Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Gestão de projetos ágeis para e-commerce: qual a relevância?

Gestão de projetos ágeis para e-commerce: qual a relevância?

Uma gestão de projetos ágeis utiliza do método agile para obter maior flexibilidade, rapidez e qualidade. No e-commerce, não seria diferente!

O mercado moderno exige flexibilidade, agilidade e melhorias contínuas na qualidade. Assim, o método agile pode ajudar sua equipe a fornecer produtos mais rápidos e melhores.

As metodologias ágeis ajudam os desenvolvedores a responderem aos mercados e tecnologias em constante mudança. Elas foram criadas especialmente para sites, aplicativos e softwares de comércio eletrônico.

Parte essencial da gestão de projetos ágeis, decorre da alta demanda em atender à necessidade de colaboração e comunicação assertiva entre colaboradores e liderança.

O agile também existe para otimizar processos – tornando as empresas mais ágeis, eficientes, colaborativas, transparentes, inovadoras e rápidas.

Por causa disso, apesar de ter surgido entre desenvolvedores de softwares, essas técnicas podem ser aplicadas em diversas áreas, incluindo a comunicação interna, marketing e e-commerce.

 

O que é o método agile e a gestão de projetos ágeis?

A gestão de projetos ágeis foi criada como uma forma de simplificar a abordagem tradicional de desenvolvimento de softwares, que era muito complicada e sobrecarregada por demandas de documentação.

A partir disso, projetos ágeis passaram a ser gerenciados e divididos em várias fases. Dessa forma, um projeto complexo pode ser separado em partes menores, com entregas recorrentes.

Cada etapa tem sua entrega priorizada segundo o valor agregado ao negócio. Essa é uma forma de otimizar a execução do trabalho.

Ao longo de cada fase, os participantes do projeto mantêm uma comunicação constante e de melhoria contínua. A ideia é aperfeiçoar um bloco antes de passar para o próximo.

Os projetos exigem colaboração constante com as partes interessadas do projeto e membros da equipe. Isso ocorre porque os projetos exigem planejamento, execução e avaliação.

 

Valores e princípios do método agile

A gestão de projetos ágeis foi fundada com base na existência de quatro valores e doze princípios do Manifesto Ágil. Além de práticas de gestão, eles correspondem a uma filosofia de gerenciamento sustentável:

  • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas.
  • Software de trabalho acima de documentação abrangente.
  • Colaboração do cliente acima da negociação do contrato.
  • Responder à mudança em vez de seguir um plano.

Já os 12 princípios são:

  1. Satisfazer os clientes com a entrega antecipada e contínua.
  2. Prestar bom atendimento e aproveitar as mudanças para melhorar a vantagem competitiva do seu cliente, mesmo no final do desenvolvimento.
  3. Entregar softwares funcionais com frequência, variando de semanas a meses, com prazos mais curtos.
  4. Colaboração diária entre empreendedores e desenvolvedores ao longo do projeto.
  5. Construir projetos em torno de indivíduos motivados. Criar o ambiente e suporte que os desenvolvedores precisam e ter confiança na equipe para a realização do trabalho.
  6. Priorizar as conversas “cara a cara” como o método mais eficiente e eficaz de comunicar informações para e dentro das equipes de desenvolvimento.
  7. O progresso é medido pela quantidade de trabalho concluído.
  8. Manter um ritmo de desenvolvimento estável e sustentável indefinidamente.
  9. Aumentar a agilidade por meio do foco contínuo na excelência técnica e no bom design.
  10. Manter as coisas simples. A simplicidade – a arte de maximizar o trabalho inacabado – é essencial.
  11. Reconhecer que as melhores arquiteturas, requisitos e designs vêm de equipes auto-organizadas.
  12. Regularmente refletir e ajustar o comportamento para melhoria contínua.

Esses valores e princípios visam tornar a comunicação entre gestão e colaboradores mais colaborativa e assertiva, além de melhorar a velocidade com que os projetos são concluídos.

Com a rapidez em que as transformações ocorrem no mundo digital, uma gestão focada nesse método é essencial para o e-commerce. Veja mais a seguir.

 

Qual a importância desse método para um e-commerce?

Vender online permite que você alcance mais clientes. As pessoas optam por usar e investir no e-commerce para facilitar as compras, especialmente por meio de sites responsivos e aplicativos.

Novas empresas de comércio eletrônico podem aproveitar parte do rápido crescimento do mercado usando uma gestão de projetos ágeis.

Entre os benefícios de implementar um método agile para um e-commerce estão a velocidade mais alta da produção e entrega, com maior flexibilidade, transparência e menos riscos.

Além disso, é mais fácil obter feedback para observar o interesse do mercado, aumentando a eficiência e maior experimentação por meio de testes regulares e rigorosos.

Por fim, essa metodologia garante melhor qualidade do produto, que passa por verificações durante todo seu processo de desenvolvimento. O resultado é uma maior satisfação dos clientes.

 

Como implementar o agile no e-commerce?

Em um projeto de e-commerce, a metodologia agile examina todo o sistema da empresa. Isso inclui aspectos operacionais de desenvolvimento e desempenho, além do feedback.

Confira algumas dicas de como implementar o agile no e-commerce:

 

Agilidade na entrega

Adicionar fluidez à sua estrutura de negócios permite que os funcionários coordenem perfeitamente seus esforços. Isso leva a uma maior transparência para toda a organização.

Com a gestão mais ágil, os desenvolvedores dividem seu trabalho em seções menores. Assim, cada etapa pode ser avaliada, testada e aprimorada, produzindo resultados de alto valor.

Isso é alcançado por meio da criação de um Produto Mínimo Viável, que aproveita feedbacks do produto. Ele é eficaz para analisar e alterar rapidamente as prioridades e realizar melhorias.

Cada etapa é aprimorada antes de passar para a próxima. E o cliente pode acompanhar esse processo, evitando situações em que ele solicita alterações no produto final que comprometem várias etapas de trabalho.

 

Comunicação entre os colaboradores

A comunicação também precisa ser otimizada para que os resultados sejam entregues em menos tempo. Além de permitir aos funcionários aprender uns com os outros e melhorar seu trabalho.

Os colaboradores precisam gerenciar uma ampla gama de necessidades ao se comunicarem uns com os outros. Isso muitas vezes é desafiador e complexo. E, às vezes, encontrar informações em determinados departamentos é um desafio difícil.

Uma chave para uma comunicação eficaz é juntar esforços para unir habilidades e melhorar a produtividade. Para conseguir isso, as pessoas precisam trocar informações de forma eficiente usando ferramentas ágeis, como Scrum e Kanban.

 

Atendimento ágil e personalizado ao cliente

A metodologia agile valoriza mais as interações e as pessoas do que as ferramentas utilizadas no processo.

Sendo assim, métodos ágeis de comunicação facilitam a compreensão das necessidades de seus clientes e as especificidades de seus projetos. Os clientes se sentem valorizados quando percebem que suas opiniões são importantes.

 

Flexibilidade

Projetos de e-commerce, muitas vezes, precisam mudar seus objetivos e estratégias com frequência, devido à constante transformação digital. Isso porque atendem demandas em constante evolução.

Novas necessidades surgem à medida que os projetos evoluem, exigindo flexibilidade. Isso facilita para as equipes se ajustarem à medida que sua criação se desenvolve.

É imperativo que essas equipes se ajustem de forma rápida e flexível às novas tendências. É por isso que os métodos ágeis são necessários.

Muito interessante, não é? Como você viu neste artigo, o método agile prioriza a flexibilidade e a adaptabilidade à mudança em detrimento da estrita adesão a valores e princípios práticos.

Isso o torna popular devido à sua utilidade em mudar o ambiente para atender às necessidades dos clientes, usuários e negócios. E toda essa abordagem de gestão de projetos ágeis é muito útil para o e-commerce.

 

Este conteúdo foi útil para você? A Fundação Vanzolini oferece um amplo conjunto de cursos, com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório sobre o assunto. Conheça os cursos de Agile da Fundação Vanzolini.

ENTRE EM CONTATO

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×