O Seis Sigma é uma metodologia inovadora de melhoria contínua de processos, com foco na redução da variabilidade e na eliminação de defeitos em produtos e serviços.
O nome “Seis Sigma” faz referência, justamente, ao objetivo de alcançar um nível de qualidade de seis sigma, o que significa ter, no máximo, 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.
A metodologia é caracterizada por sua estrutura bem definida, chamada de DMAIC, que significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Cada fase desempenha um papel vital na condução do processo de melhoria.
Ao adotar o Seis Sigma, as organizações podem obter benefícios significativos, incluindo maior satisfação do cliente, redução de custos, mais eficiência e mais competitividade. É uma metodologia versátil, que pode ser aplicada a diversos setores e processos, tornando-se um ativo valioso para qualquer organização que busca a excelência.
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Seis Sigma é um sistema de gestão, desenvolvido pela Motorola na década de oitenta, com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados.
O programa tinha como desafio o “desempenho livre de defeitos”, e, entre suas principais metas, o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redução de sucata. Embora a Motorola tenha elaborado a metodologia, foi a GE quem trouxe sua eficácia ao mundo.
Em 1997, o presidente da GE, John Welch, anunciou o maior faturamento nos 105 anos de história da empresa e um lucro fenomenal. E o espanto em si não foi pelos números, mas por dar mérito de boa parte dos resultados ao programa de qualidade adotado dois anos antes, denominado de Seis Sigma.
De acordo com o artigo “Seis Sigma – Qualidade com lucratividade”, apresentado no SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, “só em 1999, a GE economizou mais de US$ 1,5 bilhão por causa do Programa”.
Hoje, o Seis Sigma é uma ferramenta importante para as empresas que buscam melhoria contínua e redução de variabilidade, pois ela busca quase a perfeição – redução na variação do resultado entregue aos clientes, a uma taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição.
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Como uma ferramenta de gestão estratégica, que visa a melhoria de processos e redução de custos empresariais, a metodologia tem um impacto significativo na produtividade de uma empresa, tanto em termos de eficiência quanto de eficácia. Veja só:
1. D (Define): definir o problema e estabelecer objetivos.
2. M (Measure): coletar e analisar dados.
3. A (Analyze): identificar causas-raiz e oportunidades de melhoria.
4. I (Improve): implementar mudanças e melhorias.
5. C (Control): monitorar e controlar resultados.
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Aliado estratégico da qualidade nas empresas, o Seis Sigma desempenha um papel essencial nas organizações por conta de seu propósito de identificar erros e defeitos nos processos internos, e, assim, apontar uma série de melhorias nas operações internas, visando reduzir custos e aumentar os lucros do negócio.
Dessa forma, a metodologia Seis Sigma auxilia na lucratividade empresarial ao:
No estudo “Aplicação do programa Seis Sigma no Brasil: resultados de um levantamento tipo survey exploratório-descritivo e perspectivas para pesquisas futuras”, um dos pontos mais relevantes foi sobre os benefícios que o programa Seis Sigma proporciona para as empresas.
Cerca de 90% citaram a “redução dos desperdícios” como o principal benefício, seguida do “aumento da produtividade”, com quase 85%, e a “diminuição da variabilidade dos processos”, com um pouco mais de 80%.
“Esta constatação também apresenta um alinhamento com a literatura (ANTONY; BAÑUELAS, 2001; FOLARON, 2003; HAHN et al., 2000; LINDERMAN et al., 2003; PFEIFER et al., 2004; WESSEL; BURCHER, 2004), pois o programa Seis Sigma aplica-se tanto para a melhoria de processos já existentes como também para o desenvolvimento de novos processos industriais, com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir o ciclo de tempo dos processos e o número de itens defeituosos, tendo como conseqüências a diminuição de custos de produção e o aumento da competitividade das empresas.”
Um exemplo prático no Brasil vem da Ambev, que, desde que começou a usar o Seis Sigma na empresa, teve uma redução de defeitos e falhas evidente. Atualmente, os erros na linha de produção se aproximam do tão sonhado 0,1%.
Já no âmbito internacional, temos a Toyota, que integrou os princípios Seis Sigma ao seu Sistema Toyota de Produção (TPS), uma filosofia renomada que prioriza a melhoria contínua, a redução de desperdícios e o respeito às pessoas.
A integração das metodologias nas operações da Toyota começou no início dos anos 2000 e, apesar de já contar com impressionantes padrões de qualidade, a empresa reconheceu o valor de refinar ainda mais seus processos e reduzir a variação a níveis ainda mais insignificantes. Desse modo, o Seis Sigma forneceu uma abordagem estruturada para atingir esses objetivos.
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Diante dos casos e estudos citados acima, é possível entender a importância e a necessidade da metodologia Seis Sigma nas organizações de qualquer segmento ou porte, que desejam se destacar no mercado. Sendo assim, você deve investir em Seis Sigma na sua empresa por conta, basicamente, de seus três objetivos fundamentais:
A metodologia, que traz benefícios estratégicos e operacionais, é ainda flexível e pode se ajustar aos mais diferentes setores.
Por fim, vale reforçar que a Seis Sigma é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam melhorar eficiência, qualidade e lucratividade.
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Fontes:
Seis Sigma – Qualidade com lucratividade
Seis Sigma é ferramenta de melhoria contínua para as empresas
Toyota and Six Sigma: A Symbiotic Relationship in Quality Management