Fundação Vanzolini

Fundação Vanzolini aponta novos caminhos para a Educação em Caucaia

Postado em Pesquisa | 11 de maio de 2023 | 3min de leitura
Compartilhe:

Seminário com técnicos da Secretaria Municipal de Educação foi organizado para a apresentação das atividades realizadas pela Fcav no município

 

Representantes da Fundação Vanzolini se reuniram com técnicos de todos os setores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Caucaia, CE, nos dias 2 e 3 de maio, no Centro de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima, para a realização do Seminário de Apresentação do Planejamento Estratégico.

Estiveram na reunião técnicos dos setores de transporte, de alimentação, pedagógico, Núcleo de Ações Estratégicas, membros dos Conselhos Municipais de Educação e do FUNDEB, Diretores, Coordenadores Escolares, além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (SINDSEP).

O encontro foi organizado com o objetivo de apresentar aos participantes as atividades já realizadas pela Fundação Vanzolini no município, como:

  • Mapeamento em plantas baixas das unidades escolares;
  • Georreferenciamento das escolas por regiões;
  • Monitoramento de matrículas na rede municipal;
  • Elaboração de atividades extracurriculares;
  • Implementação de programas de uso de ferramentas e aprimoramento tecnológicos;
  • Acompanhamento da criação de metodologias para escolas de tempo integral;
  • Ações de melhoria nos espaços físicos;
  • Criação da plataforma para cadastro digital dos servidores da SME, do acompanhamento das formações continuadas de gestores, professores e técnicos, a formulação da política de meritocracia para os servidores, dentre outras ações.

A Fundação Vanzolini, conforme dados oficiais, “é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP) para melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil.”

A entidade, que existe há mais de 5 décadas, tem como princípio o desenvolvimento,  a aplicação e a disseminação de  conhecimentos e estudos pautados na resolução de problemas econômicos, ambientais, técnicos e sociais no Brasil e fora do país também.

Os integrantes da Fundação Vanzolini destacaram a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caucaia em cada estudo e formação realizados com objetivo de ampliar a qualidade educacional, agregando pessoas e programas a esse mesmo propósito.

Para o secretário de Educação, Sergio Kobayashi, “a consultoria de uma instituição renomada, dentro e fora do Brasil, possibilita para a educação de Caucaia pensar em novos caminhos, em outras estratégias eficazes, principalmente para melhorar os indicadores de aprendizagem, de permanência e de sucesso escolar dos estudantes.

Cada técnico, cada gestor, representantes dos sindicatos e conselheiros participaram desse momento, que foi inédito no município. Foram oportunidades de esclarecer dúvidas e comprovar o trabalho feito pela atual gestão. Isso demonstra a transparência e o compromisso com a população caucaiense.”

Notícias Relacionadas