Fundação Vanzolini

Como um sistema de gerenciamento voltado para a melhoria dos processos impacta na sua empresa

30 de maio de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

A melhoria de processos, também conhecida como BPI (Business Process Improvement), é uma iniciativa que busca aprimoramento contínuo e incremental dos processos de um negócio.

No mercado globalizado, competitivo e com consumidores mais exigentes, as empresas precisam melhorar o desempenho, de forma a garantir incremento nos resultados e mais qualidade nas entregas finais. Para isso, garantir a eficiência e eficácia de cada etapa (ou processo) é fundamental.

A melhoria de processos, ou apenas BPI, é uma iniciativa que busca organizar processos, atendendo às expectativas da corporação e dos consumidores finais. É possível aplicar esta metodologia em um departamento ou em toda a empresa – os chamados processos de ponta a ponta. Essa segunda é a opção que mais agrega valor para o consumidor e para a estratégia empresarial como um todo, já que impacta toda a cadeia produtiva do negócio.

Para isso, é importante analisar o cenário atual e entender onde estão as oportunidades de melhoria, por meio de uma abordagem disciplinada. A ideia geral da abordagem disciplinada é identificar as melhores formas de aplicar recursos, eliminar etapas desnecessárias, agilizar as entregas e melhorar a qualidade do serviço realizado. Ou seja, fazer mais rápido, com mais volume e de uma forma melhor.

O mapeamento de processos e a aplicação de melhorias impacta positivamente na área financeira, por exemplo. Isso porque a empresa deixa de investir recursos em demandas desnecessárias, tarefas repetitivas e elimina erros cometidos através da otimização. Além disso, passa a usar de forma mais assertiva o orçamento e outros recursos disponíveis, garantindo melhor taxa de retorno, com redução de custos.

Quais são os benefícios da Gestão por Processos:

  1. Otimização de tempo: processos mal definidos podem gerar um enfileiramento de atividades. Esse gargalo gera falhas no produto final e torna o processo todo mais moroso. Assim, saber o que fazer para melhorar processos é uma forma de agilizar as atividades e otimizar o tempo das equipes, das máquinas e das tarefas.
  2. Incremento nos resultados: empresas que buscam por melhores resultados podem se surpreender com a aplicação do BPI. A execução de processos de forma mais ágil e com otimização de recursos se reflete nos números conquistados ao final de cada período de avaliação. A boa notícia é que o aumento da produtividade vem acompanhado de mais qualidade nas entregas, o que é bom para a empresa e para o cliente.

Agora, você pode estar se perguntando: Por que fazer o curso Gestão por Processos e Melhoria dos processos da Fundação Vanzolini e trabalhar na área?

Preparamos aqui algumas razões:

  1. Permite conhecer melhor seu negócio: a gestão de processos é baseada na cadeia de valor. Esse conceito, criado por Michael Porter, consiste na representação do conjunto de atividades desempenhadas por uma organização. Ou seja, quando você faz a gestão de processos, é capaz de conhecer todos os fluxos de atuação da sua organização. Isso, certamente, permite uma visão holística da empresa.
  2. Ajuda a ter processos claros e bem definidos: em uma empresa, várias atividades são desempenhadas ao mesmo tempo. Cada uma tem sua finalidade, e todas elas devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos da organização. A gestão de processos ajuda a identificar os fluxos e, dessa forma, possibilita corrigir falhas e otimizar os processos. Isso acontece ao se identificar (e aprimorar o tempo) que cada atividade leva, a maneira como elas são feitas, a origem e o resultado de cada uma.
  3. Possibilita a mensuração de resultados: como a gestão de processos considera a proposta de valor do negócio, fica fácil reconhecer os fluxos que contribuem para que ela seja atingida. A partir disso, é possível estabelecer indicadores assertivos para medir a performance dessas atividades e até mesmo interpretar melhor os números que já são gerados.

» Para mais informações, acesse nosso site.

»Para receber mensalmente o Boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Posts Relacionados