Fundação Vanzolini

Gerenciamento de Processos: ferramenta e benefícios

20 de setembro de 2024 | 8min de leitura
Compartilhe:

A Gestão de Processos é uma prática essencial para que as empresas se mantenham competitivas. As organizações modernas, que não têm medo da inovação em seus processos, têm muito a ganhar com o Gerenciamento de Processos, baseado, hoje em dia, em ferramentas e tecnologias cada vez mais avançadas.

Ter uma mente aberta é fundamental para que a Gestão de Processos seja implementada e seja, de fato, uma prática transformadora nos negócios. No entanto, nem sempre aquela metodologia de gerenciamento que está na moda vai funcionar para todas as empresas.

Assim, é importante entender qual é a proposta, os pontos fortes e fracos, e então relacioná-la com a realidade e os objetivos da organização. Para entender como as empresas podem se beneficiar do Gerenciamento de Processos, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

O que é o Gerenciamento de Processos?

Para começar, vamos entender que o Gerenciamento de Processos é um conjunto de práticas que visam o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais das empresas. 

Por meio do Gerenciamento de Processos, os profissionais que atuam como gestores buscam identificar, desenvolver, documentar, monitorar e controlar os processos da companhia.

Vale destacar que os chamados processos organizacionais são as atividades realizadas por pessoas ou por máquinas dentro de uma organização.

Entre essas atividades, podemos citar a mais comum nos processos de produção de uma indústria, na qual uma matéria-prima é transformada no produto final.

Mas, para que isso ocorra, para que o insumo vire produto, muitos outros pequenos processos – realizados tanto por pessoas quanto por equipamentos – estão inseridos na jornada.

Por isso a importância do Gerenciamento de Processos, para que todas as atividades envolvidas – das menores até as maiores – sejam supervisionadas, acompanhadas, analisadas, etc.

Quais os benefícios de um Gerenciamento de Processos eficiente?

Quando uma Gestão de Processos é feita com eficiência, os resultados costumam transformar, para melhor, as organizações. Veja a seguir alguns dos benefícios do Gerenciamento de Processos

  • Otimização do tempo

Sem dúvidas, uma das vantagens do Gerenciamento de Processos é o melhor aproveitamento do tempo. A partir do momento em que um processo é aperfeiçoado, busca-se o mínimo desperdício de tempo.

Por outro lado, as tecnologias e ferramentas de automação permitem que gestores e colaboradores tenham mais tempo para se dedicarem a outras tarefas.

  • Redução de custos

A atenção com os custos deve ser central em todas as empresas. Desse modo, a Gestão de Processos possibilita identificar oportunidades para reduzir gastos em diversas áreas.

  • Melhoria na qualidade nos serviços e produtos

O desejo de toda empresa é entregar um produto ou serviço de qualidade. Sendo assim, o Gerenciamento de Processos é um aliado importante, pois permite uma visão e um acompanhamento bem próximos das atividades, evitando erros e atrasos.

  • Colabora com a tomada de decisões baseadas em dados

Como o Gerenciamento de Processos implica no monitoramento de métricas e indicadores, sua prática colabora para uma tomada de decisão com base em dados.

  • Retenção de talentos

Com uma gestão eficiente, os processos são conhecidos e mapeados, tornando mais fácil alocar os profissionais adequados para cada função e, consequentemente, aumentando a satisfação e a qualidade de quem atua na empresa.

Ferramentas de Gerenciamento de Processos

A Gestão de Processos é o encontro do conhecimento humano com as inovações tecnológicas. Dessa forma, dentre as ferramentas de Gerenciamento de Processos, com foco na melhoria contínua, que têm aperfeiçoado cada vez mais as empresas e suas atividades, podemos destacar:

  • Business Processes Management (BPM)

Trata-se de uma ferramenta capaz de analisar os processos mais relevantes de uma empresa e descobrir como conduzi-los com mais eficiência.

  • Kaizen

É uma das ferramentas do Lean Manufacturing, desenvolvida no Japão, na década de 1950, na tentativa de reconstruir o país após a Segunda Guerra Mundial.

  • Ciclo PDCA

O PDCA é uma ferramenta clássica para promoção da melhoria contínua. Com base em quatro etapas, a metodologia propõe que elas devam ser conduzidas de forma cíclica para melhorar constantemente um determinado processo.

Como iniciar o Gerenciamento de Processos em sua empresa

Depois de compreender a importância do Gerenciamento de Processos e de conhecer seus benefícios, você deve estar se perguntando: como fazer para implementar uma Gestão de Processos na minha empresa?

Bem, o primeiro passo é entender, em detalhes, como as atividades são desenvolvidas. Para mexer em um processo, é preciso, antes, ter um bom conhecimento sobre como ele acontece.

Em seguida, ao implantar um Gerenciamento de Processos, é essencial conhecer sua metodologia, para saber se está alinhada aos valores da organização. Importante destacar que a Gestão de Processos tem um papel extremamente estratégico e, por isso, conhecer a organização, sua essência, seu propósito é fundamental para uma prática eficiente.

Outro passo importante é pensar em métricas e indicadores que devem ser monitorados para que o aperfeiçoamento dos processos seja realizado com base em dados. É preciso ter um chão firme para começar.

Por fim, vale destacar que, no Gerenciamento de Processos, ocorre uma maior automação dos processos operacionais, no entanto, para definir as estratégias e tomar as melhores decisões, nada substitui a habilidade e atuação humana.

Treinamento e capacitação em Gerenciamento de Processos

Falando na importância das pessoas nos processos, destacamos aqui as formações e treinamentos oferecidos pela Fundação Vanzolini em Gerenciamento de Processos.

Gerenciamento da Rotina e Ferramentas da Qualidade

No curso Gerenciamento da Rotina e Ferramentas da Qualidade, o aluno poderá descobrir a evolução do conceito de qualidade e implementar o controle sistemático da melhoria contínua na sua empresa.

Por meio de ferramentas básicas, como Kaizen e Ciclo PDCA, assim como da metodologia de análise e solução de problemas (MASP), o participante saberá como impactar a rotina dos trabalhos e aumentar a satisfação de seus clientes.

Com a formação, será possível identificar, analisar e melhorar o desempenho dos microprocessos de cada departamento da empresa, para elevar os padrões de qualidade. Ao se apropriar das ferramentas básicas de Qualidade, o profissional poderá alavancar os processos e fazer da melhoria uma estratégia de competitividade.

Em suma, no curso, você irá aprender:

  • Evolução do conceito de Qualidade;
  • Qualidade on-line versus Qualidade off-line;
  • Os Ciclos PDCA e SDCA;
  • MASP: Metodologia de análise e solução de problemas;
  • Ferramentas de solução de problemas, as sete ferramentas básicas;
  • Coleta de dados / estratificação;
  • Fluxograma;
  • Diagrama de causa e efeito;
  • Histograma;
  • Diagrama de Pareto;
  • Diagrama de dispersão / análise de tendência;
  • Gráficos de controle;
  • Integração do Ciclo PDCA, MASP e ferramentas básicas da Qualidade;
  • Conceito de melhoria contínua – Kaizen;
  • A importância de indicadores para a gestão da Qualidade;
  • Ferramentas para a melhoria contínua;
  • Gerenciamento da rotina;
  • Rotina e Gestão à Vista;
  • Quick daily routine work – Gerenciamento da rotina e o CEDAC;
  • Diagrama de causa e efeito com adição de cartões.

Gestão por Processos, Melhoria dos Processos

Por meio da abordagem de processos-chave, o curso, oferecido pela Fundação Vanzolini, ensina como implantar com sucesso o Sistema de Gerenciamento por Processos em sua empresa.

Dessa maneira, será possível analisar e melhorar os processos que mais impactam na satisfação dos clientes e dos acionistas, por meio de métodos clássicos e modernos. A formação é pensada com foco no planejamento e melhoria contínua da gestão.

Em seis encontros, o aluno pode acessar o conteúdo preparado por especialistas, que vai apresentar conceitos e caminhos para colocar em prática a gestão por processos-chave.

Assim, o profissional estará preparado para lidar com possíveis resistências das equipes e conhecer ferramentas eficientes que apoiam na implementação, mensuração e melhoria da gestão.

Em suma, no curso, você irá aprender:

  • Introdução ao Gerenciamento de Processos;
  • Implantação de metodologias na ordem adequada para Gerenciamento de Processos;
  • Ferramenta SIPOC para início do Gerenciamento de Processos;
  • Uso de Inteligência Artificial para a escrita e revisão de procedimentos;
  • Mapeamento de processos;
  • Fluxograma estratificado utilizando softwares;
  • Escrita de três procedimentos com Inteligência Artificial;
  • Indicadores de desempenho;
  • Fatores Críticos de Processos;
  • Matriz de Objetivos – Balanced Scorecard;
  • Processos de melhoria contínua;
  • QDF: Quality Function Deployment (desdobramento da função qualidade);
  • Aplicação do QFD em um caso real da equipe.

Então, se você deseja contar com os benefícios do Gerenciamento de Processos em sua empresa ou deseja se tornar um profissional especialista na prática para transformar organizações e evoluir na carreira, conte com os treinamentos e formações da Fundação Vanzolini.

Conheça os cursos nas áreas de Operações e Processos da Fundação Vanzolini.

Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados