Fundação Vanzolini

A inovação tecnológica como benefício para os negócios

18 de abril de 2022 | 5min de leitura
Compartilhe:

À medida que a utilização de dados ganha espaço para a tomada de decisões no ambiente corporativo, o desenvolvimento de inovações tecnológicas se torna uma necessidade para garantir que as empresas obtenham vantagem competitiva.

A tecnologia desempenha um papel importante na condução de negócios, possibilitando o acesso rápido à informação e, consequentemente, transformando a forma como consumimos. E, hoje em dia, conceitos como big data e analytics são frequentemente abordados em organizações, como maneiras de tornar os processos internos mais ágeis e flexíveis.

Esses instrumentos têm gerado uma transformação significativa nas organizações, já que alteram radicalmente a forma como elas atuam e se relacionam com clientes, fornecedores e outros participantes. Nesse sentido, a indústria 4.0 é uma das principais responsáveis para tamanha mudança.

A quarta revolução Industrial se refere ao novo estágio alcançado por tecnologias transformadoras que, a cada dia, transformam a indústria com sistemas físicos e cibernéticos em rede.  Neste momento, computadores se misturam aos mundos físico, digital e biológico para criar máquinas inteligentes, dispositivos interconectados e ferramentas de inteligência artificial. De cadeias de suprimentos interconectadas a robôs inteligentes, esta revolução exige que todos repensem seus negócios, afetando diferentes economias e setores.

Mesmo que a utilização de tecnologias inovadoras seja diferente em cada indústria, os benefícios alcançados se enquadram em grupos semelhantes. Exemplo disso é o aumento de produtividade.

Com o avanço tecnológico, empresas não apenas são capazes de fabricar produtos com mais eficiência, mas também de manter sistemas funcionando constantemente, graças a sensores que fornecem manutenção preditiva, capazes de enviar alertas de falha e outros problemas.

Ao coletar e processar informações de big data, máquinas podem identificar oportunidades de melhoria das operações e solucionar problemas de forma mais rápida que humanos. A realidade da análise e a comunicação em tempo real das operações permitem a otimização do sistema como um todo.

Além disso, as tecnologias disponibilizadas pela indústria 4.0 tornam os processos mais ágeis e onipresentes, criando oportunidades para a customização a custos mais baixos. O controle de qualidade em tempo real reduz o retrabalho e o desperdício e, graças ao advento de impressoras 3D, os custos de engenharia e criação de protótipos são baixos, incentivando a rapidez da inovação.

Outro fator importante a ser considerado é o aumento de receita e lucratividade. A necessidade constante dos consumidores em obterem resultados “a qualquer hora e em qualquer lugar” só pode ser alcançada com a utilização de máquinas inteligentes, que ofereçam o que é desejado em tempo hábil. Para isso, o fluxo de informações adequado e o compartilhamento de grandes volumes de dados melhoram essa comunicação e garante que mais clientes façam a aquisição de um produto ou serviço.

A Indústria 4.0 tem mudado o paradigma industrial pelo qual as empresas operam e, portanto, tem modificado a forma como o valor é criado para os clientes. Nesta nova realidade, é fundamental que profissionais de diferentes áreas entendam a complexidade deste tema e as suas implicações diretas no ambiente organizacional.

Conheça o nosso conteúdo gratuito, em vídeo:

Webinar | Big Data nas Organizações

Webinar | Conceitos & Práticas da Transformação Digital – Sua Aplicação em Organizações Brasileiras

Webinar | Masterclass: Inteligência artificial e suas aplicações em Gestão de Operações

Webinar | O Potencial da Inteligência Artificial na Indústria 4.0

Webinar | Acelerando a Transformação Digital nos ambientes Covid e pós

Conheça alguns dos diferentes cursos oferecidos pela Fundação Vanzolini na área:

Nossos cursos oferecem uma visão profunda sobre como os processos inteligentes e instrumentos da Indústria 4.0 podem ser utilizados na construção de negócios do futuro. Se você tem experiência em operações, recursos humanos ou gestão, atualize suas habilidades e conhecimentos sobre inovação tecnológica para contribuir ainda mais em seu ambiente de trabalho.

Posts Relacionados