Fundação Vanzolini

Cursos In Company: o impacto do investimento em treinamento

29 de novembro de 2023 | 7min de leitura
Compartilhe:

Treinamentos e ou cursos direcionados e pensados para cada organização, para cada time. Aprendizado para ser aplicado imediatamente no dia a dia e para garantir a melhoria contínua dos profissionais.

Os cursos in company são, em geral, feitos sob medida para a demanda de cada empresa, de acordo com seu momento e suas necessidades específicas. Dessa maneira, podem ser vistos como um investimento com retorno mais assertivo e eficiente, visto que vai no cerne da questão.

Além disso, investir em cursos e treinamentos no modelo in company é capaz de gerar, nos talentos da organização, sentimentos de valorização, reconhecimento e satisfação, que reverberam em maior engajamento, segurança e produtividade.

Sendo assim, os cursos in company são aliados importantes, pois agregam valor à marca, engajam e elevam o padrão de seus profissionais. Quer saber mais sobre os cursos in company, suas vantagens e impactos no sucesso dos negócios? Então fica que este texto é pra você!

A importância de qualificar talentos – e não esperar por eles prontos

Investir em cursos e treinamentos in company é uma forma de qualificar os talentos que já fazem parte do quadro da empresa, desenvolvendo habilidades e conhecimento dos profissionais que já são da casa.

Segundo estudiosos do tema, como Werther Jr e Davis (1983):

“através do treinamento dentro das organizações, obtêm-se inúmeros benefícios, que incluem: maior rentabilidade, melhoria no conhecimento e execução dos cargos em todos os níveis de uma hierarquia, melhoria da autoestima dos colaboradores, ajuda os trabalhadores a se identificarem com as metas da organização, cria uma melhor imagem da empresa, proporciona melhoria no relacionamento entre chefe e subordinados, ajuda na tomada consciente de decisões e soluções de problemas efetivos, ajuda no desenvolvimento para a promoção do trabalho interno, aumenta a produtividade e qualidade do trabalho, ajuda os empregados a se adaptarem melhor às mudanças, auxilia no tratamento de conflitos e na melhoria da comunicação, além de promover a redução dos custos de consultoria externa, por utilizar consultoria interna competitiva”.

Desse modo, podemos entender que, por meio do treinamento, as pessoas trabalhadoras podem se sentir mais confiantes, produzindo melhor e desenvolvendo suas habilidades com mais eficácia.

Vale destacar que a capacidade de aprendizagem contínua, como nos casos dos cursos in company, é uma aliada competitiva sustentável, pois mostra que o treinamento constante pode ser benéfico para a vida toda, ajudando os profissionais no presente e em responsabilidades futuras.

Falta de mão de obra qualificada – um desafio a ser superado

Para entender melhor a importância do investimento em capacitação interna dos profissionais, vamos a um panorama que tem desafiado as organizações: a escassez de mão de obra qualificada.

Uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup apontou que a falta de mão de obra qualificada no Brasil atingiu a marca de 81% em 2022 – a média global é de 75%.

A consultoria ouviu 40 mil empregadores, em 40 países, e 3 em cada 4 empresários relatam dificuldades para encontrar talentos.

Uma outra consultoria de recrutamento, a Robert Half, fez um levantamento no qual apontou que, no terceiro trimestre de 2023, 76% dos recrutadores brasileiros tiveram dificuldade em encontrar profissionais qualificados — aqueles com mais de 25 anos e ensino superior completo.

Um dos motivos para essa escassez está na transformação digital, no avanço acelerado e no desenvolvimento da tecnologia, que trazem cada vez mais soluções ágeis e exigem o melhor da competência humana.

Sendo assim, com a falta de mão de obra, a urgência e a rapidez com que o mundo caminha, especialistas apontam que a sustentabilidade está em trabalhar com o preparo dos profissionais, a empresa precisa ser um pool de talentos, e não buscar sempre as pessoas já prontas de imediato no mercado.

Pesquisa Panorama do Treinamento e Desenvolvimento no Brasil 2022/2023

Como falamos, a chave para destravar a falta de talentos e contar com profissionais qualificados é o investimento em capacitação. Mas como anda o panorama da qualificação profissional no cenário brasileiro? Para responder a esta pergunta, vamos aos dados do último levantamento feito pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).

17ª edição da PESQUISA PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL – INDICADORES DE MERCADO PARA A GESTÃO DO T&D

De acordo com a pesquisa, a média brasileira de investimento anual em treinamento e desenvolvimento teve um crescimento de 34% em 2022, retomando os valores pré-pandemia.

Desse modo, o investimento anual, por trabalhador, foi de R$1012,00. Já em relação aos setores, Indústria e Serviço navegam sincronizados nesse indicador, com pequenas diferenças. O setor Indústria aumentou 48% seu investimento por colaborador neste ano, enquanto no setor Serviço o aumento foi de 17%.

Cursos in company na Vanzolini: solução sob medida para capacitação profissional

Bem, depois de percorrermos todo o cenário atual, é possível entender como a capacitação profissional pode ser considerada como um fator estratégico e decisivo para o futuro organizacional, certo?

Dessa maneira, como dissemos no início deste texto, os cursos in company são aliados e voltados à prática organizacional. Além disso, muitas vezes, são pensados sob medida para cada empresa, com foco em solucionar necessidades específicas de cada organização, potencializando os resultados.

Portanto, diante do quadro de escassez de mão de obra qualificada e da dificuldade de reter talentos no mundo do trabalho atual, os cursos in company são aliados na formação e na promoção da capacitação das pessoas que já estão na empresa, que já estão inseridas na cultura e na rotina organizacional.

Com os cursos in company, é possível direcionar melhor o aprendizado para o que é relevante e necessário para o profissional e para a empresa naquele momento, para aquele projeto, ou um caso específico. Ou seja, otimiza e potencializa as ações.

Para uma das referências da administração moderna, Peter Drucker, “Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino”. Trabalho e ensino devem caminhar juntos, pois o aprendizado não deve se esgotar.

Importante destacar que os cursos in company podem acontecer dentro da própria empresa, em um lugar diferente ou por meio do ensino a distância. Ou seja, há uma flexibilidade que colabora para atender diferentes demandas.

Com isso, os profissionais da empresa podem ter acesso às novas técnicas e conceitos de diversas formas, adquirindo ou aprimorando suas habilidades e competências.

Por fim, para oferecer capacitação com qualidade e excelência, as organizações podem contar com a Fundação Vanzolini e sua modalidade de cursos in company – nas mais diversas áreas -,  nos quais situações reais podem ser discutidas, abordadas e solucionadas com professores renomados e em atividade no mercado.

Para transformar o potencial dos colaboradores da sua empresa com excelência, conheça os Cursos In Company da Fundação Vanzolini.

ENTRE EM CONTATO

Até o próximo!

Fontes:

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35803/3/VAILTON%20%20UFMG%20%20FINAL.pdf

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/escassez-de-mao-de-obra-qualificada-no-brasil-atingiu-81-em-2022-diz-pesquisa/

https://www.otempo.com.br/economia/empresas-reclamam-da-falta-de-mao-de-obra-como-se-ha-tantos-desempregados-1.3253526

https://drive.google.com/file/d/1ts-K67qIZnMqkuBxgWXKnls6CNo5Kb1s/view

https://materiais.integracao.com.br/e-book-pesquisa-panorama-2023

Posts Relacionados