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O que é Gestão da Qualidade e qual a sua importância

5 de janeiro de 2023 | 6min de leitura
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Quando falamos de Gestão da Qualidade, é preciso entender o seu conceito, os seus pilares e as vantagens de sua implementação.

Estrategicamente, uma gestão eficaz pode representar um salto na produtividade de empresas, além de uma melhoria da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, contribuindo para os negócios.

Buscar métodos mais eficazes de produção e melhoria contínua é importante não somente para manter a sobrevivência de uma organização no mercado, mas também para diferenciá-la da concorrência.

Para tanto, as empresas devem executar seus serviços e produtos de maneira padronizada, a fim de atender requisitos de qualidade, atrelados às necessidades dos consumidores.

 

Como surgiu o conceito da Gestão da Qualidade?

A preocupação com a qualidade não é recente. Sistemas de qualidade foram idealizados, sistematizados e melhorados desde a década de 1930 nos EUA, e, poucos anos depois, na década seguinte, no Japão e em vários países do mundo, no período pós-guerra.

A evolução do conceito passou pelas chamadas Era da Inspeção e Era do Controle Estatístico até chegar, a partir da década de 1950, ao que hoje entendemos como Gestão da Qualidade.

Uma nova filosofia gerencial, baseada na aplicação de métodos e técnicas, é o que caracterizou a gestão da qualidade total, transformando o foco da análise do produto e serviço para a concepção de um verdadeiro sistema de qualidade.

Dessa forma, a qualidade não era mais um aspecto do produto, mas uma questão que abrangeria toda a operação da empresa.

O avanço no estilo gerencial consolidou novas técnicas de Gestão da Qualidade, ao considerar as variações sociais que formam a cultura organizacional das empresas.

Assim, o interesse no impacto estratégico da qualidade nos consumidores e no mercado ganha força e impulsiona o desempenho das organizações.

 

Como funciona a Gestão da Qualidade?

Apesar de parecer um conceito abstrato à primeira vista, a gestão da qualidade é regida por princípios, um conjunto de normas que orientam as empresas em sua aplicação. A American Society for Quality (ASQ) é uma entidade internacional referência no assunto, presente em mais de 130 países.

Essa entidade determina os padrões e conceitos abordados no chamado QMS, Quality Management System, sistema e gestão da qualidade. É um método formalizado para documentar processos, procedimentos e responsabilidades para garantir os objetivos da qualidade, atendendo às exigências regulatórias, bem como às exigências do cliente.

Dessa forma, a gestão da qualidade empenha-se integralmente nas tarefas, direcionando projetos com menos falhas e erros.

 

Qual o foco da Gestão da Qualidade?

Melhorando a eficácia continuamente, a gestão de qualidade pode utilizar as normas de referência da International Organization for Standardization (ISO), considerado um padrão internacional quando o assunto é a padronização de sistemas de gestão da qualidade.

A ISO estabelece sete pilares sobre os quais a qualidade nas empresas deve se apoiar. São eles:

 

1. Foco no Cliente

A interação com o público deve ser entendida como uma oportunidade de criar mais valor para o cliente, o que gera mais fidelização, melhora a reputação da organização e sua participação de mercado.

 

2. Liderança

Ao estabelecer propósitos, compartilhar valores e direcionamentos, líderes motivam pessoas de todos os níveis da empresa a alcançarem as metas de qualidade. Assim, criam o cenário perfeito para alinhar estratégias, políticas, processos e recursos para atingir os objetivos da gestão de qualidade.

 

3. Melhoria Contínua

Em um ambiente mais propício à inovação, o foco contínuo na melhoria dos processos é um mecanismo que busca aprimorar sempre, adequando-se positivamente às mudanças, evitando riscos e problemas por meio de medidas corretivas, desde o seu surgimento.

 

4. Decisão Baseada em Fatos

Basear as decisões sempre em fatos e dados concretos é a melhor forma de se aproximar da qualidade.

 

5. Gestão de Relacionamento

Gerenciar o relacionamento com fornecedores, apoiadores e o próprio público interno influencia o desempenho de uma empresa. Dessa forma, quando a companhia coordena as relações com todos os envolvidos, o entendimento comum de objetivos e valores entre as pessoas envolvidas colabora para os processos de gestão.

 

6. Visão Sistêmica

Adotar uma abordagem sistêmica na gestão da qualidade é a melhor forma de se garantir que processos inter-relacionados sejam identificados. Com isso, as pessoas passam a adotar as metas da empresa como suas, e os processos de comunicação fluem melhor.

 

7. Gerenciamento por Processos

O sistema de gestão da qualidade consiste em coordenar processos vinculados e interdependentes. Esse método permite que uma organização otimize e melhore seu desempenho.

 

O que fazer para melhorar a qualidade?

O processo de certificação ISO 9001 tem o objetivo de incentivar a qualidade de uma organização por meio da aplicação de requisitos de planejamento de atividades, definição de metas, implementação de planos de ação e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

A norma atesta a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade, com foco em melhorar o desempenho das empresas em diversas áreas. Saiba mais sobre a Certificação ISO 9001 e conheça as sete principais ferramentas para gestão da qualidade.

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Já a metodologia Lean Seis Sigma é reconhecida como uma das mais avançadas e eficazes do mercado para atingir novos patamares de produtividade em indústrias. Trata-se da combinação de duas metodologias de alto impacto para as operações, refletindo diretamente na lucratividade dos negócios.

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Fontes:

Fia
Procenge
TDGI Brasil
Repositório Ipea

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