captação de novos clientes deve estar entre os encargos fundamentais dos colaboradores, mas tão importante quanto aumentar a clientela, é fidelizá-la. O que torna um negócio referência em seu setor são os clientes constantes e satisfeitos, e não os vários novos consumidores que não voltariam a comprar o produto ou a contratar o serviço. Percebe a diferença?
Quando somadas, a eficácia operacional e a excelência em atendimento ao cliente resultam no aumento da competitividade, na qual empresas especialistas em Gestão de Operações dominam o mercado e a preferência dos consumidores.
Processos produtivos, ágeis e flexíveis permitem realizar métodos adaptáveis às mudanças do ramo e do comportamento dos clientes, fatores que auxiliam a manter a atualidade e a competitividade do empreendimento.
Agora conheça, na prática, qual é o papel da Gestão de Operações na estratégia organizacional, a partir de seis princípios norteadores:
O termo estratégia não pode ser desassociado de nenhuma das atividades desenvolvidas pela empresa. Tudo deve ser estratégico. Isso posto, a gestão estratégica de operações alinha as operações da empresa às suas metas, para que os aspectos da produção a auxiliem a alcançar os objetivos desejados.
Nesse contexto, a tática envolve a análise e o redesenho de processos para melhorar a eficiência e a eficácia, além de integrar operações com outras áreas estratégicas, como finanças e inteligência de negócios.
A rentabilidade e a sustentabilidade dos negócios estão entre os principais anseios de uma empresa, não é mesmo? Então, geri-los eficientemente torna-se indispensável para o controle dos gastos e para o aumento dos lucros.
Alinhar gestão operacional com a gestão financeira faz parte das ações contribuintes com a otimização do orçamento, da redução de desperdício e da alocação inteligente dos recursos.
A metodologia ágil na gestão das operações favorece a adaptabilidade das ações corporativas e promove o rápido alinhamento às demandas dos clientes. Ao priorizar a entrega veloz focada nos desejos dos consumidores, a instituição se renova constantemente, mantém-se atual no mercado e eleva o nível de satisfação dos interessados.
A logística bem executada é intrínseca à boa Gestão de Operações, pois ela garante que produtos e serviços sejam entregues aos clientes, superando as expectativas relacionadas à qualidade e aos prazos estabelecidos.
Pense em um aplicativo de compras online. Quais são os principais tópicos encontrados nas avaliações dos compradores? Prazo e qualidade, concorda? Então, a empresa deve desenvolver processos bem estruturados de logística, planejamento e controle da produção, caso queira se destacar no mercado.
O método Seis Sigma é uma estratégia pautada na identificação de problemas nas operações, análise de dados, implementação de melhorias e auxílio na permanência dos resultados sempre positivos.
Assim, a estratégia se apropria das Ferramentas Lean para reduzir a instabilidade dos processos e para aumentar a eficiência deles, eliminando atividades que não agregam valor e melhorando as que apresentam falhas. Em relação às operações, portanto, elas contribuem com a efetividade e o cumprimento das metas.
Veja mais: Guia prático para implementar Lean Seis Sigma
Como complemento às contribuições citadas, para arrematar a gestão operacional, apresentamos a contribuição das tecnologias avançadas, como TI, Big Data e Inteligência Artificial.
Tais inovações modificam positivamente como a empresa lida com a coleta, análise e utilização de dados cibernéticos, ou seja, a empresa passa a tomar decisões com mais embasamento e destreza, expandindo a agilidade e a precisão das operações.
A Gestão de Operações alinha-se com os objetivos estratégicos de uma organização ao focar em:
Cada um dos aspectos acima, vistos neste artigo, impulsionam os resultados e aumentam a eficiência dos processos, conectando as operações às áreas de finanças, de inteligência de negócio e também às novas tecnologias.
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Até o próximo!
Fontes: