Fundação Vanzolini

Gestão de Mudanças aplicada à Qualidade

5 de julho de 2024 | 10min de leitura
Compartilhe:

Acompanhar as rápidas transformações do mundo, manter-se atualizada e competitiva. Estes são os principais desafios das corporações atualmente, e ficar parada no tempo não é uma opção para as empresas que desejam destaque e melhores posições no mercado.

No entanto, mudar nunca é fácil. Planejamento, processos, engajamento e envolvimento são essenciais para que as mudanças ocorram de forma organizada e para que os objetivos de melhoria sejam alcançados.

A Gestão de Mudanças aplicada à Qualidade é uma aliada das empresas em momentos de transição, fusões, aquisições, mudanças na liderança, etc.

Mas como a Gestão de Mudanças funciona e como ela pode ser aplicada à Qualidade? Para responder essas perguntas, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e prepare-se para mudar com uma rota bem traçada.

O que é Gestão de Mudanças?

Para começar, precisamos esclarecer que a Gestão de Mudanças pode ser entendida como a aplicação de um processo estruturado, com um conjunto de ferramentas desenvolvido para envolver e liderar o aspecto humano em situações de mudança organizacional.

Desse modo, a Gestão de Mudanças tem por objetivo trabalhar com todos os níveis e camadas da organização – desde a pessoa trabalhadora até a organização como um todo, passando pelas equipes, gestores e alta diretoria -, para prepará-los para as mudanças que estão a caminho.

Nesse sentido, a Gestão de Mudanças tem como foco as pessoas e as equipes que serão afetadas por um processo de transição organizacional, realizando uma abordagem multi e interdisciplinar, na qual há interseção entre diversas áreas do conhecimento.

Mas em quais situações de mudança organizacional a Gestão de Mudanças pode atuar?

A Gestão de Mudanças pode atuar em situações como fusões e aquisições, ajustes de liderança e implementação de novas tecnologias. Nesses casos, o gerenciamento da mudança permite que as novidades sejam incorporadas de forma mais tranquila, positiva e tenham os resultados desejados alcançados. 

A rápida transformação digital, a necessidade de implementar novos produtos e novos processos, além das mudanças de comando podem impactar os fluxos de trabalho, o engajamento e a produtividade. Toda alteração em um sistema em andamento pode afetar as pessoas envolvidas.

Por isso a Gestão de Mudanças se faz necessária, pois ela tem como função envolver toda a organização, desenvolvendo uma estratégia capaz de resultar na adoção das mudanças por parte das pessoas envolvidas.

Assim, ao direcionar as pessoas e integrar as camadas da empresa com um objetivo em comum, os resultados das transformações tendem a ser muito mais positivos.

O que é Gestão da Qualidade?

Vamos agora para a segunda parte, que envolve a Gestão da Qualidade. Aqui, temos algo essencial para a garantia de competitividade das empresas: a qualidade. Seja de produtos ou serviços, sem qualidade não tem negócio.

De acordo com uma pesquisa da KPMG, para 84% dos consumidores brasileiros, a qualidade do produto é o principal requisito para ser fiel a uma marca.

Assim, estar atento aos padrões e normas para oferecimento de produtos e serviços é essencial para um bom posicionamento perante o mercado e os clientes.

Sendo assim, a Gestão da Qualidade tem o papel de garantir que produtos e serviços sejam desenvolvidos e entregues conforme as normas, padrões e expectativas.

Para isso, a Gestão da Qualidade trata de uma soma de processos, técnicas e estratégias, com o objetivo de assegurar a garantia da qualidade e a melhoria da qualidade.

No primeiro, a empresa organiza uma série de atividades com foco em certificar que o seu produto final esteja em conformidade em relação às normas e exigências dos clientes.

No segundo, falamos sobre a manutenção para que a organização se mantenha em constante aperfeiçoamento.

Ou seja, a Gestão da Qualidade deve acompanhar todo o processo produtivo, do começo ao fim, para assegurar que os padrões mínimos sejam atendidos e, sempre que possível, a melhoria deles.

Segundo o site Globaldata, o mercado de Sistemas de Gestão da Qualidade deve crescer 8,8% até 2030.

Então, assim como as mudanças são inevitáveis e fundamentais para a competitividade hoje em dia, a qualidade também não pode ficar para trás. Elas, inclusive, podem e devem andar juntas, como veremos a seguir.

Gestão de Mudanças, Gestão da Qualidade e os princípios da ISO 9001

Tal é a importância da Gestão de Mudanças, que ela deve ser feita de acordo com normas e padrões estabelecidos pelos órgãos competentes, como o caso da ISO 9001, que estabelece um ciclo de melhoria contínua para que os processos, produtos e serviços da sua organização estejam permanentemente em evolução e no mais alto nível de excelência.

Dessa maneira, quando uma organização conquista a certificação ISO 9001, significa que ela faz a gestão dos processos de realização dos produtos e serviços com base em requisitos, padrões internacionalmente aceitos, além de colocar a qualidade como atributo central de todas as suas práticas.

Portanto, a norma trata do relacionamento com partes interessadas, da melhoria contínua em suas entregas e de ferramentas para ganhos de desempenho organizacional.

Para isso, a ISO 9001 conta com princípios para orientar os processos da organização para um desempenho eficiente. Veja só:

Foco no cliente

Esse princípio é centrado em atender e superar as expectativas e necessidades dos clientes.

Para isso, é preciso conhecê-los e manter um bom relacionamento. Como resultado, vem a fidelização.

As empresas devem se concentrar na satisfação dos clientes para poder personalizar suas ações – futuras e atuais. A coleta de feedback é fundamental, pois ajuda a identificar no que melhorar.

Liderança

Uma boa liderança é essencial para o sucesso da organização. Ela precisa ser voltada para a construção de uma cultura organizacional de unidade, assim como um senso de propósito entre os colaboradores.

Bons líderes estabelecem essa relação de propósito, direção e engajamento. Isso permite alinhar as estratégias, a política, os processos e os recursos, para que, assim, a organização atinja seus objetivos.

Engajamento de pessoas

Os colaboradores precisam estar engajados na criação e entrega de valor da organização. Para isso, é imprescindível que sejam incentivados,  a fim de promover suas habilidades de forma consistente.

Isso envolve treinamento, programa de benefícios, reconhecimento, permitindo que as pessoas se sintam valorizadas para mostrar suas competências e o seu potencial máximo.

Abordagem do processo

Os processos do sistema de gestão da qualidade são interdependentes e precisam ser entendidos na totalidade para serem adequadamente otimizados.

Isso inclui entender os recursos, controles e interações envolvidos no sistema. Quando isso é feito, os funcionários entendem como seus resultados são produzidos.

Os processos empresariais precisam ser constantemente revisados, para serem mantidos com eficiência e eficácia. Assim, é possível eliminar os desperdícios e agilizar as tarefas.

Melhoria contínua

É necessário que uma organização melhore seu desempenho atual, responda às mudanças e crie oportunidades de crescimento.

Toda a organização precisa estar engajada no processo de melhoria, seja em relação à experiência dos clientes, desempenho das atividades, processos ou adaptações às situações do mercado.

Tomada de decisão baseada em evidências

Decidir é um processo complicado, que envolve muita subjetividade. Muitas vezes, requer a consideração de várias fontes de informação, bem como interpretá-las.

A confiança nas decisões vem da análise de dados e exposição a fatos, evidências e relações de causa e efeito. Tomar decisões com base nessas ideias leva a uma maior objetividade.

Os fatos e os dados devem ser analisados, guiando as decisões. Isso depende também de estudar e compreender o mercado, bem como o histórico de decisões já tomadas pela empresa.

Gestão de relacionamento

O gerenciamento do relacionamento entre a organização e seus stakeholders precisa ser mutuamente benéfico, para assim obter colaboração e sucesso nos negócios.

O relacionamento com fornecedores e clientes é especialmente importante para o desempenho da organização.

Importante destacar que a norma ISO 9001 é uma das mais reconhecidas e valorizadas no mundo, e com a Fundação Vanzolini, parceira da IQNET, sua empresa pode obter este certificado com validade nacional e internacional.

Como a Gestão de Mudanças se aplica à Gestão da Qualidade

A Gestão de Mudanças deve estar integrada à Gestão da Qualidade, já que, por meio da norma, as mudanças necessárias devem ser conduzidas de maneira sistemática e planejada.

Desse modo, a Gestão de Mudanças deve considerar as etapas ditadas pela norma:

Objetivos da mudança

A mudança sugerida precisa ter um propósito.

Estabelecimento de prazo

Uma mudança deve ter prazo para acontecer e tempo para avaliar seus impactos.

Equipe de mudança

Capacitar e integrar o time que será responsável pelo processo de mudança é uma etapa básica, preconizada pelas normas técnicas.

Previsão de recursos necessários

Recursos físicos e humanos precisam ser previstos, para que a mudança não encontre obstáculos que poderiam ter sido evitados com antecedência.

Definindo responsabilidades

É preciso confiança da liderança, para então delegar tarefas e permitir a autonomia dos times para realizá-las.

Prevendo riscos

Prever impactos causados pelo processo de mudança está na ISO 9001, e tem como foco amenizar eventuais traumas e lidar mais facilmente com situações difíceis.

Medindo os resultados

É importante documentar todo o andamento do processo e fazer a medição dos indicadores e resultados para um balanço pós-mudança.

Conheça o curso Gestão de Mudanças aplicada à Qualidade

Por fim, todo esse conhecimento sobre Gestão de Mudanças e Qualidade pode ser adquirido por meio do curso Gestão de Mudanças aplicada à Qualidade, da Fundação Vanzolini.

No curso, serão abordadas ferramentas de qualidade e as formas de como aplicar os princípios da ISO 9001 na Gestão de Mudanças. A capacitação proporciona uma compreensão profunda das metodologias e teorias relevantes, garantindo assim a conformidade e a melhoria contínua dos sistemas de gestão da qualidade.

A formação tem como destaque a integração da Gestão de Mudanças organizacionais com a gestão da qualidade, conforme a ISO 9001, e módulos especialmente focados no desenvolvimento de um projeto prático, permitindo que os participantes apliquem os conceitos aprendidos diretamente em um projeto real de suas próprias organizações.

Ficou interessado em realizar mudanças com segurança, visando mais melhorias e qualidade para sua empresa? Então entre em contato com a gente para mais informações.

ENTRE EM CONTATO

E, ainda, conheça outros cursos de Operações e Processos da Fundação Vanzolini.

Até o próximo!

Posts Relacionados