Os bancos de sangue são essenciais para a saúde pública, uma vez que garantem o suprimento de um recurso insubstituível para procedimentos médicos diversos, desde cirurgias complexas e tratamentos oncológicos até emergências traumáticas.
O acesso ao sangue e seus hemocomponentes seguros e de qualidade é vital para salvar vidas e também melhorar a qualidade de vida de inúmeras pessoas.
No entanto, a gestão de um banco de sangue é complexa e desafiadora. Controle de qualidade rigoroso, risco de contaminação, processos delicados e rastreabilidade total são alguns dos fatores que desafiam a gestão de um banco de sangue e que exigem normas e padrões de conduta adequados.
Siga com a leitura e veja como as certificações ONA e ISO 7101 são essenciais para promover a segurança, qualidade e confiança nos bancos de sangue, além dos benefícios que os selos geram para instituições e profissionais da saúde e seus pacientes.
De acordo com o Governo Federal, o Brasil conta atualmente com 32 hemocentros estaduais, além de diversos serviços públicos de hemoterapia regionais e municipais, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.
Quando o assunto é salvar vidas, a certificação das instituições de banco de sangue não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade primordial para garantir a segurança do paciente e a confiabilidade dos serviços.
A obtenção de uma certificação demonstra o compromisso da instituição com a adoção de boas práticas, a padronização de processos e a busca incansável pela melhoria contínua.
Os benefícios das certificações são multifacetados e podem ser reconhecidos na (o):
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade de referência na acreditação de instituições de saúde no Brasil, incluindo bancos de sangue.
Para isso, a ONA estabelece um sistema de avaliação rigoroso, que considera a maturidade organizacional em diferentes níveis:
Em seu sistema de avaliação, para conceder a certificação, a ONA olha para uma série de critérios fundamentais para a qualidade e segurança nos bancos de sangue.
Veja quais são eles:
Importante destacar que a acreditação ONA é aplicável a diversos serviços voltados para o manejo de material sanguíneo, incluindo hemocentros, laboratórios de imuno-hematologia e unidades transfusionais.
Assim, é possível estabelecer um padrão de excelência em todo o processo de cuidado e atendimento ao paciente.
Na trilha das certificações para mais qualidade e segurança nos bancos de sangue, temos também a ISO 7101, um novo e importante referencial internacional para a gestão da qualidade em organizações de saúde.
A ISO 7101 é uma norma internacional, elaborada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), assim como as já conhecidas ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), porém criada especificamente para atender às necessidades de gestão da qualidade no setor de saúde.
Dessa forma, a norma foca em aspectos cruciais para a entrega de cuidados de alta qualidade. Seus pilares incluem:
Como se trata de uma norma com critérios específicos para a saúde, a ISO 7101 pode ser muito bem integrada aos sistemas de gestão existentes nos bancos de sangue, proporcionando um arcabouço para garantir não apenas a eficiência operacional, mas também a inovação e a adaptação às novas tecnologias e desafios do setor.
Sendo assim, a adoção da ISO 7101 representa um passo significativo para alinhar as práticas de gestão da qualidade dos bancos de sangue brasileiros com os mais elevados padrões internacionais.
A busca por certificações como a ONA e a ISO 7101 reflete em benefícios diretos para os bancos de sangue e, consequentemente, para a sociedade. Todo o trabalho conjunto feito para alinhar e atender padrões e critérios pode se traduzir em:
A Fundação Vanzolini se destaca como uma certificadora independente, reconhecida pela sua longa e consolidada experiência: são quase 60 anos de atuação e reconhecimento na área da educação corporativa e consultoria, sendo referência em gestão da qualidade e saúde.
Com um corpo técnico experiente e altamente qualificado, a Fundação Vanzolini conduz o processo de certificação e acreditação com os mais elevados padrões de imparcialidade, ética e excelência técnica.
A expertise da Fundação Vanzolini é um diferencial para os bancos de sangue que buscam a certificação, pois a entidade compreende as particularidades e os desafios intrínsecos a esse setor extremamente vital para a saúde pública.
Cada bolsa de sangue, cada hemocomponente representa a esperança e a oportunidade de recuperação para um paciente.
Diante dessa importância e responsabilidade, a qualidade não é uma opção ou um luxo, mas um imperativo ético e profissional. A busca pela certificação é um compromisso inegociável com a segurança, a excelência e a vida.
Bancos de sangue, laboratórios de imuno-hematologia e unidades transfusionais podem conhecer mais dos processos de certificação da Fundação Vanzolini, acessando o site e embarcando nessa jornada de aprimoramento contínuo.
Saiba mais sobre a certificação ISO 7101
Saiba mais sobre a certificação ONA
Para mais informações:
certific@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100
Agendamento e Planejamento
(11) 9 7283-6704
Comercial
(11) 9 6476-1498
Fontes:
A Importância do Banco de Sangue no Cenário Hemoterápico
10º Boletim Avaliação Sanitária em Serviços de Hemoterapia
Dia Nacional do Doador de Sangue: país conta com 32 hemocentros