Fundação Vanzolini

A mentoria pode ajudar na gestão de mudanças em operações?

16 de setembro de 2024 | 6min de leitura
Compartilhe:

A mentoria pode ser a chave para conseguir uma gestão de mudanças em operações eficaz, por isso, entenda como a mentoria pode trazer o sucesso da sua equipe

Mudanças são comuns em operações em algumas empresas e pode ser até mesmo algo constante. Assim, adaptar-se a novas tecnologias, processos e demandas do mercado exige uma gestão eficaz para lidar com as incertezas que surgem.

A Samsung, por exemplo, tem se destacado não apenas pela inovação em tecnologia, mas também pela sua compreensão em capacitar seus profissionais. Seu programa Ocean Novos Negócios tem oferecido capacitação em forma de mentoria para startups e aspirantes a empreendedores.

Com mais de 100.000 participantes desde seu lançamento em 2014, o programa conecta os participantes com mentores de renome, como professores da USP, UEA e Unicamp, ajudando a transformar ideias em negócios viáveis.

E citamos esse caso apenas para ilustrar um dos vários existentes no Brasil e no mundo, já que a mentoria foi reconhecida como uma  ferramenta poderosa e amplamente utilizada para capacitar profissionais e facilitar a adaptação a novas etapas.

Sendo eficaz, da mesma forma, na gestão de mudanças em operações dentro de empresas. Dessa forma, vale compreender como a mentoria pode facilitar a adaptação e trazer o sucesso durante transformações operacionais.

O papel da mentoria na gestão de mudanças em operações

Por mais que pareça um recurso recente, se pensarmos bem, vemos que a mentoria é originária dos tempos antigos, pois um processo em que um profissional experiente orienta e apoia outro menos experiente se dá desde a origem das profissões.

Um conceito que surgiu na Grécia Antiga e, ao longo dos séculos, se consolidou como uma prática essencial no desenvolvimento de carreiras e habilidades, até chegar nos dias atuais como essa ferramenta que se popularizou tanto e por bons motivos.

Isso porque a mentoria oferece suporte emocional, técnico e estratégico, e, por possuir uma visão ampla e orientada, o mentor ajuda o mentorado a entender e implementar as transformações necessárias dentro de seu espaço e ou empresa.

Além disso, a mentoria permite que a orientação seja personalizada, ou seja, adaptada às suas necessidades específicas.

Como funciona o desenvolvimento de competências por meio da mentoria?

A atenção que a  mentoria tem recebido se deve ao fato de que é um caminho eficiente para o desenvolvimento de competências de liderança, fundamentais para a gestão de mudanças em operações.

Visto que adquirir ou melhorar essas competências sem a mentoria é algo muito delicado, que pode demandar muito mais tempo e, ainda assim, não vir a ser algo alcançado, exatamente por não se ter um norte ou referências de como se deve “chegar lá”, nem mesmo de como treinar essas competências.

Sendo que, entre as competências que podem ser desenvolvidas estão a tomada de decisões, comunicação eficaz e a capacidade de inspirar sua equipe.

Para tanto, um mentor utiliza a experiência de quem já passou por esses caminhos para guiar o mentorado, dando-lhe as ferramentas e técnicas  para ajudar a desenvolver essas competências sem que o mentorado precise tatear às cegas e ter mais frustrações.

O mentor pode utilizar exemplos práticos, feedback constante e discussões sobre cenários reais, enquanto o mentorado aprende a aplicar as habilidades necessárias para liderar com sucesso durante os períodos de mudança.

A importância da transferência de conhecimento

Um dos grandes benefícios da mentoria é a transferência de conhecimento. Através dela, o mentor compartilha experiências e práticas bem-sucedidas, ajudando o mentorado a evitar erros comuns e a implementar estratégias eficazes.

Essa transferência é especialmente valiosa na gestão de mudanças em operações, em que o conhecimento prático e a experiência adquirida ao longo dos anos podem fazer toda a diferença na implementação de novas práticas e processos.

De modo geral, algumas das habilidades que uma gestão de operações pode desenvolver na mentoria são:

  • Tomada de decisões;
  • Gestão de tempo;
  • Gestão de prioridades;
  • Comunicação eficaz;
  • Liderança motivacional;
  • Planejamento e execução estratégica;
  • Resolução de conflitos.

O problema da resistência às mudanças

Claro que toda mudança operacional apresenta obstáculos para os líderes e gestores que precisam lidar com isso de forma assertiva e sem perder tempo, entre eles, o maior problema é a resistência à mudança, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional. Algo que, muitas vezes, impede que as equipes adotem novas ideias ou processos, atrasando o sucesso.

Nesse sentido, a mentoria também é capaz de ajudar a reduzir tal resistência ao alinhar as expectativas e preparar os profissionais para as mudanças que virão, pois a mentoria dá o suporte que os profissionais precisam para se sentirem mais confiantes e preparados antes de enfrentarem as transformações, reduzindo o medo do desconhecido e aumentando a aceitação das novas práticas.

Exemplos de estratégias de mentoria em operações

Claro que cada caso terá suas particularidades, mas existem algumas estratégias de mentoria que podem ser aplicadas na gestão de mudanças em operações de forma geral:

  • Criação de planos de ação personalizados: o mentor e o mentorado trabalham juntos para desenvolver um plano de ação que atenda às necessidades específicas da operação. Nele, deve haver metas claras, prazos e recursos necessários para implementar as mudanças com sucesso.
  • Acompanhamento contínuo: o processo de mentoria não termina com a criação do plano de ação. O mentor continua a acompanhar o progresso do mentorado, oferecendo feedback, ajustando estratégias quando necessário e fornecendo suporte específico com o andamento da operação.
  • Desenvolvimento de habilidades: dependendo das necessidades do mentorado, o mentor pode focar no desenvolvimento de habilidades específicas, como algumas das já citadas e muitas outras, incluindo até mesmo a de negociar.

Dito isso, a mentoria é uma ferramenta essencial na gestão de mudanças em operações, pois oferece todo o suporte personalizado, a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de competências críticas.

Ao buscar ou oferecer mentoria, os profissionais e as empresas estarão aumentando suas chances de sucesso durante os períodos de transformação que são tão assustadores para alguns colaboradores,  garantindo, assim, que as mudanças não sejam apenas implementadas de maneira eficaz, mas que tragam ótimos resultados.

Este conteúdo foi útil para você? Considere ampliar seu repertório. Conheça os cursos da Fundação Vanzolini.

ENTRE EM CONTATO

Fontes:
O que você faz se for um profissional de operações de negócios que enfrenta desafios do setor e precisa de mentoria?

Mentoria de carreira: benefícios e como aplicar na sua empresa

Posts Relacionados