A palavra qualidade é amplamente conhecida e utilizada para designar algo com boas propriedades e que é bem feito. Mas o que significa gerenciar a qualidade nas empresas?
Venha conhecer a Gestão da Qualidade. Tenha uma boa leitura!
A Gestão da Qualidade é uma estratégia que objetiva o melhor desempenho dos colaboradores, dos fornecedores, dos processos (eliminando falhas), dos produtos e serviços e do próprio ambiente de trabalho.
Tudo isso com foco na satisfação dos stakeholders da empresa, melhorias na imagem institucional e no sucesso da organização. Para isso, são utilizadas políticas, métodos e tecnologias.
Trata-se de uma diretriz criada pelas organizações, de forma a assegurar padrões de qualidade e melhorias, de acordo com os âmbitos descritos no parágrafo anterior.
Ou seja, a política de qualidade é um compromisso, feito por escrito, no qual a empresa firma seu comprometimento com a qualidade e isso é feito por meio de um trabalho eficiente, eficaz, participativo e coerente, engajado e que faz uso das ferramentas certas.
De acordo com a norma ISO 9001 e com a Consultoria ISO, a direção de uma empresa deve estabelecer uma política de qualidade que:
Já vimos que gerir a qualidade em uma empresa diz respeito a estabelecer altos padrões de desempenho.
O que a empresa ganha com isso? Quais são os benefícios? Segundo a IBC Coaching os principais ganhos são:
Sobreviver no mercado e ainda obter sucesso em relação à concorrência é uma tarefa difícil e demanda uma gestão alinhada e eficiente.
Para isso, focar na qualidade e no controle de uma empresa é fundamental. É preciso saber como envolver os colaboradores, implementando uma comunicação clara com relação ao que se espera deles, propondo metas e oferecendo treinamentos, de forma que todos estejam conectados com as diretrizes de qualidade da empresa e façam sua parte para que elas sejam cumpridas.
Também é preciso valorizar os funcionários que contribuam com novas ideias e melhorias nos processos, incentivando para que façam parte do sucesso da organização.
É necessário selecionar e gerenciar como prioridade os produtos e serviços que têm maior impacto no sucesso da empresa, em geral são os que representam o maior volume comercial ou aqueles que produzem maior faturamento para sua empresa.
É por meio de indicadores que se faz o controle de todo o sistema de Gestão da Qualidade, servindo de parâmetro para o que foi planejado e o que, de fato, está sendo executado.
Os indicadores podem ser quantitativos e qualitativos, por exemplo: volume de vendas, custos, faturamento, lucro líquido ou melhorias na imagem da empresa, grau de satisfação dos funcionários, conforto no ambiente de trabalho etc.
É importante que os indicadores sejam simples, de fácil entendimento e visualização para que seja possível compará-los e manejá-los de acordo com os objetivos da organização e satisfação de seus stakeholders.
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Até a próxima!
Fontes:
Consultoria ISO
IBC