O planejamento estratégico é fundamental para que as empresas definam seus objetivos, metas e propósitos no presente e se preparem para o futuro.
Do mesmo modo, é primordial conhecer as ferramentas e práticas necessárias para que o planejamento estratégico seja elaborado e executado de forma eficaz. Vamos abordá-las neste texto.
Desejamos uma boa leitura!
São definições do que consiste a empresa, quais são suas razões de existir, por quais meios ela vai existir e quais são seus objetivos de longo prazo.
Essas informações devem estar disponíveis para todos os funcionários da organização, de forma que todos tenham consciência sobre elas e saibam o seu papel, para que elas sejam cumpridas.
Para um planejamento estratégico bem-sucedido, é essencial considerar o ambiente em que a empresa está inserida, seu mercado, fatores competitivos, diferenciais, concorrentes, barreiras de entrada e de saída etc.
Tudo isso vai influenciar no posicionamento da empresa e em seus processos, de maneiras diretas ou indiretas. Para isso, existem algumas ferramentas disponíveis:
A sigla SWOT (ou FOFA) significa Strength (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). As Forças e as Fraquezas estão associadas ao ambiente interno da empresa. Já as Oportunidades e as Ameaças estão associadas a fatores externos.
Por exemplo:
S – Forças: Valor de marca, confiabilidade, produtos e serviços personalizados, preço competitivo, qualidade na entrega, logística etc.
W – Fraquezas: Funcionários desmotivados, lentidão nos processos, falta de know-how, finanças instáveis etc.
O – Oportunidades: Falta de concorrência, nicho lucrativo, tecnologia única, novidades no mercado, incentivos econômicos etc.
T – Ameaças: Muita concorrência, impostos mais altos, crises políticas e econômicas, fatores ambientais etc
A análise setorial é feita ao se identificar tendências que possam ter impacto nos negócios, o que possibilita avaliar o contexto econômico em que uma empresa está atuando, além de avaliar suas oportunidades, fraquezas, concorrência, fatores de risco e o desempenho dos setores.
A análise fatorial estuda:
Normalmente, a análise setorial é feita por equipes de Marketing e seus principais objetivos são entender a situação atual da empresa, potenciais de mudança, características do seu setor de atuação e como ela pode ser adequar a ele com relação aos seguintes fatores:
Criada pelo professor de Harvard, Michael Porter, em 1979, a ferramenta se tornou uma das mais importantes para analisar o potencial de um certo mercado, bem como suas características em termos de competitividade e clientela. São elas:
Ameaça de substitutos
Refere-se à chance de seus clientes encontrarem um produto ou serviço que atenda à necessidade deles e que seja diferente do seu. Isso está diretamente ligado à necessidade de existir diferenciais que evitem essa substituição. Esses diferenciais podem estar ligados tanto à qualidade do que está sendo ofertado, como com relação ao custo, entrega, atendimento, interação etc.
Ameaça de novos entrantes
A chegada de um novo player pode afetar toda a posição de uma empresa. É preciso estudar, então, o que é necessário para conseguir uma posição no seu segmento de mercado, quais são as barreiras de entrada, quais são os diferenciais que o colocam à frente de uma possível nova concorrência, o quão atrativo é o seu segmento de mercado aos olhos da concorrência em potencial, entre outros fatores.
Poder de barganha do cliente
Quão importante é o cliente para você e quão importante você é para ele? Se o cliente tem um ticket médio alto e relevante para você, ele vai saber disso, e poderá barganhar por preço menores, sob ameaça de trocar seus produtos e serviços pelo da concorrência.
Além disso, deve-se analisar como o cliente enxerga o que você oferece a ele. Se ele vê um alto valor no que está sendo ofertado e bons diferenciais com relação à concorrência, provavelmente vai estar disposto a pagar o preço por aquilo e até demonstrar fidelidade perante a sua empresa, comprando apenas de você. Porém, caso não enxergue tanta diferença perante a concorrência, poderá barganhar ou também lhe substituir, como foi falado.
Poder de barganha do fornecedor
Aqui se aplica o mesmo princípio da força anterior. Se você tiver apenas um fornecedor, este vai poder negociar preços e prazos de forma mais agressiva com você, pois você terá uma alta dependência dele.
Por outro lado, se você tiver muitos fornecedores e fazer encomendas de altos e relevantes valores para eles, poderá também negociar sob seus próprios termos.
Concorrência
Para essa força é importante analisar o número de players no mercado em questão, como eles competem, quais são suas vantagens competitivas perante a eles, quais são as vantagens competitivas deles comparado ao que você oferece, como as marcas se posicionam aos olhos do cliente, em que cada oferta se difere etc.
KPI’s, ou Key Performance Indicators, são fundamentais para se planejar e gerenciar um negócio. Servem para medir o desempenho e influências de cada ação feita pela empresa.
Ou seja, eles mensuram, em valores quantitativos, os seus principais processos internos, permitindo um melhor acompanhamento e gestão de cada etapa, apontando os ajustes necessários para que a empresa tenha uma performance cada vez melhor.
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Venha aprender com a gente! Até a próxima.
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