Saiba como o Green Belt na gestão empresarial é importante nas mudanças organizacionais, no sucesso dos negócios e na redução de danos.
O profissional Green Belt é capaz de gerenciar a partir da abordagem Lean Six Sigma, um conjunto de práticas responsáveis por aperfeiçoar processos empresariais.
Assim, o especialista em questão torna os processos excelentes o bastante para a empresa ser reconhecida pela produção e serviços superiores à concorrência. Mas, para chegar a esse ponto, é preciso repensar em estratégias e mudanças organizacionais. Prepare-se!
O profissional com certificação Green Belt é o responsável por gerenciar projetos, principalmente por meio da aplicação da metodologia DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar).
Portanto, faz parte de uma das mais altas escalas de profissionais do Lean Six Sigma, juntamente com o Black e Master Black Belt, o que não quer dizer que o especialista Green não possua conhecimentos avançados, pois ele tem!
Ele é capaz de estruturar, lançar, gerenciar e monitorar projetos de alta performance e, com isso, desenvolver estratégias exitosas aos negócios. Como consequência, pessoas com essa certificação podem até mesmo oferecer treinamentos.
Um Green Belt intervém (positivamente, é claro) nas questões organizacionais do negócio, pois possui conhecimento sobre todas as configurações do mapeamento dos projetos, incluindo estatísticas descritivas, ferramentas e métricas.
A mudança ocorre no direcionamento, à medida em que o projeto se desenvolve e o responsável identifica como pode melhorá-lo continuamente, isto é, os profissionais se encarregam de verificar o que está dando errado e tem impedindo o crescimento dos negócios.
Além disso, está capacitado para resolver tais desvios e preencher falhas processuais, transformando a organização nos pontos necessários.
A DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar), utilizada no Lean Seis Sigma para identificar problemas, analisar dados, implementar melhorias e manter os resultados, é a metodologia principal do Green Belt.
Quais são as brechas, dificuldades e problemáticas encontradas no sistema organizacional da empresa?
A partir da reflexão sobre tais questionamentos, inicia a busca pelas soluções, ou seja, pelos métodos e táticas para resolvê-los. Detectar os problemas é o primeiro passo para traçar metas viáveis para se alcançar as melhorias e evolução desejada.
Coletar os dados quantitativos e qualitativos relevantes é a primeira etapa prática para definir como está o funcionamento das atividades do negócio.
Medir as condições é importante para estabelecer os próximos passos, pois, assim, se tem uma visão do panorama atual, quais são os erros a serem eliminados e acertos a serem mantidos.
Nessa fase, o Green Belt na gestão se apropria das ferramentas de análise que irão identificar as causas das adversidades encontradas na etapa anterior.
Esse é o momento de encontrar os motivos dos erros, quais são as ações, atividades, estratégias e métodos cujo desempenho está prejudicando o andamento da empresa.
Portanto, é fundamental que o especialista o faça minuciosamente, caso contrário alguns problemas ainda irão persistir.
Após todas as fases mais estratégicas, é o momento da ação: implementar melhorias que solucionem todos os pontos verificados nas etapas anteriores.
É a etapa na qual os ajustes, aperfeiçoamento e melhoramento são finalmente postos em prática.
Por fim, o controle. Controlar o andamento do projeto é parte essencial dele, isso porque apenas a observação é capaz de dar o veredito do sucesso (ou não) do processo.
Caso contrário, como saber se as coisas estão indo como o planejado? A resposta não pode ser apenas no final, quando talvez os erros sejam irreparáveis. Eles precisam ser detectados assim que possível, e resolvido o quanto antes.
Para isso, as ferramentas de monitoramento são fundamentais!
Em relação às mudanças organizacionais, o Green Belt é capaz de:
Ele irá coletar, mensurar, analisar e implementar as mudanças estratégicas de melhorias, que, por consequência, irão melhorar o andamento dos processos da empresa.
Uma das tarefas do profissional Green Belt é otimizar os processos, o que significa torná-los mais práticos, sem perder o rendimento e a competência. Além disso, a otimização igualmente pode levar à redução de tempo e até de custos.
Os projetos criarão uma cultura de melhoria e organização diferenciada, que se baseia na utilidade, agilidade, prática e eficiência das atividades empresariais, cujo foco é a satisfação do consumidor final.
Resumindo, o Green é capaz de moldar positivamente a postura da equipe, melhorando-a para atender cada vez mais as exigências do cliente.
O especialista não somente lidera o projeto, mas pode treinar os membros da equipe, responsáveis por colocá-los em prática, da maneira mais eficiente possível, pensando na redução de danos.
Isso faz com que as melhorias sejam contínuas em vários setores da empresa e permite aperfeiçoar ainda mais a cultura que citamos no tópico anterior.
Os processos de uma empresa não devem ser efetuados por “qualquer” membro da equipe, pois cada um tem a sua função. Nesse sentido, a análise de processos empresariais pelo Lean Seis Sigma fornece a melhor avaliação.
Quanto a isso, a capacitação profissional Green Belt é uma das mais procuradas da metodologia Six Sigma, mas, enfim, quais são os conteúdos abordados?
O programa da Vanzolini, por exemplo, ensina o que é necessário para a condução de projetos de melhoria em processos empresariais, a aplicação da metodologia DMAIC e as demais ferramentas para o profissional dessa área.
Abaixo, confira apenas alguns dos conteúdos oferecidos:
Agora que você entendeu a importância do Green Belt na gestão, saiba que a Vanzolini dispõe de uma equipe com especialistas seniores, que participaram de projetos em empresas líderes na gestão dessa metodologia. Para saber mais, leia o Guia prático para implementar Lean Seis Sigma.
Se você tem interesse em se aprofundar mais neste assunto, conheça os cursos:
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