Fundação Vanzolini

Gestores debatem sobre desenvolvimento sustentável das cidades

21 de setembro de 2021 | 3min de leitura
Compartilhe:

A quarta edição da série de encontros Como inovar na gestão municipal?, promovida pela Associação Paulista de Municípios e a Fundação Vanzolini, abordará um tema que está constantemente em pauta e que não pode deixar de ser mencionado quando se trata de cidades inteligentes: desenvolvimento sustentável.

Segundo o Relatório especial sobre mudança climática e terra divulgado em agosto pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o mundo esquentou 1,09°C desde a era pré-industrial, e apenas 0,02°C podem ser atribuídos a causas naturais. É visível o impacto que essas mudanças causaram no cotidiano e que podem piorar se gestores não implantarem mudanças com foco na sustentabilidade. Por isso, o webinar on-line Como inovar na gestão municipal? Desenvolvimento sustentável, que acontecerá no dia 30 de setembro, às 10h, reunirá gestores municipais, estaduais e especialistas para debater sobre o assunto.

A conversa conta com a presença do presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia e Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido. Engenheiro civil, ele foi diretor e presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), atuou no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e trará informações importantes sobre programas do Estado, caminhos e exemplos para a implantação de projetos de sustentabilidade e meio ambiente nos municípios.

Também participa o ex-vereador de São Paulo, Gilberto Natalini. Médico de formação, Natalini foi presidente dos Conselhos Estadual e Nacional dos Secretários Municipais de Saúde e há 50 anos atua na defesa do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente. Ele irá trazer sua experiência em projetos e iniciativas voltadas à construção de uma cidade sustentável.

Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Ciências e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol e o Centro de Síntese USP-Cidades Globais, ele irá falar sobre novas abordagens que podem ser utilizadas por gestores públicos municipais de forma a priorizar metas que levem a aumentar a sustentabilidade urbana, e também sobre Gestão Sistêmica, importante conceito para administrar sistemas complexos, como uma cidade.

A mediação do webinar será do presidente da APM e ex-Prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni, e do consultor da FCAV e ex- Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Daniel Annenberg. Com grande experiência em administração pública, eles irão contribuir para o debate sobre sustentabilidade.

Serviço
Webinar “Como inovar na gestão municipal?”
Tema: Desenvolvimento sustentável
Data: 30/09/2021
Horário: 10:00 às 11:30 h
Onde: ZOOM (participantes inscritos), e no Youtube e Facebook da APM.
Inscrição: www.apaulista.org.br

Notícias Relacionadas