Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Agile Scrum Master: formação de líderes transformadores

Agile Scrum Master: formação de líderes transformadores

Com informações do Prof. Alexander Terra Antunes

Uma gestão que potencializa e incentiva é uma gestão alinhada com as novas demandas e perspectivas das relações corporativas. Trata-se de uma maneira de atuar que desperta e organiza, que une a teoria e a prática com dinamismo, profundidade e agilidade.

O curso Agile Scrum Master forma líderes com esse engajamento. Com o papel de serem disseminadores da cultura ágil e verdadeiros agentes de mudanças. As ações de um Scrum Master são voltadas para a valorização de pessoas e processos, e para o alcance mais rápido de resultados com valor agregado.

Além de ser um agente transformador, o profissional certificado com Scrum Master amplia suas possibilidades na carreira, pois trata-se de uma formação bastante requisitada no mercado atualmente.

Confira a seguir a entrevista com o coordenador do curso, Alexander Terra Antunes, esclareça suas dúvidas e conheça mais sobre a formação em Agile Scrum Master.

1. Diante das novas perspectivas dos modelos de negócios, da nova forma de se enxergar as relações corporativas e valorizar as habilidades humanas no ambiente de trabalho, qual o objetivo central da formação em Agile Scrum Master? O que o curso traz como bagagem fundamental para o desenvolvimento de um mindset ágil, focado em ações e resultados integradores, engajados e satisfatórios para profissionais e clientes?

O mundo passou muito tempo focado em comando e controle e em relações comerciais estáveis com poucas variações. As pessoas foram moldadas a obedecer e a ter pouca iniciativa, e os processos foram criados para vigiar e punir.

Mas isso não cabe mais nos dias atuais.

Até alguns anos atrás e, infelizmente, em muitas empresas ainda hoje, o erro sempre foi algo a ser escondido e justificado.

Em ambientes estáveis e previsíveis, isso pode ser algo que funcione, porém em um ambiente complicado e complexo (matriz cynefin) isso já não é mais possível. Neste segundo caso, o erro necessita ser incentivado, pois assim aprendemos mais rápido, testamos mais rápido e chegamos ao sucesso mais rápido.

O lead time para um produto ser lançado e o ciclo de vida de um produto eram de meses ou anos, hoje é tudo mais rápido. Com a informação duplicando no mundo a cada 83 dias, não podemos absorver tamanho dinamismo e complexidade com empresas engessadas, trabalhando em planejamentos intermináveis e com grandes incertezas.

O Scrum Master é um líder servidor, preparado para potencializar pessoas e organizações com propósitos, que tenham iniciativas, que se responsabilizem e tenham auto-organização.

Quando o profissional com scrum master não encontra essas características, ele tem a missão de criar esse ambiente motivador e impulsionador e, ao fazê-lo, automaticamente, são observados ganhos em escala para a organização.

Entender o framework Scrum é fácil, porém, na prática, aplicá-lo não se mostra algo tão simples. Por isso, a Formação do Scrum Master prepara profissionais para, justamente, organizar processos, liderar pessoas e participar de ambientes complexos.

O curso proporciona aprendizado de ferramentas de delegação e empoderamento das equipes e formas de como potencializar a todo momento o resultado para a organização, por meio de processos que gerem valor agregado.

Essa é a razão pela qual as organizações estão buscando verdadeiros Scrum Masters. Profissionais que conheçam a teoria e possam colocar tudo isso em prática.

 

2. Para quais profissionais a formação é indicada? Quais vantagens ela oferece para pessoas que estão em dúvida sobre a carreira?

O Scrum rompeu as barreiras da área de TI. Dessa forma, o curso serve para todos os líderes ou para aqueles que almejam ser líderes servidores, alicerçados no management 3.0 e em processos com foco em pessoas.

O curso é indicado para quem tem visão no valor agregado para a organização e que esteja disposto a mudar e fazer mudanças.

 

3. No caso de gestores que desejam aprimorar a forma de atuar e desejam ter uma visão mais inovadora, que integre pessoas e transformação digital, como o Agile Scrum Master pode ser determinante?

No entendimento dos processos e pilares na prática, ou seja, como a transparência nos processos, nas relações entre as pessoas, na adaptação diária que as organizações necessitam e inspeção, tudo isso permite que o processo ganhe cadência e escala.

 

4. Quais conhecimentos, ferramentas e habilidades a formação oferece? Como ela capacita de forma completa o profissional sob uma perspectiva Ágil e o deixa mais requisitado pelo mercado?

A formação possibilita uma mudança da cultura organizacional, além do entendimento do perfil do Scrum Master e seu papel dentro do processo, como o aprofundamento nas cerimônias, artefatos e papéis e no uso de ferramentas de autogestão.

 

5. Quais mudanças práticas e conceituais um profissional com a formação em Agile Scrum Master pode realizar junto a seu time e corporação?

Entre as principais mudanças, podemos citar a forma de trabalhar, a melhor delegação de tarefas e a própria transformação dos ambientes de trabalho em ambientes motivadores.

 

6. Como a formação em Agile Scrum Master prepara o aluno para a certificação EXIN?

A formação prepara o aluno por meio de estudos aprofundados sobre o framework Scrum e cases práticos. Dessa maneira, o curso leva o aluno a uma reflexão sobre o que pode ser e como deve ser aplicado no dia a dia. Além de possibilitar uma visão mais clara das dificuldades que enfrentará.

Somando a isso, todos os cursos são munidos de simulados com mais de 150 perguntas para formarmos, realmente, verdadeiros Scrum Masters.

 

7. Qual a importância deste certificado para a carreira?

Hoje, para quem deseja exercer uma função dentro de times de projetos, a certificação é a chave que abre as portas para este mundo.

O mercado valoriza muito o conhecimento adquirido e a própria formação, pois trata-se de uma formação internacional, certificada por um dos principais órgãos mundiais.

 

8. Qual a duração da formação e quais profissionais fazem parte do corpo docente?

A formação tem carga horária de 16 horas, abastecidas de muitas aplicações práticas que transcendem a sala de aula ou a tela do computador.

Além disso, os alunos terão acesso aos materiais que lhe servirão para mais de 40 horas de estudos.

Os professores que fazem parte do corpo docente são profissionais consultores com experiência e resultados comprovados em empresas reconhecidas no mercado.

 

9. Quais a vantagens de se realizar a formação em Agile Scrum Master no modelo EAD, com aulas ao vivo?

O curso proporciona a comodidade de assistir aos conteúdos de casa, do trabalho ou de onde for mais conveniente.

As aulas contam com a expertise de nossos consultores / professores e são compostas de exercícios práticos e cases, que realmente levarão o aluno ao mundo de projetos ágeis e ao conhecimento necessário para lidar com os diversos desafios do dia a dia.

 

10. A Fundação Vanzolini, responsável pela formação, é parceira da certificadora internacional EXIN. Dessa forma, os alunos podem fazer o exame para certificação também online. Quais os benefícios dessa possibilidade?

Entre os benefícios, podemos destacar o fato do aluno fazer no seu tempo, com o maior conforto possível e sem a necessidade de deslocamentos.

 

Entrevista concedida por Alexander Terra Antunes – coordenador dos cursos Ágeis da Fundação Vanzolini e do Sebrae-SP, com Certificado em Product Owner, Scrum Master e Scrum Foundation. É consultor, com experiência como Diretor de empresas como IBN e Pense Gestão, formado em Administração, com MBA em Gestão de Projetos e Mestrado em Marketing.

 

Quer saber mais sobre Métodos ágeis?

Clique aqui para saber: Scrum Master, Product Owner e Agile Coach: como se preparar para carreiras das metodologias ágeis?

Conheça o nosso conteúdo gratuito, em vídeo, sobre Métodos Ágeis:

Webinar | Como construir uma carreira como Agilista

Webinar | Métricas Ágeis: Como Medir Resultados em um Ambiente Ágil

Webinar | Kanban como otimizar a gestão utilizando esse método

Conheça os diferentes cursos oferecidos pela Fundação Vanzolini na área de Métodos Ágeis:

Agile Coach
Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN
Agile Scrum Master – Formação para um verdadeiro Scrum Master
Como potencializar a agilidade organizacional com OKRs
Gestão Ágil
Introdução ao Agile Scrum – Product Owner
Introdução ao Agile Scrum Master
Kanban
Liderança Ágil e Management 3.0
Métricas Ágeis
Trilha Agile (com Gestão Ágil)
Trilha Agile (com Scrum Foundation)

» Para saber mais sobre os cursos e tirar dúvidas, acesse o site da Fundação Vanzolini.

» Para receber mensalmente o boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×