Fundação Vanzolini

Curso para professores garante ensino de alta performance na Fcav

26 de maio de 2023 | 4min de leitura
Compartilhe:

Professores da Fundação Vanzolini finalizaram, em maio, o curso Excelência para Professores de Alta Performance, promovido pela instituição, com o objetivo de manter seu corpo docente atualizado com as melhores práticas de ensino e avanços educacionais.

Quer saber como o curso para docentes aprimorou as habilidades pedagógicas dos nossos professores e professoras? Siga com a leitura.

 

Investimento em capacitação de professores

Ao reconhecer e valorizar o papel fundamental dos professores, a Fundação Vanzolini fortalece o seu compromisso em propiciar um ambiente educacional enriquecedor, com ensino de alta performance, capaz de levar seus estudantes a resultados cada vez melhores.

Em parceria com o renomado professor Liao Yu Chieh, o curso para docentes de alta performance abordou assuntos como organização do conteúdo das aulas, planejamento, fluidez nas aulas online e atividades dinâmicas e engajadoras.

Liao é professor do Insper, especialista em aprendizagem e didática. Foi contemplado seis vezes com o Prêmio Chafi Haddad de Excelência em Ensino.

Sua expertise e reconhecimento trouxeram grande valor à capacitação para docentes, oferecida pela Fundação Vanzolini, garantindo que seus professores estejam na vanguarda do ensino de alta performance, preparando seus alunos para os desafios do mundo contemporâneo.

 

Conteúdos trabalhados

Composto por quatro aulas semanais, o curso de capacitação Excelência para Professores de Alta Performance ofereceu aos seus participantes uma série de ferramentas inovadoras para aprimorar suas habilidades pedagógicas.

Os professores tiveram a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o planejamento de aulas, desenvolvimento de conteúdo, técnicas de engajamento dos alunos e o uso efetivo de recursos tecnológicos no ensino.

Durante o curso, foram apresentados conceitos relevantes e inovadores, como:

  • A importância de planejar a abertura de cada aula, com a criação e utilização de bons “hooks” para despertar o interesse de alunos e alunas;
  • A otimização da aprendizagem, a partir de objetos concretos e tangíveis, conhecido como “do concreto para o abstrato”;
  • O que são e o que não são os objetivos de aprendizagem de uma aula, como defini-los e desenvolver estratégias para alcançá-los;
  • Os princípios para produção de um PowerPoint eficaz;
  • Formas de fechamentos possíveis e recomendados para as aulas.

Também foram expostos exemplos do que não deve ser feito nas aulas, como o conceito de “Learning by Mentioning”, que é replicado até os dias de hoje, apesar de não funcionar.

 

Presencial versus on-line

Segundo o professor Liao, para uma aula presencial ser boa e dinâmica, os professores precisam se preocupar com duas coisas: conteúdo e forma.

Um professor sem conteúdo, que tenha só performance, é como um ator (sem desmerecer a classe dos atores!). Porém, ele não estará preparado para aprofundamentos, improvisos, nem perguntas elaboradas pelos alunos.

Da mesma maneira, um professor que somente tenha conteúdo e não tenha forma também não funciona, pois não vai conseguir maximizar o aprendizado dos alunos. Para isso, é necessário se comunicar, interagir e, para isso, a gente precisa de “forma”, também conhecida como didática.

Entretanto, para  as aulas online, além de conteúdo e forma, é preciso ter mais uma habilidade muito importante: a destreza tecnológica. Assim sendo, é mais difícil ser um bom professor no online, ao vivo, do que no presencial.

A falta de destreza tecnológica compromete a dinâmica e o aprendizado e isso não pode ser uma barreira para nós, professores.

Pensando nisso, Liao mostrou, de forma prática, como o ambiente impacta na transmissão online das aulas e ensinou diversas dicas fundamentais para melhorá-lo, sempre focando numa experiência cada vez melhor para o público – os estudantes.

 

Ambiente Colaborativo

Por fim, o ambiente colaborativo do curso permitiu a troca de experiências e conhecimentos entre os professores participantes, incentivando um aprimoramento contínuo e a participação, principalmente via chat.

Ao compartilhar seu aprendizado e avaliações a respeito do curso, os docentes da Fundação Vanzolini mostraram grande entusiasmo em aplicar seus novos conhecimentos em suas aulas.

  

Gostou deste texto? Se quiser receber mais conteúdos sobre cursos: 

INSCREVA-SE AQUI

Posts Relacionados