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ISO 7101: Indicadores de qualidade recomendados para serviços de diagnóstico e como medi-los  

Postado em Certificação | 19 de setembro de 2025 | 10min de leitura
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A excelência na saúde tem como foco a vida e, por isso, não pode esperar. A exigência por qualidade e rastreabilidade em serviços de diagnóstico médico tem crescido e se tornado uma prioridade inquestionável em clínicas de imagem e laboratórios.

A busca por atendimentos, exames e serviços de qualidade superior e a segurança do paciente impulsionaram a necessidade de um novo referencial em gestão, e é nesse contexto que a ISO 7101 surge como um marco.

A nova norma global foi projetada para elevar a qualidade da assistência à saúde em todo o mundo e seu foco é ajudar as organizações a aprimorar a experiência do paciente, melhorar a eficiência operacional e promover uma cultura de qualidade e segurança.

Para saber como explorar a ISO 7101 e fazer dela uma ferramenta importante para melhores indicadores em serviços de diagnóstico, siga com a leitura!

O que é a ISO 7101?

A ISO 7101 é uma norma internacional de gestão da qualidade e segurança para organizações de saúde e foi recentemente introduzida no Brasil.

A norma foi desenvolvida com o objetivo de estabelecer um sistema de gestão robusto e abrangente, atuando como um guia para que as instituições de saúde possam aprimorar seus processos, a experiência dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados.

Dessa forma, a ISO 7101 define os requisitos para organizações que se buscam oferecer cuidados seguros, oportunos, eficientes, eficazes, equitativos e centrados nas pessoas.

Para isso, seu escopo abrange desde a gestão de riscos até a otimização de fluxos de trabalho, passando pela capacitação de equipes e a cultura organizacional voltada para a melhoria contínua.

A aplicabilidade da ISO 7101 é vasta, estendendo-se a clínicas de diversas especialidades, laboratórios de análises clínicas, centros de diagnóstico por imagem e outras organizações de saúde.

Importante destacar que a norma não se limita a um tipo específico de serviço, mas sim à gestão global da qualidade e segurança em todos os níveis da operação.

Quais os desafios da saúde global atualmente?

Uma pesquisa realizada pela The Lancet e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela dados importantes sobre a situação da saúde no mundo, em especial nos países de baixa e média renda (PBMR):

  • Mais de 8 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças que deveriam ser tratáveis;
  • 60% das mortes por doenças passíveis de tratamento médico são devidas à má qualidade do atendimento;
  • Uma em cada três pessoas citou experiências negativas com seu sistema de saúde nas áreas de atenção, respeito, comunicação e duração da consulta;
  • Quase 40% das unidades de saúde carecem de água tratada;
  • Menos de uma em cada 10 pessoas diagnosticadas com transtorno depressivo recebe tratamento minimamente adequado;
  • Menos de 50% dos casos suspeitos de tuberculose são tratados corretamente;
  • A adesão às diretrizes de prática clínica em vários países fica abaixo de 50%.

Em países de alta renda, os dados mostram que:

  • Um em cada 10 pacientes é afetado negativamente durante o tratamento;
  • Cerca de 15% dos gastos hospitalares são usados ​​para corrigir complicações evitáveis ​​do atendimento e danos ao paciente.

Diante dessa amostra dos desafios da saúde global, normas que indiquem o caminho para melhoria da qualidade dos serviços, atendimentos e diagnósticos são fundamentais.

No caso da ISO 7101, ela se baseia nos indicadores de qualidade dos estabelecimentos para avaliar as ações e, a partir disso, propor as melhorias. A norma reforça que os indicadores fornecem informações para “rastrear o progresso ao longo do tempo”. Veja a seguir o papel dos indicadores da qualidade em saúde e como eles contribuem para o sucesso da ISO 7101.

Quais os benefícios da ISO 7101 nos serviços de diagnóstico?

A norma foi desenvolvida para ajudar a transformar as operações e o desempenho em organizações de saúde. Assim, ela se concentra em oferecer:

  • Melhor experiência do usuário do serviço: Aprimora a segurança do paciente e os resultados do atendimento, com foco na criação de experiências positivas para pacientes, familiares e cuidadores. A norma incentiva a coprodução na prestação de serviços de cuidados ao paciente.
  • Reputação organizacional mais forte: Impulsiona a imagem da organização, auxilia no recrutamento de pessoal e demonstra um compromisso público com os mais altos padrões de qualidade.
  • Maior engajamento dos funcionários: Prioriza as pessoas e seu desenvolvimento profissional, auxiliando na retenção da força de trabalho, na continuidade do atendimento e na fidelidade à organização.
  • Maior eficiência operacional: Reduz a burocracia, otimiza o uso de recursos e agiliza a prestação de serviços.

Leia também: ISO 7101: veja as etapas essenciais para conquistar essa certificação em gestão de saúde

Por que indicadores são essenciais para a ISO 7101?

Para atingir seus objetivos de transformação, a ISO 7101 parte de uma gestão baseada em evidências, e é aqui que os indicadores de qualidade desempenham um papel fundamental. Eles são as ferramentas que permitem monitorar o desempenho, identificar desvios, avaliar a eficácia das ações e, consequentemente, impulsionar a melhoria contínua dos processos.

Sem indicadores claros e mensuráveis, seria impossível avaliar o progresso em relação aos princípios da norma.

Sendo assim, a relação dos indicadores de qualidade com os princípios da ISO 7101 é intrínseca:

  • Foco no paciente: Indicadores de satisfação, tempo de espera e segurança do paciente refletem diretamente a centralidade do paciente no sistema de gestão.
  • Evidência de desempenho: Os indicadores fornecem dados concretos e mensuráveis que comprovam a eficácia dos processos e a qualidade dos serviços.
  • Gestão por processos: Cada etapa do fluxo de trabalho pode ser monitorada por indicadores específicos, permitindo a otimização e a identificação de gargalos.
  • Cultura organizacional: A medição e análise de indicadores promovem uma cultura de responsabilidade, transparência e busca incessante pela melhoria.

Quais indicadores são recomendados (para a?) ISO 7101?

A ISO 7101 estabelece que a organização deve definir indicadores clínicos e não clínicos.

Dessa forma, os indicadores de qualidade podem ser organizados em grupos, conforme sua natureza e o aspecto do serviço que se propõem a medir. A seguir estão listados alguns exemplos de indicadores que podem ser utilizados de acordo com o objetivo:

  • Indicadores de resultados de processos clínicos e não clínicos que avaliam a eficácia, a eficiência e a adequação contínua do sistema:

Tempo de resposta de exames: Reflete a eficiência e agilidade na entrega dos resultados, impactando diretamente a satisfação do paciente e a tomada de decisões médicas.

Taxa de reconvocação ou retrabalho: Indica a frequência de necessidade de repetição de exames ou procedimentos, revelando possíveis falhas nos processos ou na qualidade dos resultados.

Conformidade técnica dos resultados: Mede a precisão e acurácia dos diagnósticos, garantindo a confiabilidade das informações fornecidas.

Produtividade por colaborador: Mede o desempenho individual e da equipe, permitindo otimizar a alocação de recursos e identificar necessidades de treinamento.

  • Indicadores de segurança do paciente:

Notificação de eventos adversos: Quantifica incidentes que podem causar dano ao paciente, permitindo a análise de suas causas e a implementação de medidas preventivas.

Erros de identificação de pacientes ou amostras: Avalia a ocorrência de trocas ou falhas na identificação, um fator crítico para a segurança e a validade dos exames.

  • Indicadores de experiência do usuário:

Experiência do usuário: Coletada por meio de pesquisas e feedbacks, mede a percepção do paciente em relação à qualidade do atendimento, instalações e serviços.

Reclamações ou sugestões: Analisa as manifestações dos pacientes, identificando pontos de melhoria e oportunidades para aprimorar a experiência.

  • Indicadores de tempo de espera:

Tempo médio de atendimento: Avalia a agilidade no processo de atendimento desde a chegada do paciente até a conclusão do serviço, impactando a percepção de eficiência.

Como medir e analisar os indicadores?

A medição e análise dos indicadores é um processo contínuo que requer planejamento e disciplina.

Para isso, alguns passos para aprimorar a análise:

  • Definição de metas e periodicidade de avaliação: É crucial estabelecer metas realistas para cada indicador e definir a frequência com que serão avaliados (diária, semanal, mensal, etc.).
  • Ferramentas e sistemas de apoio: A utilização de softwares de Business Intelligence (BI), dashboards personalizados e planilhas eletrônicas pode otimizar a coleta, organização e visualização dos dados.
  • Responsabilidades: É fundamental designar claramente quem será responsável pela medição dos indicadores, quem fará a análise dos dados e quem atuará sobre os resultados para implementar melhorias.
  • A importância de ciclos de melhoria contínua: A análise dos indicadores deve alimentar ciclos de melhoria contínua (como o PDSA – Planejar, Fazer, Estudar, Agir), garantindo que as não conformidades sejam tratadas e os processos aperfeiçoados constantemente.

Como a Fundação Vanzolini pode apoiar na implementação da ISO 7101?

A Fundação Vanzolini conta com experiência e know-how em sistemas de gestão e certificação e oferece um apoio fundamental para as instituições de saúde; clínicas, laboratórios e outros serviços de diagnóstico, na implementação da ISO 7101.
Veja como a Vanzolini pode atuar:

  • Apoio na capacitação das equipes e formação de auditores internos: A Fundação Vanzolini oferece cursos de interpretação da norma para formação das equipes e multiplicadores, assim como cursos para formação de auditores internos.
  • Pré-avaliação: A Vanzolini realiza o diagnóstico inicial que premite que a organização identifique os pontos mais críticos para se preparar para uma certificação.
  • Certificação de sistemas de gestão na saúde: A Fundação é um organismo certificador reconhecido, o que permite às organizações de saúde obterem a certificação ISO 7101, um selo de reconhecimento internacional da qualidade e segurança de seus serviços.

Por fim, vale ressaltar que, quando se trata de saúde, a segurança é fator inegociável. Por isso, medir a qualidade não é apenas uma recomendação, mas uma necessidade essencial para garantir o cuidado, a eficiência e a confiança nos serviços de diagnóstico.

A ISO 7101, aliada a um sistema de indicadores bem estruturado, proporciona um caminho claro para a excelência.

Conheça os serviços de certificação e capacitação da Fundação Vanzolini, e descubra como podemos apoiar sua organização na jornada rumo à conformidade com a ISO 7101 e à construção de um futuro mais seguro e eficiente para a saúde!

Saiba mais sobre a certificação ISO 7101

Para mais informações:

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Agendamento e Planejamento
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Comercial
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Conheça também o curso Interpretação dos requisitos – ISO 7101 da Fundação Vanzolini.

Fontes:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 7101: gestão da qualidade em organizações de saúde – requisitos para uma assistência de alta qualidade. Rio de Janeiro, 2025.

Delivering quality health services: a global imperative for universal health coverage
9789241513906-eng.pdf

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