Fundação Vanzolini

Seis Sigma: produtividade e lucratividade empresarial

14 de fevereiro de 2025 | 8min de leitura
Compartilhe:

O Seis Sigma é uma metodologia inovadora de melhoria contínua de processos, com foco na redução da variabilidade e na eliminação de defeitos em produtos e serviços.

O nome “Seis Sigma” faz referência, justamente, ao objetivo de alcançar um nível de qualidade de seis sigma, o que significa ter, no máximo, 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.

A metodologia é caracterizada por sua estrutura bem definida, chamada de DMAIC, que significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Cada fase desempenha um papel vital na condução do processo de melhoria.

Ao adotar o Seis Sigma, as organizações podem obter benefícios significativos, incluindo maior satisfação do cliente, redução de custos, mais eficiência e mais competitividade. É uma metodologia versátil, que pode ser aplicada a diversos setores e processos, tornando-se um ativo valioso para qualquer organização que busca a excelência.

Quer saber mais sobre produtividade e lucratividade empresarial? Então, siga com a leitura!

O que é o Seis Sigma?

Seis Sigma é um sistema de gestão, desenvolvido pela Motorola na década de oitenta, com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados.

O programa tinha como desafio o “desempenho livre de defeitos”, e, entre suas principais metas, o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redução de sucata. Embora a Motorola tenha elaborado a metodologia, foi a GE quem trouxe sua eficácia ao mundo.

Em 1997, o presidente da GE, John Welch, anunciou o maior faturamento nos 105 anos de história da empresa e um lucro fenomenal. E o espanto em si não foi pelos números, mas por dar mérito de boa parte dos resultados ao programa de qualidade adotado dois anos antes, denominado de Seis Sigma.

De acordo com o artigo “Seis Sigma – Qualidade com lucratividade”, apresentado no SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, “só em 1999, a GE economizou mais de US$ 1,5 bilhão por causa do Programa”.

Hoje, o Seis Sigma é uma ferramenta importante para as empresas que buscam melhoria contínua e redução de variabilidade, pois ela busca quase a perfeição – redução na variação do resultado entregue aos clientes, a uma taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição.

Leia mais em: Análise de processos empresariais: conheça o Lean Seis Sigma

Como o Seis Sigma impacta a produtividade?

Como uma ferramenta de gestão estratégica, que visa a melhoria de processos e redução de custos empresariais, a metodologia tem um impacto significativo na produtividade de uma empresa, tanto em termos de eficiência quanto de eficácia. Veja só:

  • Redução de defeitos: a metodologia Seis Sigma identifica e elimina falhas por meio de uma estratégia de análise de dados e estatísticas para mensurar a qualidade de processos.
  • Melhoria da eficiência: a otimização de processos por meio do DMAIC reduz chances de variabilidade, permitindo que as empresas produzam mais com menos recursos:

1. D (Define): definir o problema e estabelecer objetivos.

2. M (Measure): coletar e analisar dados.

3. A (Analyze): identificar causas-raiz e oportunidades de melhoria.

4. I (Improve): implementar mudanças e melhorias.

5. C (Control): monitorar e controlar resultados.

  • Aumento da velocidade: a redução de etapas desnecessárias e a melhoria da fluidez dos processos permitem que as empresas entreguem produtos e serviços mais rapidamente.
  • Melhoria da qualidade: a promoção da melhoria da qualidade dos produtos e serviços reduz a necessidade de correções e rejeições, o que aumenta a produtividade e satisfação dos clientes. Além disso, a mentalidade de melhoria contínua que a metodologia carrega com ela gera mais engajamento e transforma operações.
  • Redução de custos: a redução de defeitos, erros e retrabalho reduz os custos associados à produção. A capacidade de  integração com outra ferramenta de gestão, o Lean Manufacturing, potencializa essa ação e diminui ainda mais os desperdícios.

Leia mais em: Green Belt Lean Seis Sigma: mais eficiência nas empresas

O papel do Seis Sigma na lucratividade empresarial

Aliado estratégico da qualidade nas empresas, o Seis Sigma desempenha um papel essencial nas organizações por conta de seu propósito de identificar erros e defeitos nos processos internos, e, assim, apontar uma série de melhorias nas operações internas, visando reduzir custos e aumentar os lucros do negócio.

Dessa forma, a metodologia Seis Sigma auxilia na lucratividade empresarial ao:

  • Reduzir custos operacionais, gerando impactos na economia de recursos;
  • Aumentar a qualidade e satisfação do cliente, repercutindo em fidelização e aumento nas receitas;
  • Aumentar a vantagem competitiva no mercado, permitindo à empresa se destacar frente aos concorrentes.
  • Promover a tomada de decisão baseada em dados, com estratégias mais assertivas e eficazes.

Uso do Seis Sigma nas empresas e resultados na prática

No estudo “Aplicação do programa Seis Sigma no Brasil: resultados de um levantamento tipo survey exploratório-descritivo e perspectivas para pesquisas futuras”, um dos pontos mais relevantes foi sobre os benefícios que o programa Seis Sigma proporciona para as empresas.

Cerca de 90% citaram a “redução dos desperdícios” como o principal benefício, seguida do “aumento da produtividade”, com quase 85%, e a “diminuição da variabilidade dos processos”, com um pouco mais de 80%.

“Esta constatação também apresenta um alinhamento com a literatura (ANTONY; BAÑUELAS, 2001; FOLARON, 2003; HAHN et al., 2000; LINDERMAN et al., 2003; PFEIFER et al., 2004; WESSEL; BURCHER, 2004), pois o programa Seis Sigma aplica-se tanto para a melhoria de processos já existentes como também para o desenvolvimento de novos processos industriais, com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir o ciclo de tempo dos processos e o número de itens defeituosos, tendo como conseqüências a diminuição de custos de produção e o aumento da competitividade das empresas.”

Um exemplo prático no Brasil vem da Ambev, que, desde que começou a usar o Seis Sigma na empresa, teve uma redução de defeitos e falhas evidente. Atualmente, os erros na linha de produção se aproximam do tão sonhado 0,1%.

Já no âmbito internacional, temos a Toyota, que integrou os princípios Seis Sigma ao seu Sistema Toyota de Produção (TPS), uma filosofia renomada que prioriza a melhoria contínua, a redução de desperdícios e o respeito às pessoas.

A integração das metodologias nas operações da Toyota começou no início dos anos 2000 e, apesar de já contar com impressionantes padrões de qualidade, a empresa reconheceu o valor de refinar ainda mais seus processos e reduzir a variação a níveis ainda mais insignificantes. Desse modo, o Seis Sigma forneceu uma abordagem estruturada para atingir esses objetivos.

Leia mais em: Guia prático para implementar Lean Seis Sigma

Por que investir em Seis Sigma na sua empresa?

Diante dos casos e estudos citados acima, é possível entender a importância e a necessidade da metodologia Seis Sigma nas organizações de qualquer segmento ou porte, que desejam se destacar no mercado. Sendo assim, você deve investir em Seis Sigma na sua empresa por conta, basicamente, de seus três objetivos fundamentais:

  • Redução de custos;
  • Otimização de produtos e processos;
  • Incremento da satisfação do cliente.

A metodologia, que traz benefícios estratégicos e operacionais, é ainda flexível e pode se ajustar aos mais diferentes setores.

Por fim, vale reforçar que a Seis Sigma é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam melhorar eficiência, qualidade e lucratividade.

Se você deseja implementar essa metodologia na sua empresa, conheça os cursos e treinamentos e toda a expertise da Fundação Vanzolini na implementação de metodologias de gestão:

Yellow Belt Lean Seis Sigma

Green Belt Lean Seis Sigma

Upgrade para Black Belt em Lean Seis Sigma

AI Sigma Belt

Para mais informações:

ENTRE EM CONTATO

Quer saber mais? Assista ao VanzoliniCast Como a inteligência artificial está transformando o Sigma Belt com especialistas da Fundação Vanzolini.  

Fontes:

Seis Sigma – Qualidade com lucratividade

Seis Sigma é ferramenta de melhoria contínua para as empresas

Aplicação do programa Seis Sigma no Brasil: resultados de um levantamento tipo survey exploratório-descritivo e perspectivas para pesquisas futuras

Toyota and Six Sigma: A Symbiotic Relationship in Quality Management

Posts Relacionados