Fundação Vanzolini

Como desenvolver propostas de projetos eficientes

26 de julho de 2024 | 7min de leitura
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Passo a passo de como elaborar propostas irresistíveis: Aprenda as técnicas essenciais para criar propostas de projetos que se destacam pela eficiência e clareza

Para garantir sucesso na obtenção de financiamento e na execução eficaz de projetos, líderes e equipes devem apresentar suas propostas de maneira bem estruturada, adotando uma abordagem profissional e especializada.

Propostas de projetos bem elaboradas funcionam como a primeira impressão da empresa, atuando como um cartão de visitas para os investidores, que formarão suas percepções iniciais a partir dessa apresentação.

Sabemos que as primeiras impressões são duradouras, tornando essencial que o primeiro contato seja marcante, consistente e completo.

Neste texto, exploramos os elementos-chave para estruturar uma proposta detalhada que possa surpreender os investidores e mantê-los interessados nos projetos da instituição.

Continue conosco até o final e, como bônus, descubra o melhor curso de Gestão de Projetos para se tornar um especialista na área.

Cinco passos para a elaboração de propostas de projetos irresistíveis

Antes de apresentarmos o tutorial perfeito para criar uma proposta tentadora, nossa primeira dica é: prepare o seu bloco de notas, pois, até o final, terá insights incríveis para a sua próxima apresentação. Preparado?

1. Definição clara dos objetivos do projeto

Nós, da Fundação Vanzolini, sempre ressaltamos a importância de definir as metas detalhadamente. Sem objetivos bem determinados, a impressão será de um projeto desorganizado e desestruturado, isto é, sem grandes benefícios.

Para fugir de uma primeira impressão negativa, defina os objetivos gerais e específicos:

  • Objetivos gerais: declaração ampla do que o projeto pretende alcançar. Deve ser inspirador e indicar a direção geral;
  • Objetivos específicos: devem ser detalhados e mensuráveis, descrevendo os resultados concretos que o projeto espera atingir.

Dicas:

  • Utilize a metodologia de otimização de processos operacionais SMART( (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound) para formular os objetivos;
  • Alinhe-os com as necessidades e expectativas das partes interessadas e, para isso, é importante conhecê-las bem. Dependendo do cliente, adapte a apresentação da proposta.

2. Contextualização e justificativa do projeto

Os interessados partem de um contexto para analisar a viabilidade ou inviabilidade do projeto. Sendo assim, os representantes devem apresentar a análise do contexto positivamente aos investidores. Exemplo:

  • Descreva o cenário atual e as razões pelas quais o projeto é necessário;
  • Inclua dados e evidências que suportem a necessidade do projeto.

Em relação à justificativa, um dos pontos mais relevantes e indispensáveis da proposta, representa os motivos pelos quais o projeto é atraente e proveitoso para os interessados. Deve-se, então, priorizar:

  • A explicação da importância do projeto e como ele atenderá às necessidades identificadas.
  • Os destaques dos benefícios esperados e o impacto do projeto.

Dicas:

  • Explore estatísticas, estudos de caso e exemplos concretos. Para fortalecer a justificativa, além de cases de sucesso, a empresa pode criar um caso fictício, demonstrando como os investidores saíram ganhando com a parceria;
  • Conecte a justificativa aos objetivos estratégicos da organização ou dos financiadores.

3. Metodologia, plano de execução e recursos do projeto

Os cursos de Gestão de Projetos têm como foco principal a metodologia e os planos de execução, justamente porque são ações nas quais os acionistas conseguem vislumbrar como a empresa alcançará as metas apresentadas, portanto os profissionais devem:

  • Descrever as abordagens, métodos e técnicas que serão utilizados para alcançar os objetivos;
  • Explicar as razões pelas quais essas abordagens foram escolhidas e como elas são adequadas para o projeto.

Já sobre o plano de ação:

  • Detalhar as atividades específicas que serão realizadas;
  • Criar um cronograma com prazos para cada atividade.

Após apresentar a metodologia e o plano de ação, deve-se esclarecer quais os recursos necessários, por meio de:

  • Lista dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para o projeto;
  • Inclusão do orçamento detalhado com estimativas de custos.

Dicas:

  • Utilize gráficos e ferramentas de planejamento para ilustrar o cronograma.
  • Certifique-se de que as atividades estejam sequenciadas de maneira lógica e eficiente, do início ao fim do projeto, bem como os resultados esperados.

Veja mais: Gestão de cronograma de projetos: melhores práticas

4. Gestão de riscos do projeto

Tão importante quanto criar uma impressão favorável do projeto, é apresentá-lo com sinceridade, ou seja, expor as identificações de riscos. Para fazê-los profissionalmente, sem afastar o interesse dos investidores, as empresas devem seguir os seguintes passos de apresentação e de redução de danos:

  • Listar os principais riscos que podem afetar o projeto;
  • Classificá-los conforme a probabilidade de ocorrência e o impacto;
  • Descrever as estratégias para diminuir ou acabar com cada risco identificado;
  • Incluir planos para conter e lidar com riscos imprevistos.

Dicas:

  • Realizar cursos de Gestão de Projetos – com a equipe responsável, para que eles possam identificar e avaliar riscos;
  • Revisar regularmente o plano de riscos e ajustá-lo conforme necessário.

5. Avaliação e monitoramento do projeto

Indicadores de desempenho e qualidade permitem mostrar a eficiência do projeto, algo com o qual os investidores se preocupam bastante, por motivos óbvios. Então, os gestores devem definir indicadores claros e mensuráveis para monitorar o progresso e avaliar o sucesso do projeto.

Nos planos de avaliação, deve-se descrever como (ferramentas de avaliação de qualidade) e quando as avaliações serão realizadas.

Dicas:

  • Apropriar-se de ferramentas de monitoramento e relatórios para acompanhar os indicadores de desempenho;
  • Estabelecer um processo de feedback constante para ajustes durante a execução do projeto.

Como estruturar a proposta? Siga estes passos!

  • Sumário executivo: um resumo conciso dos principais pontos da proposta, incluindo objetivos, justificativa, metodologia e impacto esperado;
  • Introdução: apresentação do projeto e contexto;
  • Corpo da proposta: detalhamento de objetivos, metodologia, plano de execução, gestão de riscos e avaliação;
  • Conclusão: reforço da importância do projeto e do apoio necessário.

Em toda a proposta:

  • Manter a clareza e a concisão;
  • Usar gráficos, tabelas e ilustrações para torná-la mais visual e compreensível;
  • Revisar e editar a proposta para, caso necessário, eliminar erros e melhorar a coerência e a compreensão.

Agora, entendeu o significado e a relevância de uma proposta bem executada e apresentada? Como última orientação, sugerimos um curso de Gestão de Projetos.

Isso porque, além de todos os passos citados serem abordados de modo mais detalhado, os profissionais ainda aprendem ações essenciais, como: conhecer o público-alvo e entender suas expectativas e interesses, e, assim, adaptar a proposta para atendê-los; envolver a equipe do desenvolvimento da proposta, para criar um plano multiprofissional, tornando a proposta mais completa e abrangente; e revisar criticamente o projeto, sanando possíveis falhas e pontos de melhoria.

Faça com que os investidores passem a procurar sua empresa organicamente, faça como a Fundação Vanzolini e seja referência em Gestão de Projetos!

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Fontes:

https://asana.com/pt/resources/project-proposal

https://terzoni.com.br/leanblog/modelo-de-proposta-de-projeto/

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