Fundação Vanzolini

Conheça a Van, a brand persona da Fundação Vanzolini

15 de março de 2024 | 5min de leitura
Compartilhe:

A Fundação Vanzolini, com uma história de mais de cinco décadas cheia de realizações e conquistas, vem agora anunciar mais uma realização notável: a criação de sua nova especialista virtual de Comunicação.

Observando de perto os avanços tecnológicos e as mudanças comportamentais que a sociedade vem passando, a instituição compreendeu que é o momento de aprimorar ainda mais seus vínculos com seus diversos públicos. Dessa percepção surge a Van, a nova brand persona da marca Vanzolini.

Siga com a leitura para saber mais sobre a Van!

Brand Persona

A brand persona é uma ferramenta estratégica que desempenha um papel fundamental na construção e consolidação da identidade de uma empresa. Ela é um guia de características de como uma marca deve se comunicar, com o intuito de reforçar seu posicionamento e fortalecer sua imagem no mercado.

Pode ser ancorada por um avatar, como é o caso da Lu da Magalu, ou apenas ter um comportamento bastante próprio e reconhecível, sem a necessidade de uma representação visual específica, como por exemplo a comunicação da Netflix.

Independentemente do formato escolhido, estudos e pesquisas de mercado apontam que ter um posicionamento consistente em todas as plataformas pode aumentar em 23% a receita de uma marca, esse dado reforça a importância de uma abordagem coesa e estratégica.

Além disso, 88% dos consumidores consideram a autenticidade o fator mais crucial ao decidir quais marcas apoiar, destacando a necessidade de uma comunicação verdadeira e que segue a identidade e os valores da empresa.

Conhecendo a Van

Assim, foi criada uma brand persona da Fundação Vanzolini, a Van. Junto com ela, foi desenvolvido um manual que padroniza o modo de representar a organização e a forma de se comunicar com clientes e parceiros nos canais onde ela atua.

Especialista em comunicação, a Van irá compor o quadro de colaboradores da empresa, estando presente no dia a dia de todos como uma assistente virtual. Por isso, o seu perfil foi baseado nos principais atributos da instituição e de seu público-alvo.

Características Físicas

  • Idade: Possui 30 anos. Sendo uma millennial, buscamos uma maior aderência com o público usuário do site institucional.
  • Origem: Nascida no Estado de São Paulo, é paulistana assim como a Fundação Vanzolini.
  • Tom da pele: É amarronzado, seguindo a diversidade da população brasileira, onde mais de 40% dos cidadãos se autodeclararam pretos ou pardos no Censo 2022.
  • Cabelos: São ondulados, acompanhando uma recente pesquisa realizada pela Unilever, onde revelou que 29% das brasileiras possuem cabelos desse tipo.
  • Formato do corpo: Definido como retangular, indo de encontro com o biotipo de 76% da sociedade, segundo a ABNT.

Características Comportamentais

  • Formação: Estudou Comunicação Social na Universidade de São Paulo (USP), o local de nascimento da Fundação Vanzolini.
  • Paixões: Possui grande interesse por Educação e Inovação.
  • Crenças: Acredita na transformação do Brasil por meio de conhecimento, tecnologia e inovação, para construir um futuro melhor para todos.
  • Personalidade: Flexível, comunicativa e colaborativa com a equipe de trabalho. Atendendo rapidamente às solicitações internas e externas.
  • Atitude: Jovem, moderna, antenada e atualizada às últimas tendências do mercado.
  • Valores: Acredita que é preciso estimular a propagação dos pilares da FCAV com seus diversos públicos. Além de constantemente reforçar o propósito da Fundação em levar a transformação por meio da inovação, visando o desenvolvimento sustentável do Brasil.
  • Interesses: Possui como principal hobby a leitura. Também participa de grupos de pesquisas e atividades envolvendo a cultura pop. Frequenta feiras e eventos. Está sempre conectada às redes sociais, ouvindo podcasts e se atualizando das mais recentes novidades.
  • Tom de voz: Amigável, objetivo, coerente e assertivo. Para se aproximar do público e transmitir confiança nas informações entregues.

Aplicação da solução

A Van estará presente como Especialista Virtual de Comunicação em alguns dos canais de contato da Fundação Vanzolini. Contudo, ela não atuará como porta-voz da Fundação Vanzolini para a imprensa, quem representa a instituição para posicionamentos são as pessoas, sendo essa atividade realizada preferencialmente pela Diretoria e especialistas técnicos.

Canais de contato

  • E-mails marketing;
  • Newsletters;
  • Chatbot no site e WhatsApp;
  • Eventos on-line;
  • Treinamentos de como usar os ambientes virtuais;
  • Materiais de onboarding interno;
  • Redes sociais;
  • Cases de sucesso.

Resultados

Estamos otimistas em relação ao futuro e aos resultados que buscamos alcançar:

  • Comunicação mais efetiva para os diferentes públicos-alvo, porém seguindo a uniformidade institucional;
  • Maior conexão emocional, gerando mais proximidade;
  • Aumento no engajamento, compartilhamento e interação nas redes sociais;
  • Maior fidelização dos clientes e aumento nas recomendações;
  • Melhora na experiência durante todo o processo de aquisição das soluções;
  • Padronização da comunicação dos quatro pilares em todos os canais;
  • Aumento no reconhecimento da marca pelo público geral.

Ao embarcarmos nesta jornada, almejamos criar um impacto significativo. Promovemos mudanças comportamentais e estruturais para que consequências positivas pudessem ser atingidas interna e externamente.

Acreditamos que toda a dedicação e determinação, sucederá um futuro promissor e recompensador para todos os envolvidos.

Aproveite para conhecer os cursos da Fundação Vanzolini.

Posts Relacionados