Fundação Vanzolini

Dicas para iniciar com sucesso a Gestão de Projetos

15 de fevereiro de 2023 | 5min de leitura
Compartilhe:

Você sabe como ter sucesso na Gestão de Projetos? É cada vez mais crucial investir em planejamento de projetos para que os negócios se desenvolvam.

O processo consiste em aliar conhecimento e diferentes habilidades, assim como ferramentas de gerenciamento de projetos, em busca de um objetivo pré-definido. Isso envolve desde o planejamento de ações até a execução e mensuração de resultados.

Conforme explicamos neste artigo, os projetos são as engrenagens das ações que culminam em um resultado prático.

Em poucas palavras, um projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, e destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado. Assim, se torna um conhecimento fundamental e uma ferramenta indispensável.

Entre os motivos para implementar uma gestão eficaz de projetos estão a economia de tempo – uma vez que uma hora de planejamento pode economizar até dez horas de trabalho -, a diminuição de erros e a estabilidade emocional da equipe.

 

Gestão de Projetos: passo a passo para a aplicação

É essencial estabelecer estratégias que contribuam para planejar os projetos de forma mais eficiente, como melhorar a comunicação entre as equipes, definir um cronograma e metas bem claras, além de gerenciar os riscos. Um bom projeto precisa de objetivos bem definidos, por isso é importante estabelecer as metas a serem cumpridas.

É preciso ter habilidades bastantes refinadas de controle de tempo, trabalho em equipe e organização do fluxo de trabalho. Nesse processo, definir as responsabilidades de cada profissional é muito importante para o desenvolvimento de um projeto que visa o sucesso.

Confira abaixo algumas dicas essenciais para uma Gestão de Projetos eficaz!

 

Escolha uma metodologia adequada

Para iniciar com sucesso, é fundamental que exista um bom método de gerenciamento do seu projeto, alinhado a conceitos sólidos, capazes de reduzir os conflitos, aumentar a produtividade e melhorar a entrega de resultados.

A sistemática de um projeto determina como os trabalhos são executados, assim como a jornada dos times e seu perfil. É importante tomar cuidado ao escolher a metodologia que será utilizada para gerir o projeto.

Dessa forma, uma análise sobre os requisitos é necessária, o que inclui o perfil da equipe e da própria natureza do projeto. Com essa observação, será mais fácil escolher uma metodologia que consiga orientar os times para atingir os resultados esperados.

 

Estabeleça indicadores de performance

Sabemos que os indicadores são uma importante ferramenta de gestão. Quando utilizados para auxiliar a avaliação da performance de um time ou processo, eles podem ser aplicados em várias áreas do negócio.

Aplicadas na Gestão de Projetos, as métricas permitem a identificação de pontos como a aderência a prazos, dificuldades da performance, além do impacto que as decisões surtiram no negócio.

Para que sejam bem estruturados, os indicadores precisam estar alinhados com o perfil do time. Ter dados à mão é resultado de uma boa Gestão de Projetos.

 

Automatize processos na Gestão de Projetos

Muitas tarefas de um projeto podem ser automatizadas. Um software de Gestão de Projetos é uma solução que pode ter grande impacto nos processos gerenciais.

Ele atua como um hub de informações sobre cada etapa. Isso garante ao gestor uma solução inteligente, que agrega metas, estratégias, responsabilidades e indicadores em um único lugar.

A partir daí, o gestor terá uma visão completa sobre o fluxo de trabalho de todos os times. Isso permitirá que erros sejam corrigidos facilmente. Além disso, será mais fácil distribuir atividades e evitar problemas durante a execução de tarefas.

 

Alie uma comunicação eficaz ao gerenciamento

Investir na comunicação integrada deve ser uma preocupação desde o começo do projeto. A cada etapa, esse ponto deve ser reforçado e valorizado com o apoio de ferramentas de troca de dados, como os serviços de videoconferência e aplicativos de troca de mensagens corporativas.

Por ser um fator-chave, a comunicação entre times, líderes e stakeholders evita expectativas frustradas e controla a ampliação de riscos. Com as equipes mais integradas, a resolução de problemas será mais ágil e inovadora. Vale ressaltar aqui a importância da realização de reuniões durante todas as etapas de um projeto, o que permite o alinhamento da equipe e a possibilidade de compartilhamento de boas práticas entre todos.

 

Aperfeiçoe a performance da gestão

Para gerenciar projetos, são necessários conhecimentos e habilidades específicas a gestores e gestoras, que devem possuir determinadas habilidades de liderança para contribuir com o sucesso da Gestão de Projetos.

A fim de capacitar profissionais iniciantes nessa área, a Fundação Vanzolini criou o curso Básico em Gestão de Projetos – 24 horas.

Ele é baseado no Guia PMBOK® – Project Management Body of Knowledge, mantido pelo Project Management Institute (PMI)®, e abrange os principais conceitos e técnicas de planejamento e de estruturação de um projeto.

Nos vemos nas aulas!

Esse conteúdo foi útil para você? A Fundação Vanzolini oferece um amplo conjunto de cursos, com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório sobre o assunto.

Conheça nossos cursos de Gestão de Projetos.

ENTRE EM CONTATO

 

Fontes:

Procenge

Rockcontent

Runrun.it

Posts Relacionados