Fundação Vanzolini

Tableau: uma excelente ferramenta para análise de dados

19 de julho de 2022 | 3min de leitura
Compartilhe:

Tomadas de decisão assertivas, nos dias de hoje, estão fundamentalmente baseadas em dados. Mas, para tanto, é preciso tê-los disponíveis, de forma organizada, a fim de facilitar a visualização e a interpretação. Conheça agora a empresa que veio para transformar esse paradigma e ajudar o trabalho de muitas pessoas que atuam na área de Dados: A Tableau. Vem com a gente e boa leitura!

A Tableau

Fundada em 2003, como resultado de um projeto de ciência da computação da Universidade de Stanford, a Tableau veio para melhorar a maneira como os dados fluem, tornando-os mais acessíveis, através da visualização.

Pode ser utilizado por profissionais para compreensão de dados em todos os níveis de uma organização, sendo bastante utilizada na área de Business Intelligence. Entre os recursos disponíveis, estão a análise em tempo real, combinação de dados e colaboração de dados.

Existem dois tipos de funções para os quais os produtos da Tableau podem ser designados: um deles é voltado aos desenvolvedores, em que profissionais poderão criar painéis e gráficos, gerar relatórios e visualizar os dados mais relevantes para sua área.

Os produtos para essa função são Tableau Public e Tableau Desktop. O outro tipo serve para compartilhar os relatórios, painéis e outras variedades de resultados das análises feitas no Tableau. Nessa categoria se encaixam os produtos Tableau online, Server e Reader.

A Tableau investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções que auxiliem as pessoas a adquirirem respostas com agilidade e desvendarem informações ocultas e surpreendentes.

Para isso, a ferramenta utiliza o Machine Learning, a estatística, a preparação de dados inteligentes e a linguagem natural, de forma a melhorar a capacidade criativa e a eficiência da análise de dados.

Atualmente, diversas organizações ao redor do planeta (pertencentes a diferentes setores e departamentos) capacitam seus funcionários a utilizarem o Tableau, aprimorando suas decisões e impulsionando transformações, por meio dos dados e seus displays.

Além disso, a Tableau possui uma comunidade com mais de um milhão de membros ativos, com diferentes perfis, que interagem e se ajudam nos fóruns da comunidade e em diversos eventos exclusivos, como a Conferência da Tableau anual.

Importante ressaltar também que existe um formato da ferramenta designada especialmente para estudantes. Elas são disponibilizadas gratuitamente pela Tableau para os estudantes de instituições de ensino credenciadas, o programa Tableau para estudantes.

Conheça os nossos cursos na área de dados e aproveite essa oportunidade de usar o Tableau gratuitamente e colocar os seu conhecimento em prática: todos(as) os(as) alunos(as) dos cursos de Dados da Fundação Vanzolini terão direito a uma licença do Tableau, válida por um ano. Veja as condições nas páginas dos três cursos.

Gostou do texto? Quer aprender ainda mais conosco? Conheça as nossas opções de cursos.

Quer receber o boletim Educação Vanzolini, mensalmente, com conteúdo sobre carreira e mercado?

INSCREVA-SE AQUI

Sucesso e até a próxima!

Posts Relacionados