Fundação Vanzolini

Dia Internacional da Mulher e liderança no mundo corporativo

7 de março de 2023 | 5min de leitura
Compartilhe:

Todos os anos, quando o mês de março se aproxima, o calendário de datas comemorativas aponta a chegada do Dia Internacional da Mulher, gerando dúvidas e reflexões a respeito do que isso simboliza.

Oficializada pela Organização das Nações Unidas, na década de 1970, a data vem somando significados diversos e, hoje, se apresenta como uma oportunidade para lembrarmos a importância de conscientizar pessoas, analisar conquistas e, principalmente, avançar na luta histórica das mulheres pela igualdade de gênero.

Você quer saber mais a respeito? Vem com a gente e boa leitura.

 

O Dia Internacional da Mulher no mundo corporativo

Algumas questões fundamentais devem ser debatidas: as organizações estão preparadas para serem lideradas por mulheres? Há espaço para mudanças estruturais nesse sentido?

Muitas empresas, sobretudo as que oferecem produtos e serviços voltados para o público feminino, aproveitam a data para criar campanhas publicitárias e ações de marketing, por vezes, equivocadas.

Poucas demonstram a compreensão de que o Dia Internacional da Mulher não se trata apenas de uma comemoração periódica, como o Dia das Mães ou das Crianças, e de que há uma real necessidade de mudanças internas.

A questão é que, no mundo corporativo, essa data ganha um sentido ainda mais relevante, pois o dia inicialmente remetia à reivindicação das mulheres por igualdade salarial. Apesar de alguns avanços, ainda falta muito para as mulheres terem suas condições equiparadas às dos homens, e isso está longe de ser uma questão que se restringe a cargos e salários.

De acordo com uma pesquisa feita em 2019 pelo Instituto Ipsos, “três em cada dez pessoas no Brasil ainda não se sentem confortáveis em ter uma mulher como chefe”. Nesse recorte, não há somente homens. Muitas mulheres ainda pensam dessa maneira. Por isso, é cada vez mais necessário e urgente promover espaços de debate sobre questões ligadas à igualdade de gênero nas empresas.

 

Mulheres em cargos de liderança

A Igualdade de Gênero está contemplada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, criados pelas Nações Unidas. A ONU também aponta quais são os desafios para alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas, além de alertar que, se nada de concreto for feito, corre-se o risco de não haver grandes mudanças significativas até 2030.

Assim, podemos observar que a quantidade de mulheres em cargos de liderança no Brasil vem aumentando nos últimos anos. Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ocupam 37,4% dos cargos corporativos de liderança.

No entanto, os gatilhos causados pela insatisfação de equidade salarial, equidade nas promoções e melhores oportunidades têm gerado problemas graves: “Atualmente, as mulheres ou têm saído por completa exaustão (e com a saúde mental comprometida), ou porque foram demitidas”, diz Lilian Caires, especialista em Liderança Feminina e professora da Fundação Vanzolini.

Dessa forma, ainda há grandes desafios a serem ultrapassados pelas líderes mulheres nas organizações. “Vemos outros líderes, homens, no mundo, com muito mais preocupação em se manter no poder, independentemente de sua popularidade ou competência, do que se permitir reconhecer o momento de sair”, cita Lilian Caires.

A boa notícia é que a presença feminina cresce em setores reconhecidos pela presença de maioria masculina, como a indústria automobilística: Juliana Coelho, por exemplo, é a primeira mulher a assumir o cargo de head global do modo de produção da Stellantis, montadora de veículos de marcas como Fiat, Jeep e Citroën.

Vale lembrar que a jovem engenheira sueca Karin Rådström, de 43 anos, deixou a Scania para assumir como executiva-chefe global da Mercedes-Benz Trucks.

Conquistas como essas geram curiosidade e uma notável oportunidade para se aprofundar nas questões relacionadas à liderança feminina nas empresas. Com esse propósito, a Fundação Vanzolini promoveu o debate online Liderança nas Organizações: um olhar feminino para o futuro, no dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher.

Juliana Coelho conversou com a professora da Fundação Vanzolini e especialista em Liderança Feminina, Lilian Caires. Você pode assistir ao vídeo completo no Youtube:[vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=-cvOh5gpzzY” title=”Quais os desafios das mulheres que ocupam cargos de liderança?”]Esse conteúdo foi útil para você? A Fundação Vanzolini oferece um amplo conjunto de cursos de Liderança, com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório sobre o assunto, entre eles, o curso Liderança Feminina.

ENTRE EM CONTATO

Até a próxima!

 

Fontes:

pactoglobal.org.br/ods

Posts Relacionados