Fundação Vanzolini

Por que certificar bancos de sangue é essencial? Segurança e qualidade com as Certificações ONA e ISO 7101

Postado em Certificação | 8 de outubro de 2025 | 8min de leitura
Compartilhe:

Os bancos de sangue são essenciais para a saúde pública, uma vez que garantem o suprimento de um recurso insubstituível para procedimentos médicos diversos, desde cirurgias complexas e tratamentos oncológicos até emergências traumáticas.

O acesso ao sangue e seus hemocomponentes seguros e de qualidade é vital para salvar vidas e também melhorar a qualidade de vida de inúmeras pessoas.

No entanto, a gestão de um banco de sangue é complexa e desafiadora. Controle de qualidade rigoroso, risco de contaminação, processos delicados e rastreabilidade total são alguns dos fatores que desafiam a gestão de um banco de sangue e que exigem normas e padrões de conduta adequados.

Siga com a leitura e veja como as certificações ONA e ISO 7101 são essenciais para promover a segurança, qualidade e confiança nos bancos de sangue, além dos benefícios que os selos geram para instituições e profissionais da saúde e seus pacientes.

Por que certificar instituições de bancos de sangue?

De acordo com o Governo Federal, o Brasil conta atualmente com 32 hemocentros estaduais, além de diversos serviços públicos de hemoterapia regionais e municipais, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.

Quando o assunto é salvar vidas, a certificação das instituições de banco de sangue não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade primordial para garantir a segurança do paciente e a confiabilidade dos serviços.

A obtenção de uma certificação demonstra o compromisso da instituição com a adoção de boas práticas, a padronização de processos e a busca incansável pela melhoria contínua.

Os benefícios das certificações são multifacetados e podem ser reconhecidos na (o):

  • Segurança do paciente elevada: protocolos e padrões reconhecidos minimizam riscos de erros transfusionais, reações adversas e transmissão de doenças;
  • Transparência e responsabilidade: documentação clara de todos os processos, promovendo a transparência e a responsabilização em todas as etapas da cadeia de sangue;
  • Controle de riscos efetivo: por meio da identificação e mitigação proativa de riscos, as instituições certificadas estão mais preparadas para lidar com imprevistos e garantir a continuidade dos serviços;
  • Credibilidade e confiança: a certificação eleva a reputação da instituição junto à sociedade, aos pacientes, aos doadores e aos órgãos reguladores, fortalecendo a confiança no sistema de saúde.

Acreditação ONA: selo de qualidade e segurança na saúde

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade de referência na acreditação de instituições de saúde no Brasil, incluindo bancos de sangue.

Para isso, a ONA estabelece um sistema de avaliação rigoroso, que considera a maturidade organizacional em diferentes níveis:

Em seu sistema de avaliação, para conceder a certificação, a ONA olha para uma série de critérios fundamentais para a qualidade e segurança nos bancos de sangue.

Veja quais são eles:

  • Segurança do paciente: protocolos para evitar eventos adversos, como erros de identificação e reações transfusionais;
  • Gestão de processos: otimização e padronização das etapas de coleta, testagem, processamento, armazenamento e distribuição do sangue;
  • Estrutura adequada: avaliação da infraestrutura física, equipamentos e recursos humanos para garantir uma operação segura e eficiente;
  • Cultura de qualidade: promoção de um ambiente no qual a qualidade é responsabilidade de todas as pessoas envolvidas.

Importante destacar que a acreditação ONA é aplicável a diversos serviços voltados para o manejo de material sanguíneo, incluindo hemocentros, laboratórios de imuno-hematologia e unidades transfusionais.

Assim, é possível estabelecer um padrão de excelência em todo o processo de cuidado e atendimento ao paciente.

ISO 7101: novo referencial internacional para a gestão da qualidade em saúde

Na trilha das certificações para mais qualidade e segurança nos bancos de sangue, temos também a ISO 7101, um novo e importante referencial internacional para a gestão da qualidade em organizações de saúde.

A ISO 7101 é uma norma internacional, elaborada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), assim como as já conhecidas ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), porém criada especificamente para atender às necessidades de gestão da qualidade no setor de saúde.

Dessa forma, a norma foca em aspectos cruciais para a entrega de cuidados de alta qualidade. Seus pilares incluem:

  • Resultados assistenciais: ênfase na importância de medir e melhorar os desfechos clínicos e a experiência do paciente;
  • Liderança e engajamento: a liderança tem papel central na promoção de uma cultura de qualidade e no engajamento de todos os níveis da organização;
  • Cultura de qualidade: Incentiva a criação de um ambiente onde a melhoria contínua e a segurança do paciente são valores intrínsecos;
  • Cuidado centrado no paciente: o paciente passa a ser o foco de todas as decisões e processo.

Como se trata de uma norma com critérios específicos para a saúde, a ISO 7101 pode ser muito bem integrada aos sistemas de gestão existentes nos bancos de sangue, proporcionando um arcabouço para garantir não apenas a eficiência operacional, mas também a inovação e a adaptação às novas tecnologias e desafios do setor.

Sendo assim, a adoção da ISO 7101 representa um passo significativo para alinhar as práticas de gestão da qualidade dos bancos de sangue brasileiros com os mais elevados padrões internacionais.

Quais os benefícios das certificações para os bancos de sangue?

A busca por certificações como a ONA e a ISO 7101 reflete em benefícios diretos para os bancos de sangue e, consequentemente, para a sociedade. Todo o trabalho conjunto feito para alinhar e atender padrões e critérios pode se traduzir em:

  • Redução de erros e retrabalho: a padronização de processos e a implementação de controles rigorosos minimizam a ocorrência de falhas, economizando tempo e recursos;
  • Rastreabilidade e segurança transfusional aprimoradas: a capacidade de monitorar cada etapa do sangue, desde a doação até a transfusão, garante a segurança do receptor e a identificação rápida de qualquer problema;
  • Conformidade com exigências legais e auditorias externas: as certificações asseguram que a instituição esteja em total conformidade com as regulamentações sanitárias e facilita o sucesso em auditorias de órgãos fiscalizadores;
  • Fortalecimento da governança e da cultura da qualidade: a certificação atua como um catalisador para a melhoria da governança corporativa e para a internalização de uma cultura, na qual a qualidade é central e prioridade em todos os níveis;
  • Confiança dos pacientes, familiares e doadores: a transparência e a segurança proporcionadas pela certificação aumentam a confiança da comunidade nos serviços do banco de sangue, incentivando a doação e a utilização dos seus serviços.

Como a Fundação Vanzolini atua nos processos de certificação em saúde?

A Fundação Vanzolini se destaca como uma certificadora independente, reconhecida pela sua longa e consolidada experiência: são quase 60 anos de atuação e reconhecimento na área da educação corporativa e consultoria, sendo referência em gestão da qualidade e saúde.

Com um corpo técnico experiente e altamente qualificado, a Fundação Vanzolini conduz o processo de certificação e acreditação com os mais elevados padrões de imparcialidade, ética e excelência técnica.

A expertise da Fundação Vanzolini é um diferencial para os bancos de sangue que buscam a certificação, pois a entidade compreende as particularidades e os desafios intrínsecos a esse setor extremamente vital para a saúde pública.

Cada bolsa de sangue, cada hemocomponente representa a esperança e a oportunidade de recuperação para um paciente.

Diante dessa importância e responsabilidade, a qualidade não é uma opção ou um luxo, mas um imperativo ético e profissional. A busca pela certificação é um compromisso inegociável com a segurança, a excelência e a vida.

Bancos de sangue, laboratórios de imuno-hematologia e unidades transfusionais podem conhecer mais dos processos de certificação da Fundação Vanzolini, acessando o site e embarcando nessa jornada de aprimoramento contínuo.

Saiba mais sobre a certificação ISO 7101

Saiba mais sobre a certificação ONA

Para mais informações:

certific@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100

Agendamento e Planejamento
(11) 9 7283-6704 
Comercial
(11) 9 6476-1498 

Fontes:

A Importância do Banco de Sangue no Cenário Hemoterápico
10º Boletim Avaliação Sanitária em Serviços de Hemoterapia

Dia Nacional do Doador de Sangue: país conta com 32 hemocentros

Notícias Relacionadas