Fundação Vanzolini

Vanzolini participa do IX CIDESPORT

25 de novembro de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

Representada pelo professor Daniel Mota, a Fundação abordou o cenário de certificações ISO nos portos brasileiros 

Criado para fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos, o IX CIDESPORT (Congresso Internacional de Desempenho Portuário) aconteceu nos dia 9 e 10 de novembro de 2022, em Florianópolis(SC), e contou com a participação da Fundação Vanzolini, representada pelo professor da Poli-USP e conselheiro da Fundação, Daniel Mota, que apresentou o panorama das certificações ISO no setor.

O evento reuniu professores que desenvolvem pesquisas e estudos sobre a gestão e o desempenho portuário em todas as suas dimensões, dirigentes e gestores portuários, profissionais técnicos e administrativos que atuam no ambiente portuário, entre outros.

Atualmente, o Brasil conta com a maior quantidade de certificados das principais normas ISO na América Latina. Na área de Transportes, são 1548 certificados válidos no país, sendo 742 (284 relacionados ao transporte marítimo) emitidos pela Fundação Vanzolini, a primeira certificadora ISO do Brasil.

Entre nossos principais clientes, destacam-se o Porto de Itaqui, Hidrovias do Brasil, Paraná Operações Portuárias S.A. e Grupo Bravante.

Em sua apresentação, Daniel Mota falou sobre os principais benefícios da certificação para as organizações. “A certificação do sistema de gestão de uma empresa garante a padronização de procedimentos, assegurada por um órgão internacional. Em um porto, por exemplo, que é uma organização tão complexa e que lida com toda a exportação e importação de uma nação, ter todos os processos mapeados e padronizados favorece a boa operação e, como consequência, aumenta a sua eficiência e produtividade. ”, explicou.

O professor e conselheiro complementa: “Existe também um ganho além, que é o quanto a empresa precisa se desenvolver e muitas vezes se transformar, até ela estar pronta para ser certificada. A jornada até a certificação passa, muitas vezes, pela reconstrução dos principais pilares da empresa, já que todos os processos são revisitados. Também há o enxugamento de etapas desnecessárias (Lean Produção Enxuta) e reavaliação de processos redundantes. Ou seja, a empresa passa a conhecer e melhorar todos seus processos”.

A certificação também desenvolve o maior ativo de uma empresa, que são as pessoas, que, conhecendo melhor todos os processos, passam a ser mais eficientes.

A Fundação Vanzolini também oferece o curso de capacitação Gestão de Operações Portuárias, ministrado pelo professor Rui Botter e coordenado pelo professor Daniel Mota.

Desenvolvido a partir de cursos in company da Vale e outras instituições, o curso agora tem venda aberta a todos interessados. O conteúdo tratará dos aspectos fundamentais da gestão portuária, ministrando competências que visam reconhecer, analisar e desenvolver projetos e operações de terminais portuários.

Após a conclusão do curso, o profissional terá a habilidade de identificar e compreender um sistema portuário, entender e avaliar alternativas de soluções de estruturas portuárias e gerenciar fatores determinísticos para a operação de projetos nesse setor. O que pode inclusive contribuir com o processo de certificação de Sistemas de Gestão.

Saiba mais sobre o curso Gestão de Operações Portuárias, com início previsto para março de 2023, e conheça também as certificações das normas ISO emitidas pela Fundação Vanzolini.

 

Para receber o boletim Educação Vanzolini, mensalmente, com conteúdo sobre carreira e mercado INSCREVA-SE AQUI

Posts Relacionados