Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

O desafio da Gestão de Pessoas em home office

O desafio da Gestão de Pessoas em home office

Muitos profissionais se encontram em regime de home office, seja temporário ou definitivo. A pandemia começou parte desse processo, que já dava sinais de tendência em vários países, e abriu portas para o modelo ser instaurado em diferentes organizações, impactando diretamente na Gestão de Pessoas e na rotina de muitos profissionais.

Líderes e equipes, com ajuda ou não das suas organizações, descobriram ou inventaram, na prática, formas de trabalhar e de entregar resultados.

Portanto, caso o trabalho on-line seja a opção definida, resta construir elementos de Gestão de Pessoas, entre outros, que suportem essa nova condição de trabalho.

Neste texto, falaremos um pouco dos desafios de gerir equipes em home office e como alinhar produtividade e bem-estar trabalhando em casa. Boa leitura!

Gestão de equipes em home office

O primeiro ponto que chama atenção no modelo home office é a falta de contato pessoal (presencial) entre os funcionários da empresa.

Isso é um grande desafio para a Gestão de Pessoas, pois essa distância pode criar uma sensação de solidão, o que também pode acarretar em desmotivação da equipe, comprometer o bem-estar, afetar a produção diária e comprometer atividades que precisam ser feitas em equipe.

Para lidar com o problema, gestores de equipe devem priorizar ao máximo uma boa comunicação entre os membros do time.

Reuniões presenciais se transformaram em videochamadas. Para manter o senso de inclusão entre o time, é aconselhável manter certa frequência em encontros, utilizar de artifícios tecnológicos, como manter a câmera ligada, fazer uso do chat e recorrer a ferramentas de gestão de atividades, dentre outros recursos disponíveis.

Além disso, reconhecer conquistas, progressos, comunicar com clareza expectativas e metas, estabelecer confiança com as tecnologias, ferramentas da empresa, compartilhar ideias, dificuldades, sugestões e observações são muito importantes para a Gestão de Pessoas de uma equipe em home office.

Esse “novo” modelo de trabalho também gerou benefícios, como um melhor equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.

Isso porque funcionários e gestores podem fazer suas atividades diárias do conforto de sua casa, podendo resolver tudo de um só lugar e sem precisar se deslocar para um escritório, muitas vezes com um trânsito exaustivo. Esse conforto pode trazer um bem-estar, sendo possível também aumentar a produtividade e a lealdade entre todos.

Por outro lado, é importante estar atento aos horários de trabalhos e pausas, como horário de almoço. Um bom gestor deve olhar para a saúde mental de sua equipe e proporcionar uma relação de confiança, com foco na produtividade e qualidade das entregas.

Ainda, o trabalho em home office pode modernizar toda a empresa, impulsionando-a no preparo para a transformação digital, trazendo também equilíbrio, constância e produtividade.

Para isso, a gestão deve considerar o lado humano do funcionário e equilibrar suas exigências com o bem-estar das pessoas.

Gostou do texto? Quer aprender mais sobre gestão de equipes em home office? A Fundação Vanzolini oferece um curso de 4 horas, EAD, gravado, para você assistir quando e onde quiser.

 

Até a próxima!

 

Cursos de Gestão de Pessoas e Soft Skills da Fundação Vanzolini

 

ENTRE EM CONTATO

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×