Fundação Vanzolini

IA na Gestão de Projetos: como a inovação transforma e agrega valor às pessoas e empresas

12 de março de 2025 | 9min de leitura
Compartilhe:

Com o uso da IA na Gestão de Projetos, é possível automatizar tarefas, fornecer insights e tomar decisões baseadas em dados, resultando em um gerenciamento mais preciso e eficaz.

Do comando de voz no celular às decisões da liderança, a Inteligência Artificial tem revolucionado cada vez mais o mundo real. Na Gestão de Projetos, a inovação tem se mostrado uma ferramenta valiosa, auxiliando em diversas etapas e proporcionando melhorias significativas na eficiência e nos resultados alcançados.

Para saber mais sobre como a Inteligência Artificial pode transformar a Gestão de Projetos e a importância da capacitação profissional nas novas tecnologias, siga com a leitura!

A presença das ferramentas de IA nas empresas

As empresas estão investindo cada vez mais em digitalização e buscando maturidade digital por meio de ferramentas inovadoras, especialmente aquelas que fazem uso da IA. Números levantados pela Experis, divisão de recrutamento e seleção de profissionais de TI do ManpowerGroup, 52% das grandes empresas globais com mais de 5 mil trabalhadores já utilizam IA.

Além disso, um terço das companhias que ainda não adotaram a tecnologia planejam fazer isso nos próximos três anos. E esse movimento cada vez maior da IA nas empresas não é à toa. O relatório “Next stop, next-gen”, da Accenture, que analisou 1.148 empresas, de 10 setores, em 15 países, apontou que empresas que usam tecnologias de ponta e seus processos são 23% mais lucrativas.

O papel da IA na Gestão de Projetos

Na Gestão de Projetos, a IA oferece recursos para suas etapas de planejamento, execução e monitoramento, trazendo mais eficiência para cada uma delas.

Desse modo, no planejamento a IA pode:

  • Analisar grandes conjuntos de dados para identificar tendências, padrões e correlações, ajudando a equipe de projeto a tomar decisões informadas;
  • Simular diferentes cenários e resultados, permitindo que a equipe de projeto avalie diferentes opções e escolha a melhor abordagem;
  • Ajudar a criar cronogramas realistas e otimizados, levando em conta fatores como recursos, dependências e restrições.

Na execução do projeto, a IA pode:

  • Automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, liberando tempo para a equipe de projeto se concentrar em tarefas mais estratégicas;
  • Monitorar o progresso do projeto em tempo real, identificando potenciais problemas e alertando a equipe de projeto;
  • Analisar dados para identificar riscos potenciais e sugerir estratégias para mitigá-los.

No monitoramento:

  • Analisar dados para avaliar o desempenho do projeto, identificando áreas de melhoria e oportunidades de otimização;
  • Detectar problemas potenciais e alertar a equipe de projeto, permitindo que eles tomem medidas corretivas antes que os problemas se tornem graves;
  • Ajudar a otimizar a alocação de recursos, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e eficaz.

Mas e o gestor, qual seu papel como um líder estratégico no uso da IA?

A tecnologia não substitui a pessoa que lidera e pensa estrategicamente. Assim, a figura do líder na Gestão de Projetos é imprescindível e ela extrapola o uso da IA, pois engloba outras habilidades, as chamadas soft skills, que são fundamentais no mundo do trabalho nos dias de hoje. Liderança, comunicação e adaptabilidade são competências que um líder deve ter e que a tecnologia não supera.

Por isso, para ser um líder estratégico no uso da IA é preciso ser um profissional capacitado, com os recursos e habilidades para que pessoas e máquinas caminhem juntas, com eficiência e resultados de impacto.

Benefícios da IA na Gestão de Projetos

Com um líder preparado, a IA na Gestão de Projetos colabora para a eficiência dos processos e para tomadas de decisões mais embasadas. A seguir, destacamos as principais contribuições da IA na Gestão de Projetos:

  • Automação de tarefas repetitivas: a IA pode automatizar tarefas de baixo valor agregado, como coleta e análise de dados, criação de relatórios e atualização de cronogramas, liberando o tempo para que os gerentes de projetos e suas equipes possam se concentrar em atividades estratégicas de maior impacto.
  • Previsão e análise de riscos: por meio dos algoritmos de IA, é possível analisar dados históricos para identificar padrões, tendências e potenciais riscos que possam afetar o projeto. Desse modo, os gestores podem tomar medidas preventivas para mitigar riscos e ajustar o planejamento.
  • Otimização do planejamento e alocação de recursos: a IA pode analisar dados históricos e informações sobre recursos disponíveis, capacidades da equipe e restrições do projeto para otimizar o planejamento e a distribuição de recursos. Essas ações melhoram a eficiência e minimizam desperdícios.
  • Suporte na tomada de decisões: como falamos, os sistemas de IA têm tornado as tomadas de decisão muito mais acertadas, isso porque eles podem fornecer dados e informações em tempo real, apresentar diferentes cenários, identificar padrões e oferecer recomendações precisas. Com isso, é possível reduzir a possibilidade de incertezas, além de permitir decisões mais embasadas.
  • Melhora na comunicação: as ferramentas de IA, como chatbots e assistentes virtuais, podem ser usadas para responder perguntas, fornecer orientações e facilitar a troca de informações entre as pessoas envolvidas no projeto. Além disso, plataformas de gerenciamento de projetos com IA centralizam informações relevantes, permitindo que a equipe acesse documentos, atualize o andamento e colabore em tempo real. A Gestão de Projetos passa a ser mais inclusiva.
  • Refinamento de ideias e planejamento: com o uso do ChatGPT, uma ferramenta de IA, é possível caminhar com diversas etapas do projeto, incluindo brainstorming para refinar ideias, síntese de objetivos SMART, análise de valor, análise de OKRs, análise de riscos, identificação de geração de valor, análise de benefícios do projeto e fornecimento de uma lista de potenciais clientes.
  • Geração de conteúdo e análise: outra função do ChatGPT na Gestão de Projetos é auxiliar na criação de relatórios, identificação de padrões e tendências e fornecimento de feedbacks automatizados para os colaboradores.

Ferramentas de IA na Gestão de Projetos

  • ChatGPT: um modelo de linguagem baseado em deep learning, que pode gerar conteúdo como texto, imagens e música. Pode ser usado para auxiliar em várias tarefas, como planejamento, análise e criação de relatórios. Estudos indicam que uma tarefa que um gerente de projetos levaria 12 horas para realizar pode ser concluída em duas horas com o auxílio do ChatGPT, por exemplo. Isso permite que o profissional tenha mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas e melhorar a qualidade do trabalho.
  • Kanban: um sistema visual de gestão de trabalho que, quando combinado com IA, pode ajudar a conduzir tarefas por um fluxo pré-definido, evitando a procrastinação e aumentando a produtividade.
  • Scrum: uma metodologia ágil que, com o auxílio da IA, torna os processos mais simples e claros, mantendo registros visíveis sobre o andamento de todas as etapas. A IA pode também ajudar a priorizar tarefas e otimizar os sprints.

Desafios e oportunidades no uso da IA na Gestão de Projetos

Como vimos, são muitos os benefícios no uso da IA na Gestão de Projetos, no entanto, ainda há desafios na implementação das tecnologias no dia a dia dos negócios. Muitas empresas enfrentam a falta de conhecimento interno sobre como utilizar eficazmente as ferramentas de IA.

Nesse sentido, é crucial investir em treinamento e capacitação para que os profissionais possam fazer o melhor uso da tecnologia e superar esse obstáculo.

No Relatório de Habilidades em Nuvem, divulgado pela SoftwareOne, 53% das empresas norte-americanas afirmam que não possuem habilidades adequadas em inteligência artificial (IA) para acompanhar o ritmo acelerado da inovação.

O levantamento também mostra que 38% das empresas estão enfrentando dificuldades para encontrar funcionários qualificados em IA, deixando claro o desafio que a nova tecnologia trouxe.

No Brasil, uma pesquisa da Brasscom, feita em 2021, apontou que haveria um déficit de 106 mil profissionais por ano para preencher vagas de tecnologia no país até 2025. Já um relatório da Microsoft indicou que 58% dos líderes brasileiros descartam profissionais sem habilidades em inteligência artificial.

Ou seja, o desafio é encontrar gente pronta para lidar e liderar com as inovações e a solução é, justamente, buscar por esse conhecimento e essas habilidades.

A IA chega também como uma oportunidade de se renovar enquanto profissional e de criar uma nova economia que agrega mais valor às pessoas, permitindo que os gerentes de projetos se tornem mais eficientes e estratégicos, melhorando a qualidade do trabalho e os resultados para a empresa.

Capacitação para usar a IA na Gestão de Projetos

Diante do cenário da escassez de talentos, a capacitação em IA para a Gestão de Projetos se apresenta como um diferencial estratégico.

Reconhecendo essa necessidade, a Fundação Vanzolini oferece um conjunto amplo de capacitação em Inteligência Artificial e Gestão de Projetos, com o objetivo de preparar profissionais e empresas para essa nova era. Convidamos você a explorar nosso portfólio de cursos e programas e a se juntar a nós nessa jornada de transformação tecnológica.

Os cursos abrangem desde os fundamentos da IA até tópicos avançados, como machine learning e automação de processos. Além disso, a Fundação Vanzolini oferece capacitações específicas em Gestão de Projetos com foco em IA, que abordam temas como planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos com o uso de ferramentas e técnicas de IA.

Então, se você quer aprofundar seus conhecimentos para utilizar a Inteligência Artificial na Gestão de Projetos, conheça o curso Gestão de Projetos com foco em IA da Fundação Vanzolini e aprimore suas habilidades profissionais!

Para mais informações:

ENTRE EM CONTATO

Quer saber mais? Assista ao VanzoliniCast IA na Gestão de Projetos: o que se espera dos novos especialistas? com especialistas da Fundação Vanzolini.

Fontes:

Empresas que usam tecnologias como IA são 23% mais lucrativas, diz estudo

IA causa revolução nas empresas e educação vira aposta para falta de profissionais

Mais de 50% das grandes empresas já estão utilizando IA

Posts Relacionados