Fundação Vanzolini

Fundação Vanzolini apoia projeto inovador de educação em saúde

Postado em Soluções | 6 de julho de 2022 | 5min de leitura
Compartilhe:

Iniciativa tem como objetivos o aprimoramento dos profissionais de saúde e a disseminação de informações relevantes para a população

Uma escola de saúde que leva conhecimento a mais de 10 mil profissionais da área e ainda oferece informações de qualidade, que possam melhorar a vida de mais de 840 mil pessoas.

Foi esse o desafio que a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SBC),

por meio da Secretaria de Saúde, dividiu com a área de Gestão em Tecnologias da Educação (GTE), da FCAV.

Uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas e expertises, como designers instrucionais, jornalistas e pedagogos, ficou responsável pelo desenvolvimento e implementação da plataforma de educação a distância da Escola de Saúde, uma inovação no setor de cuidados médicos, que acaba de ser lançada. O projeto contou com o apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A ferramenta foi criada para aprimorar os conhecimentos dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiar a população na prevenção e no tratamento de doenças de maior demanda no município, a partir de quatro linhas de cuidado: Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Materno-Infantil e Doenças Respiratórias Crônicas.

A GTE contribuiu para a modelagem dos conteúdos pedagógicos de mais de 30 cursos com essas temáticas e também produziu cerca de 100 materiais audiovisuais, entre vídeos, videoaulas e animações.

Além da plataforma de educação a distância, a área de Gestão em Tecnologias da Educação também desenhou e desenvolveu o portal da Escola de Saúde.

“A FCAV acredita que a educação, assim como a saúde, tem a capacidade de fazer toda a diferença em nosso país. Estarmos envolvidos em um projeto com essa dimensão é uma grande honra para nós”, comenta Renata Simões, coordenadora de Projetos da GTE, sobre o desafio de articular um trabalho com tamanho impacto no setor público.

A plataforma de educação pode ser acessada por meio do portal da Escola de Saúde. Os conteúdos produzidos estão separados por públicos, a partir de um filtro localizado na parte superior direita do site, com uma área dedicada aos profissionais e outra para os usuários do SUS.

portal da escolada de saúde de são bernardo do campo

“A plataforma EAD é uma ferramenta que vai nos ajudar a aprimorar e a capacitar os profissionais e também a transmitir conhecimento à população, destacando as linhas de cuidado implementadas no município. Se você tem informação, você passa a ter uma saúde de mais qualidade”, destaca a dra. Valquiria de Souza Djehizian, do Departamento de Apoio à Gestão, do SUS.

Pandemia e trabalho remoto

Tornar esse projeto possível em meio a um cenário de incertezas foi um dos desafios apontados pelos envolvidos em seu desenvolvimento. A produção de todos os conteúdos se deu durante a pandemia do novo coronavírus, sendo necessárias atualizações constantes nos protocolos de atendimento, que foram cuidadosamente repensados em todas as linhas de cuidado.

“Com a pandemia, as atividades remotas foram, muitas vezes, o único modo possível de manter as ações. Só conseguimos finalizar a criação da plataforma de educação com a participação de vários profissionais da linha de frente, por exemplo, graças à possibilidade de encontros remotos. Nesse sentido, isso fortaleceu as estratégias de educação a distância, recurso que deverá permanecer nas nossas atividades”, conta a dra. Sandra Regina Passos, diretora adjunta do DABGC e líder da linha de cuidados Diabetes Mellitus, sobre a construção dos conteúdos e do ambiente de ensino digital em um momento em que tudo precisava ser resolvido a distância.

Benefícios para usuários e profissionais

Segundo a Secretaria de Saúde de SBC, os cursos e materiais servem de guia ou roteiro para orientar os profissionais sobre os procedimentos mais efetivos para a prevenção, tratamento e controle das doenças inseridas nas quatro linhas de cuidado. No aspecto da gestão, também ajudam no planejamento, na programação e na avaliação das estratégias tomadas.

Beatriz Oliveira dos Santos, do Acessa UBS Digital, da UBS Baeta Neves, de São Bernardo do Campo, reconhece que os cursos são uma oportunidade importante de educação continuada e de crescimento profissional. “Com eles, podemos ter uma escuta mais qualificada, fazer um melhor acolhimento do paciente, visando às suas necessidades. Para a população, é uma oportunidade de saber mais sobre saúde, o que ajuda no autocuidado, entendendo o que é a prevenção e a promoção de saúde”, comenta.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país com a maior incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de casos entre adultos de 20 a 79 anos. Entender o que é a doença, seus sinais e possíveis aspectos de prevenção, além dos serviços ofertados pela Rede de Atenção à Saúde, são alguns dos temas abordados em um dos cursos da plataforma, direcionado aos usuários do SUS. Uma forma de fortalecer e promover saúde aos brasileiros também por meio do conhecimento.

Para conferir todos os recursos disponíveis na plataforma, acesse: https://escoladesaude.saobernardo.sp.gov.br

Notícias Relacionadas