Fundação Vanzolini

Capacitação como pilar da qualidade em saúde: o papel dos treinamentos nos processos da ONA

Postado em Certificação | 2 de outubro de 2025 | 8min de leitura
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Para que a qualidade seja presença constante nos serviços de saúde, a capacitação dos profissionais é o tratamento indicado mais efetivo e garantido.

Hoje em dia, a busca incessante por padrões elevados de cuidado e gestão é impulsionada não apenas por exigências regulatórias, mas também pela crescente conscientização dos pacientes e pela competitividade do mercado.

Assim, como ferramenta para melhoria contínua, hospitais, clínicas e laboratórios podem contar com os treinamentos associados aos processos de Acreditação ONA.

A metodologia ONA é um processo voluntário que certifica instituições de saúde na implementação de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente. Os requisitos da acreditação abordam a gestão e operação de processos, a partir da melhoria contínua dos protocolos de qualidade, de segurança e de saúde.

Neste artigo, vamos demonstrar como a capacitação para qualidade em saúde é essencial para que instituições atinjam padrões exigidos pela certificação ONA, contribuindo para novos patamares de atendimento.

Siga com a leitura e veja como os treinamentos contribuem para a segurança do paciente, para a melhoria de processos, cultura de qualidade e engajamento das equipes – pilares fundamentais para o cumprimento dos requisitos da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

A acreditação em saúde e as tendências no país

A ONA é a única metodologia nacional estruturada de acordo com a realidade do sistema de saúde do Brasil, levando em consideração aspectos como complexidade, porte, perfil, características regionais e níveis de atenção primária, secundária e terciária.

Segundo a publicação da ONA sobre os 25 anos da metodologia no Brasil, o país possui cerca de 6.805 hospitais, dos quais 649 são acreditados, representando 9,5% do total. Entre esses, 430 são certificados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Ainda que tímida, a busca por acreditação tem crescido. Em 2025, o crescimento anual de certificações da ONA, por exemplo, foi de 20%.

Segundo Ana Maria Saut, gestora técnica da Certificação ONA e instrutora em cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini (Instituição Acreditadora Credenciada pela ONA no Brasil), no primeiro semestre de 2025 foram concedidas 253 novas certificações, das quais 97 (38,34%) foram realizadas pela Fundação Vanzolini.

Capacitação para qualidade em saúde como fundamento da excelência

Conhecimento gera conhecimento e é um ciclo com começo, meio e começo. O conhecimento não se esgota e aprender é verbo de evolução.

Quando se trata dos serviços em saúde, o aprendizado é estruturante para a qualidade e a relação entre educação continuada e a maturidade dos processos organizacionais é um pilar fundamental. Quanto mais se entende, mais se estuda, mais se conhece e mais se aprimora.

O desenvolvimento profissional passa pela aprendizagem e, no caso dos profissionais da saúde, os treinamentos contínuos impactam diretamente os níveis de acreditação da ONA, que podem ser conquistados pelas instituições.

Os níveis da ONA são divididos em três estágios:

  • Nível 1 – Segurança: foco na garantia da segurança do paciente e dos profissionais, com a implementação de protocolos básicos e a minimização de riscos;
  • Nível 2 – Processos: consolidação de processos otimizados e padronizados, visando a eficiência e a previsibilidade das ações;
  • Nível 3 – Excelência: busca pela melhoria contínua e inovação, com a adoção de práticas de ponta e a promoção de uma cultura de alta performance.

A capacitação para qualidade em saúde é o motor que impulsiona a equipe a alcançar esses níveis, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos de qualidade e segurança.

Áreas estratégicas da saúde nas quais o treinamento faz a diferença

O treinamento é um investimento estratégico que gera impacto significativo para toda a instituição. Mas algumas áreas da saúde podem ser consideradas estratégicas para um melhor desempenho das atividades e processos:

  • Segurança do paciente: treinamentos sobre identificação correta do paciente, comunicação adequada, administração de medicamentos, procedimento seguro, prevenção de quedas e infecções são vitais para a segurança do paciente.
  • Padronização de processos e protocolos: garante que todos os procedimentos sejam realizados de forma consistente, reduzindo erros e variabilidade.
  • Gestão de riscos: prepara a equipe para identificar, avaliar e mitigar riscos potenciais, protegendo pacientes e a instituição.
  • Humanização no atendimento: desenvolve habilidades de comunicação, empatia e acolhimento, proporcionando uma experiência mais positiva para o paciente.
  • Uso de ferramentas da qualidade e indicadores: capacita os profissionais a utilizar dados para monitorar o desempenho, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões baseadas em evidências.

Leia também: Por que a formação de auditores é indispensável?

Quais exemplos práticos de ações de capacitação para qualidade em saúde?

Os caminhos para capacitação são variados e podem ser ajustados de acordo com a demanda de cada instituição e profissional. Entre as diversas modalidades de treinamento que podem ser aplicadas na área da saúde, destacamos:

  • Treinamentos in loco, EAD e híbridos: oferecem flexibilidade e acessibilidade, permitindo que os profissionais aprendam no ritmo e local mais adequados.
  • Simulações realísticas: criam cenários práticos para que os profissionais desenvolvam habilidades e tomem decisões em um ambiente seguro e controlado.
  • Avaliações e feedback contínuo: monitoram o aprendizado e identificam lacunas, permitindo ajustes nos programas de treinamento.
  • Programas de integração e educação permanente: garantem que novos colaboradores se adaptem rapidamente e que o aprendizado seja um processo contínuo ao longo da carreira.

Gestão dos serviços de saúde: o papel da liderança e da cultura organizacional

Sem liderança engajada, não há time qualificado. A liderança é a força motriz que promove a cultura de qualidade, incentivando a aprendizagem como um valor institucional.

Dessa forma, lideranças engajadas são exemplos e inspiram suas equipes a buscar a excelência e a incorporar a qualidade em todas as suas ações, como algo orgânico, intrínseco e que não precisa ser forçado.

Uma cultura organizacional que olha para as pessoas e valoriza o aprendizado contínuo e o desenvolvimento profissional é essencial para o sucesso da acreditação ONA e a sustentabilidade da qualidade na saúde.

Sem esse cuidado e interesse com o aprimoramento das pessoas, as chances de erros de diagnóstico, prejuízos financeiros e danos aos pacientes podem crescer de forma exponencial

Valorizar e investir no conhecimento e preparo dos profissionais é uma ação estratégica para as instituições de saúde – e empresas em geral. 

Fundação Vanzolini e programas de capacitação voltados à acreditação ONA

Por fim, é importante reforçar que a qualidade na saúde se constrói com pessoas preparadas, qualificadas e engajadas.

Para ajudar nesse caminho da melhoria contínua e da conquista de novos patamares de excelência, a Fundação Vanzolini atua ao lado das instituições de saúde com programas de capacitação personalizados, focados na acreditação ONA, oferecendo soluções que impulsionam a qualidade e a segurança no atendimento. Investir em capacitação para qualidade em saúde é investir no futuro e no bem-estar dos pacientes.

Onde se aplica a ONA?

A acreditação ONA pode ser aplicada a diversos serviços de saúde, como clínicas odontológicas, hospitais, laboratórios, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços radiológicos, de diagnóstico por imagem e medicina nuclear, serviços ambulatoriais e de pronto atendimento, serviços de hemoterapia, serviços de atenção domiciliar, serviços de medicina hiperbárica, dentre outros, tanto para o setor público quanto privado.

Além desses espaços, é possível certificar serviços relacionados, como processamento de roupas, dietoterapia, esterilização e de reprocessamento de materiais e de manipulação de drogas antineoplásicas ou dietas parenterais.

Com capacitação para qualidade em saúde e a certificação ONA, as instituições de saúde garantem:

  • Proteção à vida de pacientes e colaboradores;
  • Redução de retrabalhos;
  • Redução de custos e falhas;
  • Maior credibilidade e diferencial no mercado;
  • Padronização e melhoria de processos;
  • Integração de áreas;
  • Abordagem preventiva de riscos;
  • Sustentabilidade da empresa.

Então, comece ou continue a jornada de certificação do seu serviço de saúde para cuidar melhor de seus pacientes e surpreender seus stakeholders!

Fale com nossos especialistas e conte com a experiência em certificações da Fundação Vanzolini!

Fontes:

ONA

Acreditação hospitalar no Brasil: avanços e desafios no caminho da qualidade

ONA 25 anos e-book

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