Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Conheça o Lean Manufacturing para uma produção enxuta

Com dois objetivos-chave, o Lean Manufacturing visa aumentar a percepção de valor da empresa por parte do cliente e investir o mínimo de recursos possíveis para que isso aconteça.

Essa filosofia de gestão propõe combinar técnicas de administração e maquinário, com a finalidade de produzir mais com menos recursos, conforme salientamos anteriormente aqui no blog, no artigo Método Lean Manufacturing: produzir mais com menos recursos.

 

O que é Lean Manufacturing?

Um método que consiste em usar os materiais apropriados, no lugar adequado, na quantidade correta, com foco na flexibilidade do processo. É importante também considerar a utilização de um sistema de gestão integrado para melhorar a supervisão de todo o processo produtivo e permitir que a produção seja escalonada com ainda mais facilidade.

Em sua origem, o Lean surgiu a partir do Sistema Toyota de Produção e se tornou vastamente conhecido a partir das obras de James P. Womack e Daniel T. Jones, nos anos de 1990.  Alguns termos se ramificaram a partir da filosofia, como o Lean Manufacturing, o Lean Office e o Lean Thinking.

Trata-se de uma metodologia que possibilita a identificação e eliminação de desperdícios dentro dos processos de linha de produção. Sua abordagem é executada por meio de um conjunto de ferramentas estratégicas.

Muitas empresas não sabem por onde começar na hora de implementar os primeiros passos da produção enxuta. Contudo, a metodologia aponta vários caminhos e possibilidades.

 

Ferramentas analíticas para uma produção enxuta

É importante dizer que a implementação das ferramentas do Lean Manufacturing é mais uma necessidade do que nunca. Com uma concorrência acirrada em toda a indústria, as metodologias propostas forçam todos os participantes a aumentarem seus níveis de eficiência.

 

Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV)

A ferramenta MFV ajuda a manufatura enxuta a desenvolver um processo eficiente, capaz de produzir apenas o necessário e no momento certo, com o menor lead time, alta qualidade e baixo custo. O mapeamento do fluxo de valor é uma ferramenta de planejamento, útil para que a equipe conheça detalhadamente seus processos de fabricação.

A partir dela, se estabelece uma linguagem comum entre os colaboradores iniciando, posteriormente, um processo de melhoria. A ferramenta indica e promove melhorias contínuas para atender a demanda futuras, diminuindo os desperdícios de recursos e tempo pelo método Kaizen.

 

Kaizen

A metodologia Kaizen visa a melhoria contínua. Trata-se de uma estratégia em que os funcionários trabalham juntos, de forma proativa para obter melhorias regulares do processo. Ela alia os talentos coletivos de uma empresa para criar um mecanismo para eliminar continuamente os resíduos de seus  processos de fabricação.

Por definição, o Kaizen inclui o envolvimento de todos os funcionários, da alta gerência aos trabalhadores da linha de montagem, e pode ser usado para melhorar todos os processos de uma cadeia de suprimentos, desde a compra até a logística.

 

Ferramentas Operacionais do método Lean Manufacturing

 

5S

O 5S é uma ferramenta baseada em cinco processos simples. Ela vai medir a qualidade da produção e focar na mobilização de toda a companhia de forma lógica. Criada pelos japoneses, o objetivo é eliminar o desperdício causado por más estações de trabalho e condições. Além disso, o intuito é fazer o monitoramento do que realmente precisa ser produzido, quando produzir e para quem produzir.

 

Poka Yoke

Uma ferramenta preventiva, que significa “à prova de erros”, em japonês, composta por dispositivos e procedimentos que possuem como missão inicial prevenir o surgimento de erros em um processo produtivo, por meio através da eliminação de suas causas geradoras.

O Poka Yoke é uma ferramenta de gestão de qualidade que já foi validada por empresas do mundo todo e de várias formas. Ela já é muito utilizada na produção industrial, mas por ter aplicação em processos, também pode ser utilizada por outros segmentos e departamentos.

 

Ferramentas de gestão de melhorias do método Lean

 

Grupo Kaizen

Podem ser definidos como um Programa de Melhoramento Contínuo, baseados no trabalho em equipe e na utilização das habilidades e conhecimentos do pessoal envolvido. Esses eventos são focados na solução de problemas por meio do trabalho em equipe, com número de 5 a 10 participantes.

Um ponto importante é que o trabalho deve ser implementado em uma semana, geralmente, numa média de 5 dias úteis. Deve-se focar em fomentar a criatividade antes de efetuar um investimento. Dessa forma, o evento Kaizen é essencial para uma aplicação bem-sucedida da metodologia Lean Manufacturing.

Para aprender mais sobre Lean Manufacturing e melhorar seus resultados profissionais, acesse o curso Lean Manufacturing: Ferramentas para produção enxuta da Fundação Vanzolini. Esperamos por você!

 

Eventos Kaizen

Podem ser definidos como um Programa de Melhoramento Contínuo, baseado no trabalho em equipe e na utilização das habilidades e conhecimentos do pessoal envolvido. Esse evento é focado na solução de problemas através do trabalho em equipe de 5 a 10 participantes.

Um ponto importante é que o trabalho deve ser implementado em uma semana, geralmente, numa média de 5 dias úteis. Deve-se focar em fomentar a criatividade antes de efetuar um investimento. Dessa forma, o evento Kaizen é essencial para uma aplicação bem-sucedida da metodologia Lean Manufacturing.

Para aprender mais sobre Lean Manufacturing e melhorar seus resultados profissionais, acesse o curso Lean Manufacturing: Ferramentas para produção enxuta da Fundação Vanzolini. Esperamos por você!

 

ENTRE EM CONTATO

 

Fontes:

Terzoni

Nortegubisian

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×