Fundação Vanzolini

Planejamento estratégico para desenvolvimento do negócio

3 de agosto de 2022 | 3min de leitura
Compartilhe:

Você sabia que apenas 10% das empresas brasileiras fazem um planejamento estratégico de médio e longo prazo (para os próximos 3 a 5 anos)? É o que revela a pesquisa desenvolvida pela consultoria Falconi e publicada pela InfoMoney. O problema é que a ausência desse planejamento dificulta o desenvolvimento do negócio.

Esse dado demonstra o quanto as empresas ainda têm que evoluir em termos de gestão e reforça a importância de uma estratégia bem definida em termos de objetivos, metas, visão e missão para o desenvolvimento de um negócio.

Ainda de acordo com a pesquisa, 44,1% das empresas disseram que apresentam crescimentos modestos e 20,9% delas afirmaram que estão estagnadas ou em declínio.

Ou seja, embora exista uma retomada gradual da atividade econômica, as empresas se encontram mais vulneráveis em decorrência da crise causada pela pandemia de COVID-19, o que torna a gestão e o planejamento ainda mais importantes.

Quais as boas práticas de planejamento estratégico que as empresas devem tomar?

De acordo com a consultoria desenvolvida pela Eaux, o planejamento estratégico resume os propósitos da organização, demonstrando a situação atual da empresa (presente), planejando o que deve ser feito (futuro), bem como a relação entre eles.

Lembrando que essas definições devem ser conhecidas por cada um dos funcionários da instituição, desde a base operacional até os líderes e diretores da organização.

  • Presente: Qual a identidade da empresa, qual sua situação perante o mercado e qual o seu atual propósito de existir.
  • Futuro: Quem e o que a empresa deseja ser e aonde quer chegar.
  • O caminho até o futuro: O que precisa ser feito para a empresa realizar sua visão e seu propósito de existir (missão).
  • Alinhamento sobre o caminho: Quem fará o quê para atingir o propósito e como monitorar o percurso para que isso seja feito.

Diferenças entre planejamento estratégico e planejamento tático

Outro aspecto importante ao se gerir um negócio é o planejamento tático. Você sabe qual é a diferença entre planejamento estratégico e tático?

De acordo com o site Treasy, eles são conectados. Mas uma das diferenças fundamentais é que o planejamento estratégico é voltado para toda a organização, como já foi falado, e o planejamento tático é designado para cada uma das áreas e departamentos de uma empresa, sendo então os meios para atingir os objetivos, metas e propósitos de uma companhia (esses elaborados pelo planejamento estratégico).

Ou seja, podemos dizer que o planejamento tático é o desmembramento do planejamento estratégico para cada setor, área ou departamento da empresa. Outra diferença é que, no planejamento tático, as projeções são feitas para um prazo um pouco menor, em geral em torno de 1 a 3 anos.

Quer ter um enfoque mais estratégico para os desafios que você enfrenta no dia a dia da sua empresa? A Fundação Vanzolini oferece um curso de 4 horas, EAD gravado, de introdução ao planejamento estratégico. Assista onde e quando quiser.

Venha aprender com a gente! Até a próxima.

» Para receber o boletim Educação Vanzolini, mensalmente, com conteúdo sobre carreira e mercado
INSCREVA-SE AQUI 

Posts Relacionados