A tecnologia 5G no Brasil promete mudanças promissoras no que se diz respeito às cidades inteligentes. Além de aumentar a velocidade da navegação, ela tem um alcance bem maior se comparado com as tecnologias 3G e 4G, facilitando assim a integração de serviços nos municípios. Entretanto, para que esse recurso seja disponibilizado há uma série de barreiras, como o leilão que decidirá qual operadora ficará responsável pela atuação em cada região do Brasil e a instalação de torres e antenas nas cidades.
Para debater o assunto, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) promovem, no dia 24 de setembro, o webinar Cidades inteligentes e humanas: Desafios e caminhos da gestão municipal.
O encontro irá discutir como os municípios podem ter uma legislação mais moderna, com menos entraves para o licenciamento. Cidades como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Santo André (SP) já aderiram à Lei Geral das Antenas, de 2015 (Lei 13.116/15), aprovando nas câmaras municipais leis específicas para a instalação dos equipamentos.
Para falar sobre a experiência de Santo André – e que pode servir de exemplo para outras cidades – vão participar Pedro Seno, Secretário de Gestão Financeira e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do município e Marcos Godinho, Diretor Geral do Parque Tecnológico, unidade da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego da cidade do ABC paulista.
Representando o Governo Federal, o convidado é Eduardo Amaral, Coordenador Geral de Telecom do Ministério da Economia. Especialista em Regulação da Agência Nacional de Telecomunicações, Amaral irá traçar um panorama sobre o 5G no país, o que já foi feito e o que falta ser implementado para que os municípios ofereçam tecnologia de qualidade aos cidadãos.
A mediação será do Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e vice-presidente de Telecomunicações da FNP; e do consultor da FCAV e ex-Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Daniel Annenberg.
Depois das explanações, os participantes poderão fazer perguntas e debater com os convidados. O webinar será transmitido ao vivo pelo YouTube da Fundação Vanzolini.
Para se inscrever, clique aqui.