Fundação Vanzolini

O que são e como funcionam os grupos semi-autônomos?

19 de abril de 2023 | 4min de leitura
Compartilhe:

Você já pensou como seria trabalhar com mais autonomia?  Os grupos semi-autônomos podem mudar a forma como as pessoas trabalham juntas.

Imagine uma equipe trabalhando em um projeto complexo de engenharia. Cada profissional tem habilidades únicas e trabalha de forma independente, mas quando se reúnem como um grupo semi-autônomo (G.S.A.), conseguem superar desafios incríveis e criar soluções inovadoras.

Vamos aprofundar o assunto a seguir. Tenha uma boa leitura!

 

O que são grupos semi-autônomos?

Trata-se de um modelo de trabalho em equipe, no qual cada integrante possui autonomia para decidir o que, como e quando fazer, sem a necessidade de supervisão constante.

Os grupos semi-autônomos são um estilo de organização do trabalho em que as equipes são responsáveis por gerenciar e realizar suas próprias atividades, dentro de um conjunto de diretrizes estabelecidas pela organização.

A ideia é que equipes formadas por pessoas com habilidades e conhecimentos complementares trabalhem de forma autônoma na execução de tarefas específicas. Tudo isso dentro de um contexto organizacional, ou seja, algumas regras, metas e expectativas continuam vigentes.

 

Qual a origem dos grupos semi-autônomos?

Os grupos semi-autônomos surgiram como uma forma de reorganizar o trabalho nas empresas, buscando maior eficiência e flexibilidade.

Sua origem remonta aos anos 1950, quando empresas japonesas, como a Toyota, começaram a adotar o sistema de produção enxuta, conhecido como Lean Manufacturing.

Nesse sistema, a produção é organizada em células de trabalho autônomas, chamadas de kanban, compostas por um grupo de trabalhadores que produzem um produto completo, desde o início até o fim.

Os grupos semi-autônomos também foram adotados nos Estados Unidos, na década de 1970, como uma resposta aos desafios enfrentados pelas empresas, diante da concorrência global. O objetivo era criar uma forma mais flexível e eficiente de produção, que permitisse uma resposta rápida às mudanças do mercado.

Hoje em dia, os grupos semi-autônomos são amplamente utilizados em empresas de diversos setores, como manufatura, serviços e tecnologia, e é uma forma de aumentar a eficiência e a produtividade dos trabalhadores.

 

Quais os benefícios dos grupos semi-autônomos?

Os benefícios de se implantar esse modelo de trabalho em uma organização são muitos, porém, antes, é preciso adotar certas medidas para que funcione da melhor maneira possível, são elas:

  • Integrar áreas (e esforços em cada uma delas),;
  • Identificar as atividades;
  • Estabelecer objetivos e metas;
  • Selecionar os funcionários que poderão fazer uma versão teste nesse modelo;
  • Fornecer treinamento e suporte a esses funcionários e a outros que terão seus trabalhos impactados pelas mudanças;
  • Criar sistemas de comunicação entre os setores de uma organização para explicar as mudanças;
  • Monitorar o desempenho desses grupos e fornecer feedbacks constantes, de forma a aumentar sua eficiência, entre outras medidas.

Finalmente, separamos também alguns benefícios de se adotar esse modelo de trabalho (tanto para a organização, como para os funcionários):

  • Mais motivação e satisfação por parte dos funcionários: os integrantes de cada grupo se sentem mais envolvidos e valorizados profissionalmente, contando também com mais senso de responsabilidade e prioridade, pois seu trabalho e suas contribuições vão impactar diretamente nos resultados do grupo como um todo;
  • Tomadas de decisões mais rápidas: pois cada integrante usufrui de mais autonomia para decidir. Isso evita burocracias hierárquicas nos processos, além de poupar tempo;
  • Mais flexibilidade: grupos semi-autônomos têm mais capacidade de adaptação a mudanças, estando preparados para enfrentar novas circunstâncias e desafios;
  • Desenvolvimento de habilidades: esse modelo de trabalho demanda que cada profissional saiba se comunicar com os demais (habilidades interpessoais), desenvolvendo também o trabalho em equipe, a empatia, a liderança e a resolução de problemas.

Com tantas vantagens, diversas empresas grandes e importantes já adotaram e puseram em prática esse modelo em todo o Mundo, como Unilever, Nivea, O Boticário, Natura, Volvo, entre outras.

 

Você tem interesse em ampliar o seu repertório sobre esse tema? A Fundação Vanzolini tem o curso certo para você: Grupos Semi-Autônomos: alinhando autonomia, agilidade e produtividade nas organizações

Inscreva-se para receber o material gravado. Em caso de dúvidas, nosso time comercial ficará feliz em te atender.

 

ENTRE EM CONTATO

Invista em você, no seu conhecimento e no seu futuro!

Até a próxima.

Posts Relacionados